Jorge Modesto

441 Flips | 4 Magazines | 12 Likes | 3 Following | 5 Followers | @modesto_jorge | Keep up with Jorge Modesto on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Jorge Modesto”

Movimento Hippie

Fontes

Movimento Hippie

Os hippies fizeram um movimento de liberdade que se espalhou por todo o mundo, conquistando seguidores jovens que não agüentavam mais suas vidas “quadradas”, mudaram o sistema, e assim nos permitiram hoje termos liberdade, o direito de ir e vir, de ser contra o que nos é proposto, e ser diferente .O movimento revolucionou o jeito do jovem pensar, e o jeito do mundo aceitar, foi um fenômeno que tem conseqüências atuais e continuará influenciando o mundo por muitas décadas.

Os hippies deixaram marcado em nós a não-discriminação da minoria, o ambientalismo e o misticismo presente na nossa cultura, a moda hippie também nos influencia com head-bands, blusas psicodélicas, o símbolo da paz presente em varias camisetas e jóias, a vontade de mudar o mundo continua em nós, e queremos muito a paz, há pessoas que protestam contra diversas guerras que acontecem no mundo, mas a diferença é que na época do movimento hippie, as guerras eram de intensidade mundial, assim as rebeliões eram de escala mundial e assim foi possível mudar a cultura. Hoje nós, jovens, temos liberdade sexual, liberdade em si, de fazermos o que queremos pensar do jeito que bem entendemos, também houve a influencia ruim das drogas, que são um grande problema da sociedade de hoje e que foram apresentadas ao mundo pelos hippies. Também houve a liberação da mulher e o controle da natalidade, com a invenção da pílula anti-consepcinal.

Até hoje existem comunidades hippies, no Brasil existem em Tindade,RJ;São Tomé das Letras, MG;Pirenopolis,GOIAS;Trancoso e Arembépe,BAHIA; e no cenário muiscal brasileiro se destacam Raul Seixas e a banda Mutantes.

Ainda existem comunidades Hippies por todo o mundo, mas não se mostram para imprenssa, são reservados, mas continuam vivendo com a natureza do modo …

Nomes da música que fizeram o festival: Santana, Creedence Cleawater Revival, Jefferson Airplane, The Who, Joe Cocker, Jimi Hendrix, Sha-Na-Na, Paul Butterfield Blues Band, Crosby, Stills, Nash & Young, Blood Sweat And Tears, Johnny Winter, The Band, Ten Years After, Leslie West/Mountain, Country Joe & The Fish, Sly & The Family Stone, Grateful Dead, Canned Heat, Incredible String Band, Keef Hartley Band, John B. Sebastian, Country Joe McDonald, Quill, Joan Baez, Arlo Guthrie, Melanie, Ravi Shankar, Tim Hardin, Bert Sommer, Sweetwater, Richie Havens.

Assim, a “música do hippie” está muito mais ligada ao pensamento, a mensagem que a música passa, do que ao estilo.

Movimento Hippie

No festival as drogas eram legais e o amor era livre, o que tornou Woodstock inesquecível, foi a quantidade de pessoas, e o festival ser filmado por Michael Wadleigh que fez o documentário “Woodstock” que imortalizou o festival.

No festival houve sérios problemas de água comida, higiene, sem dizer da lama, chuva, filas, engarrafamento monstros e as enormes distancias, põem …

Em meio a toda a revolução musical, houve a idéia de um festival, o famoso festival de Woodstock, que reuniu durante os dias 15,16 e 17 de agosto de 1969 em uma fazenda em Bethel, no estado de Nova Iorque , quase todos os artista pop do momento, e obteve uma platéia jamais vista antes de 500 mil jovens, e tal festival difundiu a cultura HIPPIE por todo o mundo, e impressionou a todos, pois em meio a confusão de pessoas dormindo em barracas, em meio a lama, foi um evento muito pacifico. O festival surgiu pois dois jovens chamados John Roberts e Joel Rosenman queriam fazer algo extraordinário, e assim usaram seu capital ilimitado para realizar a idéia de Michael Lang e Artie Kornfeld(HIPPIE) , criar o maior festival jamais visto antes.

A canção “Blowin in the Wind”, foi considerada um hino para o movimento HIPPIE, pois a letra realmente expressava o que o movimento defendia, dizia que a injustiça era vista por todos, e que um dia todos se conscientizariam que era necessária uma mudança, ou seja, havia muitas injustiças, mas logo todos compreenderiam.

Sim e quantas vezes um homem deve olhar pra cima Antes de conseguir ver o céu? Sim e quantos ouvidos um homem deve ter Pra poder conseguir ouvir as pessoas chorarem? Sim e quantas mortes serão necessárias até ele saber Que pessoas demais morreram? A resposta, meu amigo, está voando no vento A resposta está voando no vento

Yes, and how many times must a man look up, Before he can see the sky? Yes, and how many ears must one man have, Before he can hear people cry? Yes, and how many deaths will it take till he knows That too many people have died? The answer, my friend, is blowin’ in the wind The answer is blowin’ in the wind

A musica foi muito influente no movimento, primieramente nos anos 50, havia o rock que levava os jovens a loucura com artistas como Elvis Presley, já nos anos 60, nasceu o folk, uma mistura de rock e country que juntamente a Bob Dylan e Joan Baez foram os porta vozes do movimento.

Movimento Hippie

Outro famoso símbolo hippie são os dois dedos formando um V, esse símbolo simboliza paz e amor, e já foi utilizado também como símbolo da vitoria.

Movimento Hippie

O famoso símbolo da paz foi inicialmente usado como símbolo do Desarmamento Nuclear, e foi adotado pelos hippies como o símbolo da paz durante os anos 60.

Movimento Hippie

Símbolos/expressões

Movimento Hippie

Os participantes do movimento seguiam aspectos de religiões budistas, hinduísmo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas. Usavam roupas largas, calças jeans, pantolanas, e substituíam as camisa e camisetas, por batas de estilo indianas, como um protesto, ou seja usavam batas com estilo de um lugar tão longe deste onde se encontravam que estava massivo, corrompido por guerras e pela sociedade consumista.Suas roupas traziam muitas cores diferentes, no estilo estética da flor, e estava associado ao estilo psicodélico, tinham estampas de paz e amor, assim como a flor e estampas orientais.Os cabelos da mulheres era sempre repartido meio e logo, os homens usavam barba e cabelos longos, utilizavam acessórios com aparência artesanal.

Movimento Hippie

Os HIPPIES eram jovens ricos e escolarizados, que defendia o modo natural de se viver, trabalhavam na venda de artesanatos, e não eram sujos, como muitos pensam, tomavam seus banhos todos os dias, porem não usavam nem desodorante, nem perfume,não se depilavam, nem utilizavam nada que demostrasse luxo, comiam comidas naturais, nada industralizado, porém como pensam também não eram todos vegetarianos.Era muito comum o uso de drogas entre os hippies como por exemplo em ritos religiosos que eram chamados de viagens coletivas, nesse rituais eram usadas drogas como LSD e Mescalina(o psicodélico, desenhos caleidoscópicos e letras deformadas de cartazes hippies vinham do uso do LSD, pois era o que viam, sentiam na “viajem que se fazia”), a maconha também era utilizada com freqüência.Havia liberdade sexual, ou seja ninguém é de ninguém , as crianças que nasciam eram filhos da comunidade, não eram matriculadas na escola,pois os hippies acreditavam que as crianças tem que descobrir o mundo por si mesmas.

O movimento HIPPIE defendia a idéia de que a sociedade capitalista e a industrial deviam ter um fim, a sociedade de consumo deveria acabar …

Movimento Hippie

No inicio dos anos 60, os jovens já tinham uma certa liberdade critica, a educação havia mudado, era uma educação liberal, que estimulava suas capacidades de se expressarem. Queriam mudar a sociedade, queriam um mundo baseado na paz e no amor, (nessa época ocorria a Guerra do Vietnã que fez com que muitos jovens americanos deixassem suas casas e fossem para a batalha, muitos morriam, ou ficavam debilitados,) os jovens não queriam mais atos ruins acontecendo no mundo.Os Hipsters evoluíram para HIPPIES em 1966(Califórnia), e espalharam o movimento pelos campus universitários, a universidade Berkly passou a ser o centro do movimento.Houveram vários protestos, porem em Março de 1965, houve a primera ação com objetivo de mostrar a imoralidade da guerra do Vietnã, tal movimento também criticava as injustiças sociais, o racismo, a pobreza e os direitos da mulher, a partir daí houveram varias outars rebeliões contra a guerra vietnamita e tinham como principal frase “make love not war”

Movimento Hippie

Desde os anos 50 é observado um comportamento rebelde dos jovens, nessa época com o fim da segunda guera mundial, os jovens começaram a se sentir insatisfeitos, mas ainda seguiam seus respectivos paéis na socioedade, porem em São Francisco, EUA, os jovens se rebelram contra o jeito que viviam suas vidas, queriam liberdade, emoções diferentes, sensações novas, começaram a se drogar e beber álcool, e saim pelos EUA em busca de novas aventuras, foi chamada de geração beat, ou os beatkins, vestidoscom roupas informais (shabby), os homens de barba, usando óculos escuros a qualquer hora do dia. Usavam frequentemente a expressão “I’m hip”. seu modo de se expressar era “hip”, e avia quem lhe chamasse “Hipsters”