Letras in.verso e re.verso

By Pedro Fernandes de O. Neto | Blog dedicado à publicação de conteúdo sobre Literatura, Artes e Comportamento

Aurora Bernárdez, sem Julio Cortázar

O nome de Aurora Bernárdez nunca conseguiu ser desassociado da figura de Julio Cortázar, com quem se casou em 1953 e com quem viveu em Paris durante …

Boletim Letras 360º #224

Neste domingo, 25 de junho, encerramos a promoção que sorteia um exemplar dos <i>Contos completos</i>, de Dostoiévski; como dissemos no Facebook, alcançando …

Como enfrentar Ulysses

<i>Por E. J. Rodríguez</i><p>James Joyce<p>Foi meu pai quem me aconselhou algumas vezes, com ênfase, a leitura de <i>Ulysses</i>. Suas recomendações sempre eram certeiras …

A ilha, de Aldous Huxley

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>O romance de tese é costumeiramente descrito como produto do naturalismo. Trata-se de uma prosa narrativa a serviço da …

George Orwell e a podridão dos livros

<i>Por Javier Borràs</i><p>Um livro velho fede a moscas mortas, o pó rasga a garganta e deixa a língua pesada. Mas, durante o frio inverno londrino, na …

Três possibilidades sobre a Literatura Gay

<i>Por Luisgé Martín</i><p>Francisco Hurtz<p>Em 1897, Oscar Wilde escreveu na prisão de Reading uma extensa carta para seu amor Lord Alfred Douglas, <i>Bosie</i>, …

Inventário, de Heleno Godoy

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Duas coisas chamam atenção sobre a caprichada edição agora publicada pela Martelo Casa Editorial: a primeira delas é a celebração …

Boletim Letras 360º #223

Aqui está mais uma edição do Boletim Letras 360º. Há 223 semanas que mapeamos notícias diversas sobre o universo literário e de interesse do blog e …

Entrelugar

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Li <i>On The Road</i> quando tinha uns 19 anos de idade. Na época, o livro me serviu de mote para ampliar meu modo de ser e começar a querer …

O homem sem doença, de Arnon Grunberg

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>A reinserção de Arnon Grunberg entre as obras mais recentes publicadas no Brasil corrige um grave desvio que colocava leitores em …

Milena Jesenská, muito além de namoradinha de Franz Kafka

<i>Por Juan Bonilla</i><p>Milena Jesenská e sua mãe Staši Fleischmann, em 1925<p>Eis um livro maravilhoso: emocionante, perturbador, difícil de esquecer. Foi …

J. R. R. Tolkien, o mito desconstruído

John Ronald Reuel Tolkien, o escritor que entreteve gerações de leitores do mundo inteiro com o seu <i>Legendarium</i> (assim descreveu sua mitologia sobre a …

Juan Goytisolo

Certa vez, numa crônica em homenagem a Juan Goytisolo publicada na revista <i>Espacio / Espaço escrito</i>, José Saramago se referiu ao escritor espanhol …

Boletim Letras 360º #221

No último dia 31 de maio concluímos uma chamada para receber textos a fim de compor um dossiê sobre a obra de Lima Barreto; foram 18 textos enviados …

Na tua face

<i>Por Marina Rufo Spada Boyd</i><p>Em <i>Na tua face</i>, romance escrito em 1993 pelo português Vergílio Ferreira, é-nos exposto duas figuras femininas de …

A bagaceira, de José Américo de Almeida

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>Houve um tempo não muito distante que o Brasil em sua boa parte era rural – sobretudo as regiões Norte e Nordeste porque quase …

16 + 2 romances de formação que devemos ler

Goethe à janela de seu apartamento em Via del Corso, Roma. Pintura de Johann Tischbein, 1787.<p>Há uma <i>forma</i> romanesca que tem ganhado espaço entre os …

Cem anos de solidão cumpriu a profecia de Melquíades

<i>Por Conrado Zuluaga</i><p>Gabriel García Márquez. Foto: Ben Martin.<p>Nos anos anteriores aos 13 meses de reclusão – o tempo gasto para colocar em pouco mais …

Rodolfo Walsh, a pena e a pistola

<i>Por César G. Calero</i><p>– Um fuzilado está vivo!<p>Rodolfo Walsh era um resoluto escritor de romances policiais e incipiente divulgador cultural quando em …

Boletim Letras 360º #220

Antes de apresentar as notícias publicadas durante a semana em nossa página no Facebook, é necessário registrar um esclarecimento aos nossos leitores …

Os sete capítulos esquecidos de Cem anos de solidão

<i>Por Álvaro Santana-Acuña</i><p>Meses antes de terminar de escrever <i>Cem anos de solidão</i>, Gabriel García Márquez carregava sérias dúvidas sobre a qualidade de …

Pequeno poema pedagógico

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Há algum tempo ouço que alunos são seres os quais devemos manter à distância de nós para nossa própria segurança. Isso se deve a uma …

Um amor incômodo, de Elena Ferrante

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>É e não é sempre o mesmo universo da tetralogia napolitana o que Elena Ferrante se preocupa em descrever nos demais livros que …

É urgente redescobrir a poesia de Hilda Hilst

Entre os nomes que ousaram intervir com os chamados temas pouco poéticos está o de Hilda Hilst. Isso está agora ainda mais claro porque se tem acesso …

José Américo de Almeida

Aconteceu com a literatura brasileira um fenômeno que terá se manifestado em grande parte das literaturas ao redor do mundo. Trata-se da integração …

Boletim Letras 360º #219

Aproveitamos a ocasião em que falaremos sobre a reedição de dois novos títulos da obra de Lima Barreto para dizer que estamos com chamada aberta para …

A violência como produto humano

<i>Por Rafael Kafka</i><p>Alejandro Obregón<p>Muito tem me interessado o a análise de questões ligadas à violência dentro do cinema e das séries que acompanho. …

Café Society, de Woody Allen

<i>Por Maria Vaz</i><p>Woody Allen pertence a um grupo de realizadores que, normalmente, ou se ama ou se detesta. Incita o extremo. Pessoalmente, gosto dele. …

O museu do silêncio, de Yoko Ogawa

<i>Por Pedro Fernandes</i><p>É curioso observar como sempre a literatura japonesa é reduzida ao lugar de estranha na opinião de grande parte da crítica …