lrochadel

192 Flips | 1 Magazine | 2 Likes | 45 Followers | @lrochadel | Keep up with lrochadel on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “lrochadel”

Você sabia? 😉 O Morro do Hospício, onde atualmente situa-se o Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa, é um dos lugares mais enigmáticos da Ilha de São Francisco do Sul. No local, encontram-se as ruínas da antiga igreja de São José, edificada no ano de 1681 a pedido da Sra. Isabel da Cunha. A igreja passou por reformas no ano de 1733, sob os auspícios dos frades franciscanos, fundadores da então Ordem Terceira de São Francisco. Depois de meio séculos, em 1783, a estrutura da igreja apresentava rachaduras e riscos de desabamento, o que resultou no seu abandono. Tentativa de reedificação ocorreu em 1839 pelo Coronel Francisco de Oliveira Camacho, então deputado da Assembléia Legislativa Provincial, no entanto, devido às constantes rachaduras no cruzeiro da igreja, a obra foi abandonada diante de mau presságio. No ano de 1921, o prefeito municipal Dr. Eugênio Müler decide demolir os lendários muros de pedra da igreja visto a impressão de decadência. Atualmente os vestígios da igreja de São José podem ser vistos e visitados no topo do Morro do Hospício. A lenda do Morro do Hospício “Por que Morro do Hospício, se naquele local nunca existiu, nem existe hoje, um asilo de loucos? A explicação dada por alguns historiadores envolve o fato de ter residido, há muitos anos atrás, ao pé do morro, que por sinal fica no centro da cidade, a numerosíssima família de Tiago, o preto, homem bom e justo, mas muito esquisito, a respeito de quem diziam-se coisas surpreendentes. Falava-se que ele era louco, bem como quase toda a família, havendo quem dissesse também que o negro velho tinha estreita ligação com os seres das trevas, chegando mesmo alguns a afirmar que às sextas-feiras, em noites de Lua Nova, Tiago ficava invisível, em frente a velha cabana onde morava, enxergando-se apenas a enorme brasa em cima de seu cachimbo de barro. Mas, o fato é perfeitamente compreensível. Afinal numa noite escura... O comentário geral apresentava Tiago como misterioso e louco. Daí, talvez, o nome do Morro.” Livro: A Maldição do Morro Invisível Autor: Antonio Dominone, Gráfica Requião, Curitiba, 1960, pág. 05.

Baía da Babitonga pode virar área de proteção ambiental estadual

Após pedido de prefeitos de região, o governo do Estado vai entrar no debate da proteção da Babitonga, inclusive com possibilidade de propor a …

TONINHA, a MASCOTE DE SÃO FRANCISCO DO SUL, que recebeu o nome de BABI, PODE SER EXTINTA, PELOS NOVOS PORTOS E ESTALEIRO O TGB, já recebeu da FATMA/IMA, a Licença LAI. O terminal Mar Azul e Estaleiro CMO, ainda não receberam LAI para obras no mar. Todos estes empreendimentos, situados no centro do estuário, podem contribuir para a extinção das Toninhas na Babitonga Segundo a Lei Municipal 875/2009, a toninha é a mascote oficial do Município de São Francisco do Sul. A espécie de golfinho, que tem o nome científico de Pontoporia blainvillei, é considerada a mais ameaçada de extinção no Brasil e na Baía Babitonga existe uma população única no mundo, que vive dentro de uma baía. De acordo com um manifesto público feito pelo Projeto Toninhas da Univille (https://goo.gl/Y5mDPz), a construção do Terminal Graneleiro Babitonga (TGB), com LAI liberada pela FATMA, agora IMA, pode ser considerada como a principal ameaça à sobrevivência da espécie na Babitonga, já que essa população é totalmente dependente da baía. Há um risco alto de que elas sejam extintas da Babitonga. Isso é mais do que perder uma espécie da nossa fauna, é perder para sempre parte da cultura local e do que torna nosso município especial para as futuras gerações!

Posto de combustíveis mais antigo de SC fica em São Francisco do Sul

Fundado por dois irmãos descendentes de sírios, o local permanece em atividade em 2018

São Francisco do Sul

Até o início da Segunda Guerra Mundial, Alemanha e Brasil tinham uma boa relação. O regime nazista chegou a negociar com o governo Vargas a …

Empreendimento bilionário ameaça o Sumidouro - Hardcore

<i>Texto Fernando Maluf | Fotos Igor Foerster</i><p>D<b>OIS MIL E QUATROCENTOS EMPREGOS DURANTE OS SEIS ANOS DE CONSTRUÇÃO DA OBRA,</b> mais três mil vagas fixas após …

Baía da Babitonga, porto ameaça santuário de golfinhos

Ambientalistas temem que a construção de terminal marítimo tenha impacto sobre as toninhas, já que a Baía da Babitonga é a única no mundo a registrar …

Untitled

Uma do inverno❄️❄️ @visslasurf @teahupoosurfhouse #teahupoosurfhouse #creatorsandinnovators #naoventou #surfart #sunset #voodooproductionssfs #ilhadesaofrancisco #saofranciscodosul #santacatarina #aquatech

São Francisco do Sul de outro ângulo - parte 2 - Capri

São Francisco do Sul de outro ângulo - parte 3 - Praia Grande ...

São Francisco do Sul de outro ângulo

Enseada

Detalhes. Foto: Vanessa Rochadel

Praia do Forte / Sumidouro

Panorâmica da Praia do Forte em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Gostou? Curta nossa página - São Francisco do Sul ❤️❤️

Compartilhe e pergunte onde é?

Babitonga Urgente!

São Francisco do Sul de outro ângulo - parte 2 - Capri

Opa. Tempo perfeito / captando novas cenas. #dronejoinville #saofranciscodosul #capri