Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4  cover image
Avatar - João Paulo Proença
João Paulo Proença

Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4

Olhares sobre o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Almada em torno da leitura, ao longo do ano letivo 2020/2021. Data de Publicação: Julho 2021.

106 Viewers131 Page flips5 Followers13 Stories
Photo: 1.bp.blogspot.com

Most recent stories in Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4

  • O gosto pelo Livro e pela Leitura devem ser fomentados desde a infância. A BE da EB Presidente Maria Emília - AE Daniel Sampaio, em articulação com os professores titulares de turma, dada a proximidade da Mata dos Medos, iniciou o projeto,” Ler na Natureza”, no qual, semanalmente, uma turma se desloca à mata para a realização de momentos de leitura.
    Este projeto tem como objetivos: desenvolver o gosto pela leitura; realizar leituras num ambiente não formal e habitual; proporcionar momentos onde os alunos possam observar elementos que façam parte da história ou do currículo; criar atividades variadas e motivantes; desenvolver um trabalho colaborativo BE/professores; construir uma comunidade educativa, ativa e participativa e promover o sucesso educativo.

    Avatar - João Paulo Proença
    Animoto video

    Animoto video

    Animoto makes video creation easy! Animoto's video maker turns your photos and video clips into professional videos in minutes. Fast and shockingly …

  • Promover a leitura, o gosto por ouvir contar histórias e recriar sentidos é uma das grandes missões das bibliotecas escolares, sobretudo junto dos mais pequeninos, os que parecem não perder o encantamento que as palavras provocam, donde a relevância dada à animação da leitura para o pré-escolar, mesmo durante o confinamento.
    É neste contexto que surge o texto que ora se publica no facebook das BE Lorosae.
    A Hora do Conto no Pré-Escolar
    Desde o início do 2.º semestre, algumas das horas dedicadas ao trabalho desenvolvido nas Belorosae têm sido canalizadas para a leitura de contos nas turmas do Pré-Escolar das EB Louro Artur e Santa Maria. Neste contexto, é com particular agrado que observei que a receção das crianças desta idade à hora do conto tem sido bastante positiva, dando azo não só à leitura das histórias selecionadas pelas educadoras, mas também a conversas animadas e discussão posteriores com os diversos grupos acerca das mesmas.
    De igual modo, a atividade da leitura tem sido complementada com desenhos elaborados nas diversas salas, em vários formatos, que são posteriormente afixados nas salas e publicadas na página do Facebook e Instagram.
    Nunca é demais lembrar que, para que se possa promover o gosto pela leitura e o hábito de manejar e consultar um livro, é necessário que se adotem estratégias que promovam tal objetivo. Deste modo, a estratégia da hora do conto é fundamental nesta conquista.
    Nos dias de hoje, a hora de conto deve fazer parte da rotina das crianças no contexto de pré-escolar, no entanto, nem tudo é real, nem todos os alunos conseguem adquirir uma ligação com o livro experienciando-o em pré-escolar. Existe a necessidade de continuar com uma rotina que potencie uma experiência de aprendizagem através de um conto e uma crescente paixão pela leitura e pelo livro, uma vez que a hora do conto permite “alimentar a necessidade infantil de ouvir histórias, criando assim condições para que ela venha a satisfazer-se também com a leitura futura de contos e romances juvenis”, assim como “estimular, nas crianças que ainda não sabem ler, o desejo de dominar os mecanismos da leitura, de se tornarem, elas também, capazes de decifrar esse código misterioso que se espraia pelas páginas dos livros” (Gomes J., 1996).
    Oxalá estas escassas horas possam desenvolver, a par e passo, esse gosto pela decifração da palavra nos nossos pequenos ouvintes e futuros leitores!
    Maria do Céu Mantas
    (Equipa de Coordenação das BE Lorosae)
    #agrupamentodeescolascarlosgargaté #alermais2027 #charnecaalermais #diáriodebordo #promoveraleitura

    Avatar - João Paulo Proença
    DIÁRIO DE BORDO

    DIÁRIO DE BORDO

    A FORMAÇÃO DE UTILIZADORES é uma atividade de extrema importância paraorientar e transmitir procedimentos de utilização do espaço e dos recursos aos …

  • Avatar - João Paulo Proença
    Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4

    Magazine
    Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4

    Avatar - João Paulo Proença
    Curated byJoão Paulo Proença

    Olhares sobre o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Almada em torno da leitura, ao longo do ano letivo 2020/2021. Data de Publicação: Julho 2021.

  • As bibliotecas do Agrupamento Elias Garcia associaram-se à comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e participaram na atividade promovida pela RBE. Desafiaram os alunos do 1.º ciclo a lerem e a gravarem os textos de alguns autores de língua portuguesa. Os excertos ou pequenos contos foram lidos nas salas de aula e, posteriormente, a gravação dos mesmos foi integrada num padlet preparado para este efeito.
    Pela sua diversidade, partilha e reação dos ouvintes foi uma atividade muito bem recebida por todos.

    Avatar - João Paulo Proença
    Dia Mundial da Língua Portuguesa

    Dia Mundial da Língua Portuguesa

    Somos cerca 265 milhões de falantes. Partilhamos de algo único que nos aproxima e permite expressar as belas melodias da diferença. Em Portugal, em …

  • Três LLL!
    No Agrupamento, fizemos da Leitura, uma prioridade. Como sempre.
    E dos Livros, uma necessidade. A querermos Ler, mais e melhor.

    No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO GEDEÃO apesar de todas as contingências as BEs estiveram ON.
    Estivemos: presentes na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura; no Dia do Patrono (25 de maio) sob o lema “Do ler ao escrever nas ondas da imaginação - Mudança”; no Projeto READ ON, com uma turma do Secundário, na actividade Fanfiction com a escritora irlandesa Louise O´Neill e ,finalmente, na Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e do Dia do Livro.
    https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTIWOkLsV5dCk-cYtUhAGc3pvwvH-LXLZQip37hkP5Sp4Kro_okWM-AZhc9IlaS7eo23aiZp1PBPPVg/pub

    Avatar - João Paulo Proença
    João Paulo Proença
See more stories
Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4
Magazine

More Magazines by João Paulo Proença