Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura, Artes e Comportamento

Enclausurado, de Ian McEwan

<i>Por Javier Aparacio Maydeu</i><p>Existem labirintos pelos quais dá gosto se perder. O que vem construindo Ian McEwan com conflitos morais transformados em …

Estrelas além do tempo, de Theodore Melfi

<i>Por Maria Vaz</i><p>Não tenho a pretensão de deambular por conceitos absolutos e ideais que facilmente poderão ser catalogados como utópicos. O bom de …

Os 50 anos de "Três tristes tigres"

<i>Por Juan Cruz</i><p>Para quem havia lido <i>Três tristes tigres</i> (publicado em 1967, Prêmio Biblioteca Breve no mesmo ano e censurado) haveria de ficado …

Yves Bonnefoy

<i>Por Álex Vicente</i><p>Yves Bonnefoy terminou baixando a cabeça para essa “morte que diz não a toda metáfora”, como escreveu num de seus versos mais …

A poesia de um iconoclasta

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>O registro de um sismo. Assim pode ser descrita a atitude de Oswald de Andrade em reunir num só volume sua obra poética. <i>Poesias</i> …

Boletim Letras 360º #206

Aqui estamos uma vez mais com as notícias que foram publicadas durante a semana na página do Letras no Facebook, a cidade virtual que alcança, agora, …

O complexo de Portnoy, de Philip Roth

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Um grito desbocado contra um sistema fabricado para punir seus indivíduos. Esta é uma só das possibilidades de leitura do romance …

Elle, de Paul Verhoeven

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Quem lembrar de <i>Instinto selvagem</i>, de Paul Verhoeven, seu filme mais famoso, logo buscará associações entre a protagonista vivida …

Os livros favoritos de Gabriel García Márquez

Muito já foi falado sobre a obra do grande escritor latino-americano Gabriel García Márquez, quem com sua narrativa cativou o mundo com histórias de …

Carson McCullers

<i>Por Jen Díaz</i><p>O terrível, no meu caso, é que durante muito tempo não fui mais que um Eu. Todo mundo faz parte de um Nós, exceto eu. Se algum não faz …

Ricardo Piglia

Ricardo Piglia. Fotograma do documentário <i>327 cuadernos</i><p>Ricardo Pigilia foi aquele menino que nasceu e cresceu na ausência da literatura mas tão logo …

Boletim Letras 360º #205

Na próxima semana despacharemos os brindes dos ganhadores da promoção os melhores de 2016. Os títulos são uma surpresa para os ganhadores e estes, …

Notas sobre A redoma de vidro

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Sylvia Plath. Ontario, 1959.<p>"Achei que só um homem podia inventar aquela droga. Ali estava uma mulher sofrendo dores terríveis, …

La La Land: a melodia do amor

<i>Por Maria Vaz</i><p>Amantes e expectadores circunstanciais da sétima arte trouxeram <i>La La Land</i> para o aplauso geral. Nomeado para 14 óscares da academia, a …

Natsume Soseki

<i>Por Laura Galarza</i><p>Tsuda, o protagonista de <i>Luz e escuridão</i> está num leito de hospital. O médico acaba de limpá-lo por dentro com uma sonda. Terá que …

Saint-Exupéry muito além de O pequeno príncipe

Se há um escritor sobre o qual acreditamos saber tudo ao seu respeito, ainda que na verdade não saibamos nada, esse escritor é Antoine de …

Crónica dos bons malandros, de Mário Zambujal

<i>Por Pedro Belo Clara</i><p>Considerando uma anterior abordagem aqui exposta ao trabalho deste autor, mais concretamente sobre os principais traços …

Boletim Letras 360º #204

Esta semana, a cidade virtual do Letras no Facebook, ganhou mais mil moradores. Somos 57 mil amigos. Alguma vez chegaremos a 1mi do Roberto? Tomara! …

O som e a fúria, de William Faulkner

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>É preciso ler William Faulkner para saber quão longe se estende sua influência na literatura produzida nestas últimas décadas …

Sete minutos depois da meia noite, de J. A. Bayona

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Não são poucas as vezes em que a simples motivação de uma sinopse é capaz de nos puxar pela mão para ver determinado filme e …

Um poeta chamado Cortázar

Julio Cortázar em Genebra, 1955.<p>Em 1971, Julio Cortázar publicou seu primeiro livro de poemas <i>Pameos y meopas</i>, obra, para muitos, apesar do pouco …

Sobre o conto inédito de Mark Twain que regressa à vida

Mark Twain com sua família em Hartford.<p>Paris, 1879. No quarto de um hotel, um pai acaba de colocar suas duas filhas na cama e estas, ainda inquietas …

Atalhos da verdade

<i>Por Sergio Ramírez</i><p>Não é por acaso que, no seu discurso de recepção do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez comece falando sobre Antonio …

Boletim Letras 360º #203

Na segunda-feira, dia 30 de janeiro, o Letras volta ao batente com as postagens diárias. Mas, a retrospectiva continua no Facebook e no Twitter …

Baudelaire não soube ver

<i>Por Antonio Muñoz Molina</i><p>Baudelaire.<p>O olhar magnético de Charles Baudelaire de cada uma das fotos realizadas por seu amigo Nadar nos hipnotiza É um …

Antonio Callado, cem anos depois

Há vários títulos da extensa obra de Antonio Callado que o faz um dos mais importantes escritores da literatura brasileira e da América Latina, …

Boletim Letras 360º #202

Aqui estamos com mais uma edição das notícias que foram publicadas durante mais uma semana na <b>página do Letras no Facebook</b>; semana em que ganhamos …

A invenção de Morel, de Adolfo Bioy Casares

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>“A verdadeira vida está em outra parte”. A frase, se não com essas letras mas com esse sentido – de que a vida que vivemos é um …

O riso de Eça de Queiroz

Um contemplativo não é um místico. É alguém que se vê extasiado de pura atenção ante uma maravilha qualquer do mundo exterior: um rio, a gente que …