Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura, Artes e Comportamento

Boletim Letras 360º #205

Na próxima semana despacharemos os brindes dos ganhadores da promoção os melhores de 2016. Os títulos são uma surpresa para os ganhadores e estes, …

Notas sobre A redoma de vidro

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Sylvia Plath. Ontario, 1959.<p>"Achei que só um homem podia inventar aquela droga. Ali estava uma mulher sofrendo dores terríveis, …

La La Land: a melodia do amor

<i>Por Maria Vaz</i><p>Amantes e expectadores circunstanciais da sétima arte trouxeram <i>La La Land</i> para o aplauso geral. Nomeado para 14 óscares da academia, a …

Natsume Soseki

<i>Por Laura Galarza</i><p>Tsuda, o protagonista de <i>Luz e escuridão</i> está num leito de hospital. O médico acaba de limpá-lo por dentro com uma sonda. Terá que …

Saint-Exupéry muito além de O pequeno príncipe

Se há um escritor sobre o qual acreditamos saber tudo ao seu respeito, ainda que na verdade não saibamos nada, esse escritor é Antoine de …

Crónica dos bons malandros, de Mário Zambujal

<i>Por Pedro Belo Clara</i><p>Considerando uma anterior abordagem aqui exposta ao trabalho deste autor, mais concretamente sobre os principais traços …

Boletim Letras 360º #204

Esta semana, a cidade virtual do Letras no Facebook, ganhou mais mil moradores. Somos 57 mil amigos. Alguma vez chegaremos a 1mi do Roberto? Tomara! …

O som e a fúria, de William Faulkner

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>É preciso ler William Faulkner para saber quão longe se estende sua influência na literatura produzida nestas últimas décadas …

Sete minutos depois da meia noite, de J. A. Bayona

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Não são poucas as vezes em que a simples motivação de uma sinopse é capaz de nos puxar pela mão para ver determinado filme e …

Um poeta chamado Cortázar

Julio Cortázar em Genebra, 1955.<p>Em 1971, Julio Cortázar publicou seu primeiro livro de poemas <i>Pameos y meopas</i>, obra, para muitos, apesar do pouco …

Sobre o conto inédito de Mark Twain que regressa à vida

Mark Twain com sua família em Hartford.<p>Paris, 1879. No quarto de um hotel, um pai acaba de colocar suas duas filhas na cama e estas, ainda inquietas …

Atalhos da verdade

<i>Por Sergio Ramírez</i><p>Não é por acaso que, no seu discurso de recepção do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez comece falando sobre Antonio …

Boletim Letras 360º #203

Na segunda-feira, dia 30 de janeiro, o Letras volta ao batente com as postagens diárias. Mas, a retrospectiva continua no Facebook e no Twitter …

Baudelaire não soube ver

<i>Por Antonio Muñoz Molina</i><p>Baudelaire.<p>O olhar magnético de Charles Baudelaire de cada uma das fotos realizadas por seu amigo Nadar nos hipnotiza É um …

Antonio Callado, cem anos depois

Há vários títulos da extensa obra de Antonio Callado que o faz um dos mais importantes escritores da literatura brasileira e da América Latina, …

Boletim Letras 360º #202

Aqui estamos com mais uma edição das notícias que foram publicadas durante mais uma semana na <b>página do Letras no Facebook</b>; semana em que ganhamos …

A invenção de Morel, de Adolfo Bioy Casares

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>“A verdadeira vida está em outra parte”. A frase, se não com essas letras mas com esse sentido – de que a vida que vivemos é um …

O riso de Eça de Queiroz

<i>Por Antonio Muñoz Molina</i><p>Há paraísos possíveis, paraísos inesperados e acessíveis, paraísos terrestres ao alcance de quase qualquer pessoa, espaços e …

Boletim Letras 360º #201

Já sabemos qual data faremos o retorno de nossas atividades diárias aqui no blog; em breve divulgamos. Aproveitamos a ocasião para lembrá-los que …

Simpatia pelo demônio, de Bernardo Carvalho

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Bernardo Carvalho. Foto: Marco Castro<p>Há várias acepções para o termo demônio e a mais comum delas é a de um espírito que se …

John Berger. Retrato de um emigrante

<i>Por Matías Serra Bradford</i><p>John Berger quando completou 90 anos, em 2016. Foto: Eric Hadj<p>Conheceu o inferno num colégio inglês, quando criança, onde …

Boletim Letras 360º #200

Apresentado como um dos mais importantes ficcionistas da literatura argentina recente, morreu Ricardo Piglia.<p>O primeiro Boletim do ano de 2017. Nesta …

Duas peças de Harold Pinter

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Toda criação artística resulta de uma obsessão do seu criador. No caso de Harold Pinter – apesar de não nos encontrarmos diante de …

Boletim Letras 360º #199

Filme a partir da obra de Hilda Hilst deve sair no primeiro semestre de 2017. Mais detalhes ao longo deste Boletim.<p>Definitivamente o último Boletim …

Os melhores de 2016

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Há quem abomine as listas. Quem diga que elas se tornaram o clichê da nova <i>web</i> e de metidos a colecionar tudo e não terem contato …

Como eram Cervantes e Shakespeare

<i>Por Antonio Espinoza</i><p>Miguel de Cervantes visto no falso retrato de Juan de Járuigui.<p>Como eram fisicamente os dois grandes gênios da literatura …

Alice digital

Depois do primoroso trabalho de edição eletrônica para o <i>Dom Quixote</i>, de Cervantes, feito pelo Instituto Miguel de Cervantes a <i>web</i> recebe mais uma …

Boletim Letras 360º #198

Encontradas novas fotografias de Machado de Assis.<p>No Boletim anterior havíamos dito que publicaríamos nossa lista de leituras e de filmes no dia 31, …

O violão azul, de John Banville

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Novamente é preciso retornar ao tipo de romance que não assume – ao menos explicitamente – nenhum interesse pretensioso de …