Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura e entretenimento

Boletim Letras 360º #262

No domingo, 11, noticiamos em nossa página no Facebook algumas novidades por vir aos que acompanham o Letras. Uma delas já está em andamento neste …

Kárita e Kundera

Por Rafael Kafka Quando conheci Kárita, lembrei-me da primeira experiência tida por mim ao ler A insustentável leveza do ser. Eu ainda era o Rafael …

Uma forma de saudade, de Carlos Drummond de Andrade

Por Pedro Fernandes Carlos Drummond de Andrade não alimentou o espírito narcisista – tentador e quase sempre o ar que sopra favorável à fogueira das …

Que fazemos com “Lolita”?

Por Laura Freixas Medo e hostilidade: é a reação de muitos ante o movimento #Metoo, isto é, ante o feminismo aplicado à cultura. Criadores, …

Dunkirk, de Christopher Nolan

Por Pedro Fernandes Foi comum ouvir, quando da apresentação de Dunkirk, que este filme era mais um sobre guerra. Mas não é. Não necessariamente nessa …

Nem Joyce sabia para onde ia seu Ulysses

Por Kiko Amat “Há muitas razões pelas quais a gente acredita que existem livros que ‘devem’ se ler”, afirma Mikita Brockman em Contra a leitura, “mas …

Boletim Letras 360º #261

Na próxima semana iniciaremos uma promoção nova no Instagram do Letras. Para saber mais detalhes sobre e participar fica, então, o convite para …

Juan Carlos Onetti, Santa María ante o Boom

Por Ignacio Bajter Pouco depois de a Compañía Fabril haver publicado O estaleiro em 1961, Juan Carlos Onetti atende com enorme desconfiança ao …

Minotauro, de Benjamin Tammuz

Por Pedro Fernandes Ovídio, autor romano, descreve o Minotauro como metade homem e metade touro. Na mitologia grega, a criatura é representada como …

Corra!, de Jordan Peele

Por Pedro Fernandes Corra!, à maneira de Mother!, de Darren Aronofski é uma narrativa alegórica. Os termos se justificam pela ordem comum que designa …

Os diários de Sylvia Plath

Por Rafael Narbona Sabemos realmente o que se passava no interior de Sylvia Plath? Neurose, insatisfação vital, uma profunda melancolia, um agudo …

Carolina Maria de Jesus, a escritora que catava papel numa favela

Por Sara Mesa Em 1960, o Brasil assistiu a um fenômeno editorial sem precedentes. Quarto de despejo, o diário de uma mulher que vivia na favela do …

Sor Juana Inés de la Cruz, expoente literário e educativo do Século de Ouro espanhol

Por Alberto López No México do século XVII, então conhecido como Nova Espanha, o acesso a educação e a curiosidade pela aprendizagem eram dois …

Boletim Letras 360º #246

Um filme sobre Lygia Fagundes Telles estreia no cinema. Mais sobre, ao longo deste Boletim. O blog Letras in.verso e re.verso entrou na última semana …

Esculpindo o tempo nas recorrências da existência

Por Rafael Kafka Frame de O sacrifício, de Andrei Tarkovsky De 2014 para cá, comecei a me interessar mais por questões ligadas ao estilo das obras. A …

Nem autor nem autoridade

Por Luis Magriyà Ao longo do século XIX, o gênero romanesco foi estabelecendo uma aliança entre autor e autoridade que, já propiciada pela …

A noite da espera, de Milton Hatoum

Por Pedro Fernandes A primeira referência que saltará aos olhos do leitor diante o nome do protagonista do romance de Milton Hatoum é a personagem de …

O outro Drácula de Bram Stoker

Por Bruno Pardo Porto Fotograma de Drácula, de Tod Browning e Karl Freund (1931). Durante mais de cem anos passou despercebido, descansando num …

Visões de Joseph Conrad

Por Antonio Muñoz Molina Quanto mais o tempo passa, mais contemporâneo nosso é Joseph Conrad. Vivemos num mundo de identidades culturais tão …

Cecília Meireles: transcendência, musicalidade e transparência

Por Neiva Dutra Cecília Meireles em Ouro Preto. Mário de Andrade, referindo-se a Cecília Meireles, disse que ela passou – não necessariamente …

Boletim Letras 360º #245

Muito próximos de atravessar a porteira dos dez para os onze anos online, temos notícias. Os que acompanham este blog desde há muito (e leram nosso …

Paulo de Tarso Correia de Melo: poeta-maior

Por Márcio de Lima Dantas A obra reunida do poeta Paulo de Tarso Correia de Melo (Talhe rupestre: poesia reunida e inéditos. Natal: EDUFRN, 2008) …

José Saramago e Jorge Amado. A arte da amizade

Por Pedro Fernandes A coisa mais bonita de ressaltar na relação entre os homens é uma amizade – seja qual for seu nível. Não falo sobre a amizade por …

Os noivos, de Alessandro Manzoni

Por Pedro Fernandes O romance Os noivos forma, juntamente com outros livros do seu século, parte na extensa quantidade de obras que contribuíram para …

A relevância atual de Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos

Por Maria Vaz Graciliano Ramos dispensa apresentações – já foi alvo de muitos textos publicados pelo Letras in.verso e re.verso. Nessa medida, com …

Boletim Letras 360º #244

Amigos, esta é a edição da semana que copia as novidades que foram trazidas esta semana na página do Letras no Facebook. Eis o convite para revê-las. …

Escritos nas margens

Por Mireya Hernández O exemplar de David Foster Wallace de Players, do Don DeLillo Quando Nelson Mandela estava preso na África do Sul, caiu em suas …

Arco de virar réu, de Antonio Cestaro

Por Pedro Fernandes “Você vive dentro de sua cabeça. Você não vive no mundo”. A afirmativa do narrador de Arco de virar réu contradiz sua própria …

Seicho Matsumoto, pai da literatura proletária e policial no Japão

Por Sergio Vera Escuta o milagre japonês? Não, não é a multiplicação dos pães e dos Pokémon. Tampouco a (enésima) ressurreição de Son Goku, mas o …