Bibliotecas Escolares do Seixal - Revista nº 7
 cover image
Avatar - João Paulo Proença
João Paulo Proença

Bibliotecas Escolares do Seixal - Revista nº 7

Olhares sobre o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho em torno da iniciativa "Estação do livro" promovida, anualmente, pela Biblioteca Municipal do Seixal e que este ano celebrou o seu 20º aniversário. Data de Publicação: Janeiro 2023.

222 Viewers169 Page flips6 Followers13 Stories
Photo: blogger.googleusercontent.com

Most recent stories in Bibliotecas Escolares do Seixal - Revista nº 7


  • Mais uma vez, a iniciativa Estação do Livro, uma parceria entre a Biblioteca Municipal do Seixal e as bibliotecas das escolas que integram a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, trouxe-nos um conjunto de atividades promotoras de diferentes literacias primando pela diversidade e pertinência dos temas abordados, desde a tradição oral, à filosofia ou escrita criativa, entre outras.

    Um leque variado de dinamizadores proporcionou ao AE Pedro Eanes Lobato momentos que contribuíram de forma muito interessante para o dinamismo das nossas bibliotecas e das nossas escolas, aguçando a curiosidade, estimulando a reflexão e a criatividade dos participantes. De forma diferente, todos eles nos proporcionaram experiências enriquecedoras com um impacto muito positivo junto daqueles que nelas puderam participar.

    Parabéns à «nossa» Estação do Livro pelos seus 20 anos de existência!

    Avatar - João Paulo Proença
    20 anos - Estação do Livro

    20 anos - Estação do Livro

    Este ano a Estação do livro comemora 20 anos. A iniciativa é dinamizada pela Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com as bibliotecas das …

  • A iniciativa «Estação do Livro» é uma atividade anual promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal e que oferece às Bibliotecas Escolares da escolas do Concelho a oportunidade de usufruírem da presença de diversos tipos de animadores (psicólogos e atores, entre outros), que promovem a leitura e a escrita entre os alunos dos vários Ciclos de Ensino.
    Esta iniciativa é de extrema importância quer pela qualidade dos intervenientes - que se revela no impacto junto aos alunos - quer pela promoção da ação da Biblioteca Escolar e das suas parcerias.
    Aqui fica um relato das atividades realizadas na BE da Escola Secundária da Amora.

    Avatar - João Paulo Proença
    Estação do Livro 2022 | Biblioteca Da Esa

    Estação do Livro 2022 | Biblioteca Da Esa

    A iniciativa «Estação do Livro» é uma atividade anual promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal e que oferece às Bibliotecas Escolares da escolas …

  • A Estação do Livro é uma atividade distintiva do concelho do Seixal. É uma altura do ano aguardada com expetativa, pelos professores e recebida com entusiasmo pelos alunos.

    Para mim, que pela primeira vez que sou professora bibliotecária e exerço nas BE do 1º ciclo do AE António Augusto Louro, foi um prazer enorme e um momento de aprendizagem único.
    Todos os participantes marcaram a quinzena com um dom que não se quer perdido, com um colorido que se quer celebrado.

    A todos os que vieram às bibliotecas e a todos os que estiveram nos bastidores, o nosso bem hajam.

    Avatar - João Paulo Proença
    estacao livro2022
    1:04

    estacao livro2022

    A Estação do Livro é uma atividade da Biblioteca Municipal do Seixal, que acontece em novembro de cada ano.

  • A BE da Escola Secundária Dr. José Afonso acolhe e participa na Estação do Livro há 20 anos, tantos quantos tem esta grande iniciativa da Biblioteca Municipal do Seixal realizada em parceria com as bibliotecas escolares do Seixal. Neste itinerário de leitura(s), que tem as escolas do concelho como apeadeiros preferenciais, já vimos chegar escritores, atores, contadores de histórias, mediadores de leitura, animadores culturais de diversas instituições, comunicadores, ilustradores que têm criado o entusiasmo pelos livros e pelo ato de ler. Na estação do livro deste ano recebemos 4 dinamizadores que primaram pela qualidade da sua intervenção e pelo que conseguiram despertar nos alunos. Destacamos esta: "Uns Quantos Prometeus". Nesta performance com leitura, Cláudio Pereira conta histórias. Conta? Não! Provoca a reflexão sobre a importância da preservação e universalidade do conhecimento, da verdade e da vontade de aprender que marca a história da humanidade e que, ainda hoje, é preciso defender. Os alunos leram e foram agentes libertadores deste Prometeu. É com eles que agora está a luz!”. Longa vida à Estação do Livro

    Avatar - João Paulo Proença
    FlipboardIcon version of the Flipboard logo

    Biblioteca da José Afonso on Instagram: ""Uns Quantos Prometeus". Nesta performance com leitura, Cláudio Pereira conta histórias. Conta? Não! Provoca a reflexão sobre a importância da preservação e universalidade o conhecimento, da verdade e da vontade de aprender que marca a história da humanidade e que, ainda hoje, é preciso defender. Os alunos leram e foram agentes libertadores deste Prometeu. É com eles que agora está a luz! Mais uma sessão da Estação do Livro com 2 turmas do 9ºano e as professoras Adelaide Grilo e Fátima Franco. #bibliotecasescolares #estaçaodolivro #estaçãodolivro #prioridadesdasbibliotecaescolares #promoçãodaleitura #schoollibraries #bibliotecamunicipalseixal #rbe_pt #leitura #todosalermais #estacaodolivro"

    Welcome back to Instagram. Sign in to check out what your friends, family & interests have been capturing & sharing around the world.

  • Dia 22 de novembro, no âmbito da Estação do Livro, o agrupamento de escolas João de Barros, recebeu Cláudio Pereira que dinamizou a atividade "Uns quantos Prometeus". Este símbolo da sabedoria e da vontade de aprender foi o mote para a interatividade com os alunos, deixando-nos uma mensagem inspiradora para a busca do conhecimento, do saber e da verdade.

    Deste modo, foi inaugurado o novo espaço da Biblioteca Escolar José Gustavo com assento no conhecimento. https://www.aejoaodebarros.pt/87-notcias/ltimas-notcias/1354-a-estacao-do-livro-esta-de-volta

    Avatar - João Paulo Proença
    João Paulo Proença
  • Todos os anos, na última quinzena de novembro, a Câmara Municipal do Seixal/ Biblioteca Municipal do Seixal convida as bibliotecas escolares a juntarem-se à extraordinária iniciativa "Estação do Livro". Tornou-se fundamental esta parceria que a Biblioteca Municipal do Seixal estabelece com as bibliotecas escolares do Concelho e este ano cumpriram-se os seus 20 anos de vida!

    Apresenta-se com um programa anual muito diversificado, com sessões destinadas aos nossos alunos e professores que constituem os nossos potenciais leitores.

    Na biblioteca da Escola Secundária A. Reis Silveira as sessões no âmbito deste projeto tornaram-se essenciais para a promoção da leitura e para a motivação para a leitura.

    Trata-se de um programa transformador ao valorizar o comportamento leitor ativo, expondo o aluno diante de um texto, de um processo de construção de sentidos, onde a leitura supera o nível meramente tradicional. O impacto é, sempre, muito positivo, pois sujeita os nossos alunos a experiências muito ricas e reflexivas.

    Avatar - João Paulo Proença
    2bi Novembro2022

    2bi Novembro2022

    Publishing platform for digital magazines, interactive publications and online catalogs. Convert documents to beautiful publications and share them worldwide. Title: 2bi Novembro2022, Author: BibliotecaesARS, Length: 31 pages, Published: 2022-12-02

See more stories
Bibliotecas Escolares do Seixal - Revista nº 7
Magazine

More Magazines by João Paulo Proença