Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº7 cover image
Avatar - João Paulo Proença
João Paulo Proença

Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº7

Olhares sobre o trabalho coletivo, realizado pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Almada, em torno das comemorações do mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Data de Publicação: fevereiro 2023.

128 Viewers149 Page flips3 Followers15 Stories
Photo: lh4.googleusercontent.com

Most recent stories in Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº7

  • No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, as BE do concelho de Almada uniram-se num projeto comum, construir marcadores de leitura, de acordo com o tema aglutinador "Ler para a Paz e Harmonia Globais”.
    As quatro BE do AE Professor Ruy Luís Gomes participaram na iniciativa com as oficinas “MARCA A TUA LEITURA E SEGUE A AVENTURA”.
    Partindo da leitura e exploração das obras, "O Lagarto” e “O Silêncio da Água" de José Saramago, e da animação “Filhote”, de Marat Valerievich Narimanov, os alunos do 1º e 2º ciclos deram asas à imaginação e elaboraram marcadores muito originais que foram distribuídos na comunidade.
    Agradecemos a todos os professores e alunos envolvidos nesta atividade.

    Avatar - João Paulo Proença
    FlipboardIcon version of the Flipboard logo

    Marcadores_AEPRLG_fotoplay2022.mp4

    Google Docs

  • Os Professores Bibliotecários do concelho de Almada, dando expressão à comemoração coletiva do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares de 2022, congregaram esforços e concorreram para uma exposição coletiva de marcadores de livros de e com alunos do pré-escolar ao ensino secundário, dos ensinos regular e profissional e incluindo unidades de crianças portadoras de deficiência visual de um dos Agrupamentos de Escolas.

    Avatar - João Paulo Proença
    Exposição para a Paz e Harmonia Globais

    Exposição para a Paz e Harmonia Globais

    Uns enfatizaram a paz, outros as leituras que fizeram; uns desenharam, outros pintaram, alguns legendaram... e não faltaram marcadores em Braille. O …

  • Para esta revista Flipboard n.º7, as bibliotecas do Agrupamento Elias Garcia partilham um pequeno vídeo do YouTube, em https://youtu.be/H0j4RZrUz1E , com o resumo das principais atividades realizadas nas bibliotecas do AE Elias Garcia, Almada, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) do corrente ano letivo. Nesta celebração anual, com o tema LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS, as bibliotecas escolares da EB Elias Garcia, EB Miquelina Pombo e JI Sobreda tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolveram e provarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico e vital nas suas escolas.

    Avatar - João Paulo Proença
    MIBE AE Elias Garcia 2022
    1:42

    MIBE AE Elias Garcia 2022

    Atividade do mês de outubro das bibliotecas do AE Elias Garcia, 2022.

  • Ao longo do mês de outubro a Biblioteca Escolar do AE Trafaria desafiou a comunidade a participar na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE).
    Foram desenvolvidas atividades relacionadas com a leitura e escrita, cultura, cidadania e presença em linha.
    Aqui se destacam algumas,

    Avatar - João Paulo Proença
    Ler para a Paz - Dia da Biblioteca Escolar

    Ler para a Paz - Dia da Biblioteca Escolar

    Ao longo do mês de outubro a Biblioteca Escolar do AE Trafaria desafiou a comunidade a participar na comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas …

  • No âmbito da temática do MIBE 2022 Ler para a paz e a harmonia globais e da atividade concelhia que englobou todas as escolas da rede de bibliotecas do concelho de Almada, o Agrupamento de Escolas da Caparica lançou mãos à obra, desafiou os alunos e professores e juntos elaboraram marcadores alusivos à temática.
    O produto que a seguir se apresenta corresponde ao trabalho desenvolvido por alunos, docentes e professores bibliotecários na elaboração dos marcadores. Do culminar deste trabalho resultou uma mostra conjunta de marcadores das escolas do concelho, patente, de forma itinerante, nas bibliotecas escolares de vários agrupamentos. Destacamos, em particular, a mostra concelhia levada numa das escolas do nosso agrupamento - a Escola Básica da Costa da Caparica.

    Avatar - João Paulo Proença
    MIBE 2022: "Ler para a paz e harmonia globais" - elaboração de marcadores

    MIBE 2022: "Ler para a paz e harmonia globais" - elaboração de marcadores

    O produto que a seguir se apresenta corresponde ao trabalho desenvolvido por alunos, docentes e professores bibliotecários, do AEC, na elaboração dos …

  • Sendo outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE 2022) as bibliotecas do Agrupamento de Escolas António Gedeão proporcionaram diversas atividades que envolveram todas as turmas.
    Subordinado ao tema "LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS", o MIBE 2022 contou com a realização de exposições de marcadores e fotografias, concursos, poesia, encontros com escritores, sessões de leitura e exibição de filmes.

    Avatar - João Paulo Proença
    MIBE – Marcadores das BE do Concelho de Almada

    MIBE – Marcadores das BE do Concelho de Almada

    Este é um filme de que nos orgulhamos. Enquanto Agrupamento e enquanto BE do Concelho de Almada. Estes marcadores tão bonitos seguiram em exposição …

See more stories
Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº7
Magazine

More Magazines by João Paulo Proença