Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura, Artes e Comportamento

Alguns dos melhores começos de romances

Gabriel García Márquez, o escritor de começos memoráveis.<p>Isto que agora mesmo você está lendo, a palavra que justamente agora está lendo e que …

Boletim Letras 360º #233

No dia 3 de setembro a página do Letras no Facebook realiza mais um sorteio: <i>Os Bruzundangas / Numa e ninfa</i>, de Lima Barreto, edição especial da …

Coisas que não quero saber, de Deborah Levy

<i>Por Fernanda Fatureto</i><p>A escritora sul-africana Deborah Levy esteve na Festa Literária Internacional de Paraty 2017 e apresentou <i>Coisas que não quero</i> …

O deserto do amor, de François Mauriac

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>O que somos para nós? O que somos para os que são próximos a nós? E para aqueles que só sabem de nós pelo que os outros dizem de …

Onze filmes que tratam sobre a vida de pintores

<i>Por Javier Bilbao</i><p>cena de <i>Sede de viver</i>, filme sobre a vida de Van Gogh<p>Talvez não soe um tal Ricciotto Canudo, mas seguramente terão escutado numa …

Denise Levertov, poeta e algo mais

<i>Por Natalia Carbajosa</i><p>Figura imprescindível da poesia e da crítica estadunidense do século XX, Denise Levertov (Reino Unido, 1923 – Estados Unidos, …

Abismo, brilho, destino e vento

<i>Por Justo Navarro</i><p>Sem precisar de bússolas, viajamos a bordo de uma nave que gira a mais de 100.000 quilômetros por hora ao redor do Sol: Terra é o …

Um romance sobre a aparência que se torna essência

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Thomas Mann escreveu um imenso e genial romance sobre a decadência familiar burguesa chamado <i>Os Buddenbrook.</i> Um romance tão genial que …

O reflexo perdido e outros contos insensatos, de E. T. A. Hoffmann

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>E. T. A. Hoffmann e seu amigo Ludwig Devrient no bar de vinhos Lutter & Wegner, tela de Carl Themann, 1832.<p>Os contos reunidos …

A vida de uma mulher, de Stéphane Brizé

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>O cinema de Brizé é capaz de prodígios. Embora, se tomarmos como exemplo este <i>A vida de uma mulher</i>, não demora percebermos que …

Quando Borges era Giorgie

<i>Por Jesús Ruiz Mantilla</i><p>Borges e sua mãe, 1920.<p>Toda noite, até morrer e apesar de seu agnosticismo, Jorge Luis Borges rezava uma Ave-maria. Há …

Jane Austen: casamento e dinheiro

<i>Por Aloma Rodríguez</i><p>Os romances de Jane Austen falam de amor e dinheiro. Essa é uma das razões de que esteja na lista dos autores do século XIX mais …

Boletim Letras 360º #231

Amigo leitor que acompanha sempre ou casualmente as publicações de Letras in.verso e re.verso, bem-vindo! Olha mais uma edição de um canal criado há …

Pablo Neruda: o que não dá mais para ocultar

Que umas memórias publicadas postumamente recebam por título <i>Confesso que vivi</i> pode soar uma brincadeira involuntária; a declaração íntima de um …

Instrumental, de James Rhodes

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Por que escrevemos? Esta talvez seja a pergunta para a qual mais se ofereçam respostas e as quais menos consigam compreender uma …

A viagem de Fanny, de Lola Doillon

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>O filme de Lola Doillon quer prestar contas com algumas das atrocidades que sustentaram a maior de todas as irracionalidades já …

Bruno Schulz: a felicidade de um mundo impreciso

<i>Por María Negroni</i><p>Minha ideia é aprofundar-se infância a dentro<p>(Bruno Schulz)<p>Drohobycz, uma cidade pequeniníssima à beira dos Cárpatos, nos confins do …

Gostamos de causar danos

<i>Por Paula Corroto</i><p>William Faulkner, o pai de uma tradição literária estadunidense: a da degeneração<p>Poderiam abrir nosso coração com um canivete e …

Boletim Letras 360º #230

Amigos que acompanham com muita ou pouca frequência a passagem de páginas deste blog, chegamos a um novo sábado com outra edição do Boletim Letras …

Inconformismo quixotesco

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Dom Quixote. Julio Pomar.<p>O que há de cômico em <i>Dom Quixote</i> há de absurdo na existência: ela não se basta e não nos basta. Por isso, …

Água viva, de Clarice Lispector

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>A maior das obsessões da literatura, sobretudo as dotadas do princípio da representação, é a de perfazer o mundo que é, a um só …

O filho uruguaio, de Olivier Peyon

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Este é um drama sobre uma mãe que, muitos anos depois, decide buscar o filho que lhe foi tirado quando de um doloroso divórcio. …

Salinger, um grupo de psicopatas e os do MKUltra

<i>Por Rafael Ruiz Pleguezuelos</i><p>Norman Mailer, sempre disposto a ofender, disse numa ocasião que Salinger era a maior inteligência que não havia passado …

Os terraços de junho (contos e sonhos), de Urbano Tavares Rodrigues

<i>Por Pedro Belo Clara</i><p>No verão em que se conta quatro anos deste o desaparecimento deste notável autor, toma-se a que se considerou feliz decisão de …

Boletim Letras 360º #229

Neste final de semana acontece mais um sorteio no âmbito das comemorações pelos dez anos do blog Letras in.verso e re.verso. No Instagram …

Roa Bastos e Juan Rulfo: as duas caras do exílio

<i>Por Jorge Eduardo Benavides</i><p>Recentemente se cumpriram cem anos do nascimento de Juan Rulfo, esse mexicano astuto, calado e universal que depois de …

A filha perdida, de Elena Ferrante

<i>Por Fernanda Fatureto</i><p>A identidade de Elena Ferrante já não é mistério para ninguém, ao menos supostamente. Após o jornalista italiano Claudio Gatti …

Na vertical, de Alain Guiraudie

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Quem tiver visto <i>Um estranho no lago</i>, talvez o filme que apresentou o trabalho do cineasta francês para um público diverso, não …

O lugar e o não-lugar do sujeito enunciador na narrativa de Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto

<i>Por Thiago Feli</i>cio<p>cena da adaptação de <i>Triste fim de Policarpo Quaresma</i> para o teatro por Antunes Filho, 2011.<p>Parece redundante e curioso o fato que …