Aprendizagem colaborativa para organizações, grupos e pessoas

By Luciana Kimi | Comportamento, conhecimento e aplicação da tecnologia para agirmos de forma mais colaborativa e interativa!

A gente sabe o que vai estudar, mas nunca sabe o que vai aprender

arte: loro verz<p><b>»Nesta semana acordei com uns versos na cabeça.</b> Não eram versos quaisquer: eram trechos de três poemas assombrosos – “Terra Desolada” …

5 dicas para você trabalhar apenas 4 horas por dia

Alguns estudos mostram que trabalhar menos pode ser a chave para alcançar uma maior produtividade<p><b>Trabalhar menos</b> é o sonho de muitas pessoas. É …

Quando usar design thinking ou práticas maker para os negócios?

Ambos os processos são válidos quando aplicados no momento certo — e um não exclui o outro<p>Durante o tempo que venho trabalhando com cultura maker …

"O que aprendi ao rastrear o uso de meu tempo por um mês"

Você sabe realmente como gasta seu tempo?<p>É difícil saber se você está usando seu <b>tempo</b> de forma eficiente. Você provavelmente sente que está …

Gestão precisa superar herança milenar

E uma das melhores formas de fazer isso é utilizar a filosofia lean no redesenho das estruturas e práticas organizacionais<p>Na última vez que estive na …

3 dicas para um aprendizado mais rápido e efetivo

Especialista em vendas aponta que sessões pequenas e repetidas de estudo são o melhor atalho para dominar um novo conhecimento ou habilidade<p>Qual a …

Por que 'trabalhe com o que você ama' pode ser um péssimo conselho

Estudo questiona a forma como estamos escolhendo as nossas carreiras.<p>Siga o seu coração.<br>Encontre a sua paixão.<br>Trabalhe com o que você ama e você não …

Harvard Business Review

Ao pensar em quem precisa de flexibilidade no trabalho para conciliar a vida profissional com a pessoal, quem vem à sua cabeça? Se você é como a …

Curso online e gratuito de Stanford ajuda a montar plano de carreira

Aprenda a usar o design thinking para projetar sua vida depois da formatura<p>Uma das disciplinas optativas mais populares na <b>Universidade Stanford</b> – …

“Empatizo com quem não quer (ou não consegue) abrir mão do poder. Isso pode te fazer melhor – mas dói”

<i>por Fabi Maia</i>Há cerca de sete anos, quando ouvi pela primeira vez o termo “Organizações de Centro Vazio”, me apaixonei — racionalmente — pelo …

O que diferencia as pessoas ocupadas das realmente produtivas

Em entrevista a NEGÓCIOS, o best-selling Charles Duhigg conta como o filme Frozen e os fuzileiros navais ensinam lições sobre produtividade<p>Ser</b> …

Quando experimentar é mais importante que planejar

Se não é um pré-requisito, a falha é, no mínimo, ingrediente muito importante para o sucesso<p>Cada vez mais vemos fundos de Venture Capital buscando …

Uma escola onde os alunos escolhem com os professores o que vão estudar

Uma escola inovadora, sem séries, turmas ou provas, que investe na formação da cidadania e onde os alunos escolhem junto com os professores o que vão …

Gerenciar o tempo é gerenciar melhor as nossas escolhas

Gerenciar o tempo requer compreensão de para onde estamos indo, sublinhar prioridades, definir um orçamento de tempo e um plano, mudar comportamentos …

Estes pescadores indianos estão transformando plástico do mar em estradas

Em um projeto inovador, pescadores em Kerala pegam plástico descartado nas águas para reciclar e acabam limpando o oceano no processo.<p>KOLLAM, íNDIA.</i> …

Os links locais regulam o mundo

Este importantíssimo artigo de Deborah Gordon foi traduzido colaborativamente, no Facebook, por Hudson C F Freitas, a Flávia Machado, o Fernando …

Por que vivemos sempre sem tempo

Para o escritor e filósofo Andrew James Taggart, nossa sensação de falta de tempo atual não é um problema decorrente das novas tecnologias. É …

Multitarefa, multierros

Estudo questiona o mito de uma pessoa ser capaz de realizar “multitarefas” seguidas<p>Virou hábito disseminado, durante o trabalho (seja em que local …

Como lidar com o bloqueio criativo

É preciso cultivar a inspiração para ter um desempenho melhor no trabalho, bem como para evitar o esgotamento profissional<p>Arianna Orland se define …

“Cada empresa é única. Cada líder é único. Para mudar uma empresa, é preciso enxergar a própria incoerência”

Charles Bezerra, 47, é um cientista. Mas não usa avental, também nunca foi de misturar substâncias em tubos de ensaio e muito menos esqueceu-se das …

Os benefícios de ter amigos que são diferentes de você

Quem tem amigos tem tudo, já diria o ditado. Amigos nos ajudam a entender nosso lugar no mundo, e pesquisas mostram que amizades fortes estão associadas a uma redução da ansiedade. Mas será que manter relações apenas com quem é muito parecido com a gente não pode ser prejudicial em certo …

Por que há executivos pagando tão caro para aprender soft skills?

Desenvolver essas habilidades torna-se crucial. Escolas de negócios caras como Hyper Island e Singularity University perceberam isso<p>Há sempre um …

“Em vez de me desconectar para sobreviver, percebi que precisava me reconectar… para viver!”

<i>por Henry Goldsmid</i>Os primeiros conflitos da minha vida aconteceram no recreio da minha escola. Para conseguir usar a quadra de esportes, era …

O brainstorming está matando sua criatividade, diz professor do MIT

Hal Gregersen sugere um novo método para líderes solucionarem problemas - que faça menos perguntas e dê menos respostas<p>De forma geral, uma sessão de …

Dia Mundial da Criatividade ganha data oficial estabelecida pela ONU. No Brasil, várias cidades realizarão atividades inéditas

Em 2018, a <b>Organização das Nações Unidas (ONU)</b> estabeleceu uma <b>data oficial</b> para <b>celebrar</b> o <b>Dia Mundial da Criatividade</b> e sua importância para a <b>inovação</b> …

O seu cérebro não é tão racional quanto parece: A influência dos vieses cognitivos

Fabiano Moulin, especialista em neurologia da cognição, comenta sobre as evoluções - e trapaças - do nosso cérebro.<p>Como criamos significados? Por que …

Planeje uma reunião melhor com design thinking

“Algumas vezes, quando participo de reuniões, principalmente aquelas em que as pessoas não se mostram comprometidas, calculo o quanto é gasto em …

Os perigos da “diversão obrigatória”

Alguns anos atrás, a alta gestão da organização onde eu trabalhava decidiu que a conexão social entre as pessoas do meu departamento não era boa o …