Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura, Artes e Comportamento

O filho uruguaio, de Olivier Peyon

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Este é um drama sobre uma mãe que, muitos anos depois, decide buscar o filho que lhe foi tirado quando de um doloroso divórcio. …

Salinger, um grupo de psicopatas e os do MKUltra

<i>Por Rafael Ruiz Pleguezuelos</i><p>Norman Mailer, sempre disposto a ofender, disse numa ocasião que Salinger era a maior inteligência que não havia passado …

Os terraços de junho (contos e sonhos), de Urbano Tavares Rodrigues

<i>Por Pedro Belo Clara</i><p>No verão em que se conta quatro anos deste o desaparecimento deste notável autor, toma-se a que se considerou feliz decisão de …

Boletim Letras 360º #229

Neste final de semana acontece mais um sorteio no âmbito das comemorações pelos dez anos do blog Letras in.verso e re.verso. No Instagram …

Roa Bastos e Juan Rulfo: as duas caras do exílio

<i>Por Jorge Eduardo Benavides</i><p>Recentemente se cumpriram cem anos do nascimento de Juan Rulfo, esse mexicano astuto, calado e universal que depois de …

A filha perdida, de Elena Ferrante

<i>Por Fernanda Fatureto</i><p>A identidade de Elena Ferrante já não é mistério para ninguém, ao menos supostamente. Após o jornalista italiano Claudio Gatti …

Na vertical, de Alain Guiraudie

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Quem tiver visto <i>Um estranho no lago</i>, talvez o filme que apresentou o trabalho do cineasta francês para um público diverso, não …

O lugar e o não-lugar do sujeito enunciador na narrativa de Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

<i>Por Thiago Feli</i>cio<p>cena da adaptação de <i>Triste fim de Policarpo Quaresma</i> para o teatro por Antunes Filho, 2011.<p>Parece redundante e curioso o fato que …

Roberto Bolaño: "Escreve tu a poesia por mim"

<i>Por Toño Angulo Danieri</i><p>Da esquerda para a direita: Roberto Bolaño, Álvaro e Bruno Montané. Arquivo Roberto Bolaño.<p>Augusto Monterroso deixou por …

Boletim Letras 360º #228

Esta é a nova edição de uma postagem que existe, como o número enuncia, há 228 semanas para reunir todas as notícias publicadas entre a segunda e a …

A religiosidade clandestina de Hermann Hesse

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Hermann Hesse. Foto: Gisèle Freund<p>Há uma carta de Mário Andrade que circula pela internet que é bem interessante para servir de mote …

Romances de Patrick Melrose (vol. 2), de Edward St. Aubyn

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Não importa o que se faça dessa vida. Se dediquemos a gastar cada minuto do tempo entre o ócio ou o trabalho exacerbado de …

Elvira Vigna, para sempre

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Em texto sobre <i>O que deu para fazer em matéria de história de amor</i>, Alfredo Monte lembra que Elvira Vigna “vem construindo uma …

Fama e preconceito

<i>Por Andrea Aguilar</i><p>Cabe pensar que a única “verdade universalmente reconhecida” em torno de Jane Austen quase começa e termina na famosa frase com que …

O Bovarismo como pedra de toque na obra de Lima Barreto

<i>Por Alexandre Rosa</i><p>cena da adaptação para o cinema de <i>Triste fim de Policarpo Quaresma</i><p>Ainda como estudante da Escola Politécnica, Lima Barreto iniciou …

Boletim Letras 360º #227

Aqui está a mais recente postagem que todo sábado reúne as informações que divulgamos na página do Letras no Facebook. Antes de passar as notícias, …

Os livros e as armas

<i>Por Alba Piñar</i><p>Calcula-se que no mundo existe um arsenal de 650 000 000 de armas. O número é assustador, mas em países como Estados Unidos é ainda …

Frida Khalo: do hieratismo perante a dor

<i>Por Márcio de Lima Dantas</i><p>Calo-me diante das telas de Frida Khalo. Silencio numa melancólica aquiescência dos que aprendem desde cedo a respeitar, e …

O progresso do amor, de Alice Munro

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Neste livro, fica ainda mais visível a grandiosidade de Alice Munro com uma forma literária sobre a qual é especialista. O …

Seishi Yokomizo, o rei do romance policial japonês

<i>Por Sergio Vera</i><p>Hoje quando vemos, tão educados e tímidos, não podemos esquecer: os japoneses são guerreiros. Passaram séculos lutando entre eles, …

Clara dos Anjos: a chaga dos anos 20

<i>Por Thaís Farias Vargas</i><p>Di Cavalcanti.<p><b>Lima Barreto: o triste contemporâneo</b><p><i>Clara dos Anjos</i> é um romance do "escritor maldito", alcunha dada a Afonso …

Boletim Letras 360º #226

Lima Barreto. Nunca se falou tanto sobre o autor e sua obra nunca foi tão reeditada como no ano sabático de 2017.<p>Nesta semana vieram online as duas …

Easy Rider, Trainspointting, On The Road e nosso artificialismo moral e existencial

Sartre e outros existencialistas dizem que somos condenados a sermos livres. Todavia, os discursos de nossa sociedade assumem muitas vezes um viés …

Inferno provisório, de Luiz Ruffato

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Uma das características definidoras do bom escritor é sua capacidade crítica para com sua própria obra. Na medida certa ela …

Thomas Hardy: poeta e romancista

<i>Por Christopher Domínguez Michael</i><p>São diversos os poetas que abandonam, total e parcialmente, a poesia pelo romance, seja porque a primeira forma …

Como alguém se transforma num escritor? Dez notas sobre o primeiro livro

<i>Por Patricio Pron</i><p>Leonid Pasternak, <i>A paixão da criação</i>.<p>1<p>“O primeiro livro é o único que importa, tem a forma de um ritual de iniciação, uma passagem, …

Rupi Kaur: poeta reconcilia o passado das mulheres indianas e transforma sua dor em tema universal

<i>Por Fernanda Fatureto</i><p>Os <i>skihs</i> são seguidores de uma religião monoteísta na Índia que mescla elementos do hinduísmo com o islã. Em 1984, houve o maior …

Boletim Letras 360º #225

No último dia 27 oficializamos em nossa página no Facebook duas notícias que já havíamos repassado noutras redes sociais. Recuperamos o que …

Entre a interdição e a plenitude: treze livros para o Orgulho Gay

Há maneiras diversas de como a literatura construiu suas figurações acerca do gay ou das identidades múltiplas do sujeito. Numa escala, tais …