Renan Santos

@renansantos3653 | Keep up with Renan Santos on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Renan Santos”

O que é um PAPER? Saiba exatamente o que é um ARTIGO CIENTÍFICO –...

Logo no início da graduação, os estudantes de Química se deparam com a vasta literatura científica. Já nas primeiras disciplinas recebem, de seus …

ARTE com ELEMENTOS: as SETE TABELAS mais LINDAS da internet –...

Há milhares de modelos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos na internet. Fizemos uma seleção com as 7 melhores.<p>Todas as imagens são disponíveis …

MARAVILHOSO: IMAGENS REAIS de MOLÉCULAS – Canal Fala Química

Agora a <b>estrutura molecular</b> saiu do papel: a microscopia permite <b>enxergar moléculas e ligações moleculares</b>, tal como nos livros. <br>Veja um dos artigos …

Exercite sua nostalgia com estes hits do passado

O The Nostalgia Machine é uma ferramenta online para quem adora curtir uma nostalgia musical. Basta selecionar um ano, apertar "Hit Me" e o site gera …

OMS alerta: a era pós-antibiótico está próxima

Um relatório divulgado nesta quartafeira, 30, pela Organização Mundial de Saúde alerta: estamos nos aproximando de uma era perigosa para a …

Renovação de neurônios apaga memórias da infância

Pesquisas recentes associam o nascimento de novos neurônios (neurogênese) com a perda da memória da primeira infância. A "amnésia infantil" ocorre em …

Uma vez no organismo, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) inicia a eliminação das células de defesa, em especial dos macrófagos, que deveriam combatê-lo. É uma matança indireta, com efeito disseminado. O grupo liderado por Warner Greene, da Universidade da Califórnia em São Francisco, Estados Unidos, descreve agora, em dois artigos, as vias bioquímicas de morte celular acionadas pelo HIV (19 de dezembro, Science e Nature). A equipe de Greene demonstrou que, depois de penetrar nas células, o HIV aciona uma sequência de reações químicas que levam a célula à morte por piroptose. Assim como a apoptose, que ocorre com…

Gatilho molecular: cópias do HIV (em rosa), que acionam a morte por piroptose<p>Uma vez no organismo, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) inicia a …

Um levantamento conduzido em 149 municípios brasileiros indica que o país está entre os maiores consumidores de cocaína no mundo, tanto na sua forma intranasal (aspirado) como na mistura de crack – a cocaína solidificada em cristais –, composta de pasta de cocaína, bicarbonato de sódio e água (inalado). No estudo, pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da University of Texas School of Public Health, nos Estados Unidos, entrevistaram 4.607 indivíduos com 14 anos ou mais, entre os quais 1.157 adolescentes. Do total, 3,9% relataram já ter consumido cocaína ao menos uma vez…

Aproximadamente 2 milhões de brasileiros teriam usado <i>crack</i> pelo menos uma vez na vida, segundo levantamento<p>Um levantamento conduzido em 149 …

Os cérebros de quatro senhoras com idades entre 80 e 82 anos que morreram recentemente em São Paulo contam um pouco mais sobre a complexidade do mal de Alzheimer. Amostras desses cérebros, doados ao banco de encéfalos da Universidade de São Paulo (USP), foram analisadas ao microscópio e revelaram o amontoado de placas e emaranhados de proteínas que são a marca típica dos estágios avançados do Alzheimer. Era de esperar, portanto, que essas mulheres tivessem sofrido na última década de vida sérios problemas de perda de memória e de cognição, como dificuldade de se expressar e de perceber o espaço…

Os cérebros de quatro senhoras com idades entre 80 e 82 anos que morreram recentemente em São Paulo contam um pouco mais sobre a complexidade do mal …

Searching for Xmas Presents?

<b><br>The countdown to Christmas has started ...</b><p>Still looking for that perfect Christmas present for the Chemist in your life?<br>• Out of ideas for what to get …

Chemistry