Manuela Mendonça de Alvarenga

40 Flips | 2 Magazines | 2 Following | @manuma0404 | Keep up with Manuela Mendonça de Alvarenga on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Manuela Mendonça de Alvarenga”

Os desenhos que os icebergs deixam no fundo do mar e contam a história do clima

A imagem acima parece um desenho com giz de cera feito por uma criança.<p>Mas, na verdade, trata-se de uma foto das imensas "cicatrizes" deixadas no leito marinho pelo movimento de um imenso bloco de gelo.<p>Os traços registram a trajetória de um iceberg à medida que ele foi movido por ventos, correntes …

EXAME

São Paulo – Há um continente de 4,9 milhões de quilômetros quadrados submerso ao lado da <b>Austrália</b> que nunca foi mencionado nos livros de geografia. O …

EXAME

São Paulo – Em um mundo no qual o transporte é cada vez mais absorvido pela tecnologia (oi, <b>Uber</b>), a resposta de uma das principais montadoras do …

Study: Typhoons that slam Asia getting much stronger

WASHINGTON (AP) — Typhoons that slam into land in the northwestern Pacific — especially the biggest tropical cyclones of the bunch — have gotten …

Climate Change

Tim Vickery: Por que questão da moradia está cada vez mais explosiva no Rio

Sei que parece que já se passou uma eternidade, mas vou iniciar esta humilde coluna lembrando os problemas na Villa Olímpica nos dias anteriores aos Jogos: vazamentos, goteiras, fios desencapados e tal. Houve um esforço para solucioná-los, o mundo continuou girando e todos atribuíram o episódio ao …

A guerra secreta pela bauxita

<b></b>No meio da Amazônia, encravado no tapete verde-escuro da floresta que recobre o município de Oriximiná, no Pará, existe um aglomerado urbano como …

Transforming Haiti With An Endless Local Resource

Changing Planet<p>Everyone poops. But not many people really think about what happens to it. We flush the toilet and it is out of sight and out of mind. Sasha Kramer, on the other hand, has poop on her mind all the time. She is a sanitation revolutionary helping to transform human waste into fertile …

Sustainability

Secret Japanese Military Maps Could Open a New Window on Asia's Past

The recovered maps provided valuable intelligence for the United States after World War II.<p>These maps were captured in the waning days of World War II as the U.S. Army took control of Japan. American soldiers confiscated thousands of secret Japanese military maps and the plates used to print them, …

As falhas e inconsistências do Cadastro Ambiental Rural

Exaltado como uma das principais ferramentas para que o Brasil cumpra suas metas do Acordo de Paris sobre o clima, firmado no último mês de abril, o …

Austrália terá de corrigir seus mapas; país está mais ao norte

A Austrália terá que corrigir sua latitude e longitude para estar de acordo com os dados dos sistemas de navegação por satélite, segundo um organismo …

Os registros estatísticos produzidos no Brasil até a década de 1930 eram irregulares e imprecisos. Apesar do esforço em se obter informações constantes e padronizadas e de se conhecer melhor o país do ponto de vista geográfico e cartográfico, o Brasil passou pelas primeiras décadas do século XX sem dispor de um acervo sistematizado de informações que dessem a real dimensão do território e de seu potencial agrícola, produtivo e comercial. Foi com o objetivo de modernizar e, acima de tudo, centralizar os instrumentos de estudo e levantamento estatísticos sobre aspectos diversos da vida nacional que foi criado em 29…

Cartaz de divulgação dos censos, que contam os habitantes do país a cada 10 anos<p>Os registros estatísticos produzidos no Brasil até a década de 1930 …

Fotos raras mostram como é o interior da fábrica onde o seu iPhone é feito

Uma artista passou um dia com os empregados da Foxconn.<p><i>A fotógrafa Mari Bastashevski visitou recentemente a Foxconn, uma enorme fabricante terceirizada de componentes eletrônicos em Shenzhen, China, cujos clientes incluem a Apple, Amazon, Microsoft, Sony e Nintendo. A empresa — que vem durante anos</i> …

O Porto Maravilha é negro

O Porto Maravilha esconde saberes fundamentais à costura do passado do Rio de Janeiro. Para juntar os pedaços de tecido naquela área, é necessário, …

A paixão de Yara Schaeffer Novelli pelos manguezais está longe de ser romantismo diante de uma paisagem bucólica ou de animais peculiares. Sua visão abrange a paisagem, a flora, a fauna, o mar, a terra, as pessoas, a economia, a legislação. Para ela, o ecossistema na fronteira entre o continente e o oceano, que funciona como berçário para uma infinidade de organismos marinhos, só pode ser enxergado e trabalhado com uma visão múltipla. Foi isso que ensinou aos estudantes no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), onde montou o laboratório batizado como Bioecologia de Manguezais (Bioma), que geriu…

A paixão de Yara Schaeffer Novelli pelos manguezais está longe de ser romantismo diante de uma paisagem bucólica ou de animais peculiares. Sua visão …

Qual a origem dos nomes dos países da América Latina?

Alguns nomes de países da América Latina surgiram graças aos povos que já viviam originalmente no local. Outros foram rebatizados depois da chegada dos colonizadores da Espanha ou de Portugal.<p>Outros ainda são homenagens aos que lutaram pela independência.<p>Quatro faces do estado de calamidade pública …

Como satélites estão revelando segredos da civilização maia

Alguns dos mais esplêndidos murais da civilização maia de que se tem notícia datam do ano 100 a.C. e foram descobertos em meio à mata fechada da floresta de San Bartolo, na Guatemala, em 2001.<p>Desde o início, ficou claro para arqueólogos que o local tinha mais tesouros guardados, mas a selva era …

Europa lança novos satélites para concorrer com sistema GPS

O sistema de posicionamento europeu Galileu, concorrente do americano GPS, ficou mais próximo de se tonar operacional nesta terça-feira, com o …

Búfalos selvagens serão abatidos em RO para diminuir impacto ambiental

Um rebanho de cerca de 5.000 búfalos selvagens que vivem na região do Vale do Guaporé, nos municípios de São Francisco do Guaporé e Alta Floresta do …

Aproveite enquanto dá: vinho francês está ameaçado pela mudança climática

As mudanças climáticas estão afetando a produção de vinho na França e na Suíça, tornando mais difícil a ocorrência das condições ambientais …

Você sabia que o Brasil exporta trilhões de litros de "água virtual"?

Há um ano, a falta de água era uma das maiores preocupações do Brasil, atingindo gravemente a região Sudeste. Os reservatórios do Sistema Cantareira, …

Qual é a temperatura mais baixa que o ser humano pode suportar?

Você é do tipo que não consegue entender como seu amigo consegue sair de bermuda e camiseta em uma manhã fria, enquanto você está coberto da cabeça …

Fevereiro foi o mês mais quente desde 1880, diz Nasa

O último mês de fevereiro foi o mais quente já registrado desde quando há dados disponíveis sobre o clima, ou seja, 1880.

Lago Chade, gigantesco lago africano, está desaparecendo

O Lago Chade, que fica na fronteira de quadro países na região do Sahel, na áfrica, está desaparecendo.

Grande recife de coral é descoberto na foz do rio Amazonas

Um grupo de cientistas descobriu um grande recife de coral na foz do rio Amazonas, que está entre a fronteira da Guiana Francesa com o Estado …

Em janeiro deste ano, ao sobrevoarem o litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia, biólogos, oceanógrafos e técnicos de órgãos ambientais do governo federal reconheceram os borrões escuros na superfície do mar formados pelo acúmulo de resíduos metálicos que vazaram do reservatório da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. A mancha de resíduos, também chamada de pluma, aproximava-se do arquipélago de Abrolhos, uma das principais reservas de vida silvestre marinha da costa brasileira. Os borrões não eram apenas os indesejados resquícios da extração de minério de ferro de Minas Gerais, mas uma de suas…

Em janeiro deste ano, ao sobrevoarem o litoral do Espírito Santo e do sul da Bahia, biólogos, oceanógrafos e técnicos de órgãos ambientais do governo …

Um estudo sobre os impactos de 863 desastres naturais registrados nas últimas cinco décadas na América do Sul indica que fenômenos geológicos relativamente raros, como os terremotos e o vulcanismo, produziram quase o dobro de mortes do que eventos climáticos e meteorológicos de ocorrência mais frequente, como inundações, deslizamento de encostas, tempestades e secas. Dos cerca de 180 mil óbitos decorrentes dos desastres, 60% foram em razão de tremores de terra e da atividade de vulcões, um tipo de ocorrência que se concentra nos países andinos, como Peru, Chile, Equador e Colômbia. Os terremotos e o vulcanismo representaram, respectivamente, 11%…

Um estudo sobre os impactos de 863 desastres naturais registrados nas últimas cinco décadas na América do Sul indica que fenômenos geológicos …

Brasil poderia produzir um terço de energia de Itaipu a partir do lixo

O Brasil tem potencial de produzir 37 milhões de megawatts de energia por meio do biometano, um gás que pode ser obtido a partir da degradação de …

Área de cultivos transgênicos cai no mundo pela 1ª vez, mas cresce no Brasil

O mundo reduziu o plantio de safras transgênicas pela primeira vez na história em 2015, queda liderada pelo declínio nos Estados Unidos, que …

Bresser-Pereira: Burguesia brasileira é "cordeiro nas mãos do carrasco" - Viomundo - O que você não vê na mídia

<b>Ricos nutrem ódio ao PT, diz ex-ministro</b><p>O pacto nacional-popular articulado pelos governos do PT desmoronou pela falta de crescimento. Surgiu um …

Como um engenheiro do Facebook se tornou responsável por decidir o que você lê na internet

Com apenas 26 anos, Greg Marra, engenheiro do Facebook, é capaz de decidir o que um bilhão de pessoas leem diariamente no mundo inteiro. Marra é o …