Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura, Artes e Comportamento

As viagens transformadoras de Paul Bowles

<i>Por Emma Rodríguez</i><p>No começo de <i>O céu que nos protege</i>, sua obra mais célebre, Paul Bowles, deixa claro que a diferença fundamental entre o turista e o …

Numa folha, leve e livre – de António Ramos Rosa

<i>Por Pedro Belo Clara</i><p>Conta-se já perto de quatro anos desde o falecimento deste poeta maior do universo literário português, e dado que ainda não …

Boletim Letras 360º #215

As notícias que circularam durante a semana em nossa página do Facebook. E ainda estão abertas as inscrições para participar da promoção que sorteia …

O marechal de costas, de José Luiz Passos

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. A frase de Karl Marx, assim deslocada da obra em que …

Machado de Assis, a segunda vida

Há cem anos, feitos exatos às 3h20min da madrugada deste dia 29 de setembro – não tão exatos porque não vivemos num tempo absoluto – o Rio de Janeiro …

O filho de Saul, de László Nemes

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Não foi em vão que <i>O filho de Saul</i> ganhou o Grande Prêmio do Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Não é o caso …

Uma farmácia literária que pode curar quase tudo

<i>Peter Pan</i>, de J. M. Barrie, como remédio para a perda de um membro; crocodilos à parte. E a falta de um cachorro que sirva de babá, que se encarregue …

Sobre o “boom latino-americano” e outros demônios

<i>Por Christopher Domínguez Michael</i><p>Ao comemorar o meio século da aparição de <i>Cem anos de solidão</i>, <i>Troca de pele</i> e <i>Três tristes tigres</i>, obras de Gabriel …

Yorick, embaixador da morte

<i>Por Rafael Ruiz</i><p>cena de <i>Hamlet</i>, adaptação cinematográfica da célebre peça de Shakespeare por Grigori Kozintsev<p>Não nada que eu goste mais na literatura …

Boletim Letras 360º #214

Uma semana intensa para o universo dos livros no Letras in.verso e re.verso. Poderá o leitor comprovar pela leitura deste Boletim de Páscoa. Que o …

O romance como escrita e leitura dissidentes

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Milan Kundera, em seu livro de ensaios <i>Os testamentos traídos</i>, analisa a moralidade do romance como ligado à suspensão de qualquer …

O espírito da ficção científica, de Roberto Bolaño

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Como se faz um romance? A pergunta cuja resposta terá motivado um extenso grupo de pensadores, entre críticos, teóricos e mesmo …

Antonio Di Benedetto, um escritor do anti-Boom

Em casos como este é preferível deter-se na agilidade da prosa e não na densidade diacrônica, porque a língua de <i>Zama</i> é perfeitamente intraduzível. As …

Onze livros para ler na estrada

Reiteradas vezes, o Letras visitou o tema literatura e viagem para compor listas como estas (veja o final desta postagem). Mas, depois de nos …

O. Henry: um escritor de pena branca

<i>Por José M. Ramos</i><p>O. Henry, pseudônimo de William Sydney Potter, foi um escritor estadunidense na transição do século XIX para XX que cultivou o …

Boletim Letras 360º #213

No dia 3 de abril abrimos mais um sorteio no âmbito das celebrações dos 10 anos do Letras in.verso e re.verso. Depois de sortearmos dois exemplares …

João Gilberto Noll, voyeur de todos nós

Alguém escreveu que João Gilberto Noll foi um cronista da intimidade humana e revelou, com sua obra, os nossos recalques e o que, mesmo …

A marca humana, de Philip Roth

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>As informações sobre <i>A marca humana</i> colocam este romance ao lado de <i>Pastoral americana</i> e <i>Casei com um comunista</i> entre os livros de …

Dostoiévski, um romântico desgarrado entre a revolução e Deus

<i>Por Rafael Conte</i><p>A figura de Fiódor Dostoiévski tem chegado para nós repleta de equívocos em parte devido sua esmagadora celebridade. Considerado …

Escritores narcisistas

<i>Por Andrea Aguilar</i><p>Gerard van Kuijl. <i>Narciso</i>.<p>Extrema sensibilidade e considerável fragilidade, certo vampirismo, algo de vaidade – pouco ou muita …

Ievguêni Ievtuchenko

Nenhuma crítica é dissidente sobre o talento criativo de Ievguêni Ievtuchenko, conhecido mundialmente pela sua poesia, mas também pelo grande …

Boletim Letras 360º #212

Nesta semana o Letras sorteou um exemplar de <i>A montanha mágica</i>, um não, dois. E já enviamos os livros para os ganhadores. Muito em breve divulgaremos …

A arquitetura da cidade como mediadora de leitura

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Lembro-me de quando era criança e na tentativa de ler algo eu me detinha a ler os textos que vinham em meus livros didáticos. Isso …

A duquesa, de Saul Dibb

<i>Por Maria Vaz</i><p><i>A duquesa</i> é um filme britânico de 2008, baseado em um <i>best-seller</i> de Amanda Foreman sobre Georgiana: uma mulher que, antes de completar …

Viagem ao fim da noite, o grande romance escrito pela fúria

<i>Por John Banville</i><p>Céline em Nova York, anos 1930.<p><i>Voyage au bout de la nuit</i>, ou <i>Viagem ao fim da noite</i>, publicado originalmente em 1932, é um dos …

Obras-primas perdidas e felizmente recuperadas

Walt Whitman: nos últimos anos, dois textos resgatados<p>A história da literatura está cheia de casos de obras destruídas, censuradas ou extraviadas. …

Baudelaire & Poe, Ltda

<i>Por Rafael Ruiz</i><p>ilustração: Falk Nordmann<p>Leia-me e saberás me amar. Assim adverte Baudelaire seus leitores. E faz, além disso, num dos melhores livros …

Boletim Letras 360º #211

Bertolt Brecht: ganha edição um texto inédito do escritor no Brasil<p>Os leitores que acompanham o Letras desde tempos remotos sabem do nosso esforço …

A situação humana, de Aldous Huxley

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>O livro mais conhecido de Aldous Huxley é, sem dúvidas, <i>Admirável mundo novo</i>, considerado nas listas das melhores narrativas …