raffael saloes

14 Flips | 1 Magazine | 1 Following | @rsaloes | Keep up with raffael saloes on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “raffael saloes”

3 dicas para professores usarem a Wikipédia em sala de aula

O uso da Wikipédia por parte dos estudantes não pode mais ser ignorado. Cada vez mais jovens estão recorrendo ao recurso durante seu <b>processo de</b> …

Juegos de geografía

1 comentario<p>Toporopa Europa Organización<p>Propuesta lúdico-didáctica en la que podremos practicar nuestras competencias sobre la geografía física y …

Google Timelapse: veja as enormes mudanças na superfície da Terra ao longo de 28 anos

Você consegue ver o mundo inteiro usando o Google Earth. Mas para ver as mudanças na superfície do planeta ao longo dos anos, é preciso voltar ao …

Como se calcula a sensação térmica?

<b>Relatividade do termômetro</b><br>Veja a influência do vento e da umidade do ar<i>PRO GELADO</i><br>Um grande culpado por você bater queixo enquanto o termômetro da …

Os cientistas familiarizados com a obra do historiador inglês marxista Eric Hobsbawm, falecido no ano passado, bem que poderiam tomar emprestado o título de seu livro dedicado às transformações político-econômicas do século XX e empregá-lo para descrever o cenário climático previsto para o Brasil das próximas décadas. Se o assunto são as mudanças climáticas, a era dos extremos (nome do livro de Hobsbawm) apenas se iniciou e, segundo os pesquisadores, veio para ficar por um bom tempo. Em razão do aumento progressivo da concentração de gases de efeito estufa – em maio passado, os níveis de dióxido de carbono (C02)…

Imagem: Frans Lanting, Mint Images / Science Photo LibraryOs cientistas familiarizados com a obra do historiador inglês marxista Eric Hobsbawm, …

Em 1985, depois de examinar com atenção a intensa urbanização da Amazônia, que nas últimas décadas do século XX acusou as maiores taxas no Brasil, a geógrafa política Bertha Koiffmann Becker lançou a expressão “floresta urbanizada” para definir a região, valorizada até então apenas pelas matas. Bertha Becker, que morreu em 13 de julho, aos 83 anos, preferia usar a expressão Arco do Povoamento Consolidado em vez da mais comum, Arco do Desmatamento, para designar as áreas de ocupação humana nas bordas da floresta, pela simples razão de que essa área está ocupada por muitas cidades grandes, estradas e vastas…

Imagem: berthabecker.blogspot.comBertha Becker: 30 anos de reflexões casadas com trabalho de campoImagem: berthabecker.blogspot.com<p>Em 1985, depois de …

Esta estalagmite de 2,5 metros foi coletada na caverna do Diabo, interior de São Paulo, em 2008, e tem cerca de 600 mil anos. É a mais antiga do gênero encontrada na América Latina e um dos melhores registros climáticos já datados na região. Estalagmites são formadas pela precipitação de carbonato de cálcio misturado à água que goteja do teto de grutas e cavernas. A composição química do carbonato das estalagmites fornece informações climáticas de qualidade comparável à dos testemunhos de gelo da Groenlândia e Antártida e aos achados de sedimento oceânico. Esta peça é estudada por Christian Millo sob…

Esta estalagmite de 2,5 metros foi coletada na caverna do Diabo, interior de São Paulo, em 2008, e tem cerca de 600 mil anos. É a mais antiga do …

Um novo tipo de material para aplicação em janelas e fachadas de edifícios, feito com nanocristais ajustáveis eletricamente, permite selecionar com um simples apertar de botão a passagem da luz e do calor do sol de forma independente. Em dias quentes, por exemplo, o usuário poderá selecionar apenas a iluminação da luz visível sem o calor, já que uma pequena voltagem se encarrega de bloquear a parte da radiação do espectro infravermelho. A tecnologia, desenvolvida por pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, dos Estados Unidos, foi capa da edição da Nature de 15 de agosto. Os vidros da janela podem ficar totalmente transparentes ou…

Um novo tipo de material para aplicação em janelas e fachadas de edifícios, feito com nanocristais ajustáveis eletricamente, permite selecionar com …

O ensino de história vai se tornar mais abrangente e interativo quando começarem a adentrar nas salas de aula ferramentas computacionais como o Roma 360, um aplicativo que traz o mapa em tecnologia 3 D da cidade italiana no ano de 360 d.C. Desenvolvido pelo Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (Larp) do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP), o software mostra com informações na tela as ruas, os templos e os monumentos como o Coliseu, o Circo Máximo, um lugar de corrida de bigas, a Basílica de Constantino e os templos de Vênus e…

Mapa em 3D da cidade de Roma no ano de 360 d.C.: ruas e monumentosImagem: Larp-MAE / USP<p>O ensino de história vai se tornar mais abrangente e …

Se pré-sal vingar, Brasil deve se tornar grande exportador, diz AIE

O Brasil se transformará nos próximos anos num dos maiores exportadores de petróleo e um dos principais produtores de energia do mundo, afirmou a …

Profissionais da saúde são mal distribuídos no Brasil, afirma OMS

O Brasil possui profissionais de saúde em número suficiente para atender às demandas de sua população. O problema é que eles estão mal distribuídos. …

O que a nova classe média pensa sobre sustentabilidade

Uma pesquisa tenta entender como o grupo que vivenciou um forte aumento de renda nos últimos anos no Brasil entende as questões ambientais<p>Na última …

Sete dicas infalíveis para ler mais rápido

E sete motivos para não segui-las<p>Com tantos livros para ler e tão pouco tempo para eles, é natural que cedo ou tarde entremos em pânico. Todo leitor …