O gosto pelo Livro e pela Leitura devem ser fomentados desde a infância. A BE da EB Presidente Maria Emília - AE Daniel Sampaio, em articulação com os professores titulares de turma, dada a proximidade da Mata dos Medos, iniciou o projeto,” Ler na Natureza”, no qual, semanalmente, uma turma se desloca à mata para a realização de momentos de leitura.
Este projeto tem como objetivos: desenvolver o gosto pela leitura; realizar leituras num ambiente não formal e habitual; proporcionar momentos onde os alunos possam observar elementos que façam parte da história ou do currículo; criar atividades variadas e motivantes; desenvolver um trabalho colaborativo BE/professores; construir uma comunidade educativa, ativa e participativa e promover o sucesso educativo.

Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4
Olhares sobre o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Almada em torno da leitura, ao longo do ano letivo 2020/2021. Data de Publicação: Julho 2021.
Most recent stories in Bibliotecas Escolares de Almada - Revista nº4
Promover a leitura, o gosto por ouvir contar histórias e recriar sentidos é uma das grandes missões das bibliotecas escolares, sobretudo junto dos mais pequeninos, os que parecem não perder o encantamento que as palavras provocam, donde a relevância dada à animação da leitura para o pré-escolar, mesmo durante o confinamento.
É neste contexto que surge o texto que ora se publica no facebook das BE Lorosae.
A Hora do Conto no Pré-Escolar
Desde o início do 2.º semestre, algumas das horas dedicadas ao trabalho desenvolvido nas Belorosae têm sido canalizadas para a leitura de contos nas turmas do Pré-Escolar das EB Louro Artur e Santa Maria. Neste contexto, é com particular agrado que observei que a receção das crianças desta idade à hora do conto tem sido bastante positiva, dando azo não só à leitura das histórias selecionadas pelas educadoras, mas também a conversas animadas e discussão posteriores com os diversos grupos acerca das mesmas.
De igual modo, a atividade da leitura tem sido complementada com desenhos elaborados nas diversas salas, em vários formatos, que são posteriormente afixados nas salas e publicadas na página do Facebook e Instagram.
Nunca é demais lembrar que, para que se possa promover o gosto pela leitura e o hábito de manejar e consultar um livro, é necessário que se adotem estratégias que promovam tal objetivo. Deste modo, a estratégia da hora do conto é fundamental nesta conquista.
Nos dias de hoje, a hora de conto deve fazer parte da rotina das crianças no contexto de pré-escolar, no entanto, nem tudo é real, nem todos os alunos conseguem adquirir uma ligação com o livro experienciando-o em pré-escolar. Existe a necessidade de continuar com uma rotina que potencie uma experiência de aprendizagem através de um conto e uma crescente paixão pela leitura e pelo livro, uma vez que a hora do conto permite “alimentar a necessidade infantil de ouvir histórias, criando assim condições para que ela venha a satisfazer-se também com a leitura futura de contos e romances juvenis”, assim como “estimular, nas crianças que ainda não sabem ler, o desejo de dominar os mecanismos da leitura, de se tornarem, elas também, capazes de decifrar esse código misterioso que se espraia pelas páginas dos livros” (Gomes J., 1996).
Oxalá estas escassas horas possam desenvolver, a par e passo, esse gosto pela decifração da palavra nos nossos pequenos ouvintes e futuros leitores!
Maria do Céu Mantas
(Equipa de Coordenação das BE Lorosae)
#agrupamentodeescolascarlosgargaté #alermais2027 #charnecaalermais #diáriodebordo #promoveraleituraAs bibliotecas do Agrupamento Elias Garcia associaram-se à comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e participaram na atividade promovida pela RBE. Desafiaram os alunos do 1.º ciclo a lerem e a gravarem os textos de alguns autores de língua portuguesa. Os excertos ou pequenos contos foram lidos nas salas de aula e, posteriormente, a gravação dos mesmos foi integrada num padlet preparado para este efeito.
Pela sua diversidade, partilha e reação dos ouvintes foi uma atividade muito bem recebida por todos.Três LLL!
No Agrupamento, fizemos da Leitura, uma prioridade. Como sempre.
E dos Livros, uma necessidade. A querermos Ler, mais e melhor.
No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO GEDEÃO apesar de todas as contingências as BEs estiveram ON.
Estivemos: presentes na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura; no Dia do Patrono (25 de maio) sob o lema “Do ler ao escrever nas ondas da imaginação - Mudança”; no Projeto READ ON, com uma turma do Secundário, na actividade Fanfiction com a escritora irlandesa Louise O´Neill e ,finalmente, na Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e do Dia do Livro.
https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTIWOkLsV5dCk-cYtUhAGc3pvwvH-LXLZQip37hkP5Sp4Kro_okWM-AZhc9IlaS7eo23aiZp1PBPPVg/pubMais um ano em que a Escola Secundária Cacilhas-Tejo colaborou no Projeto READ ON em prol do desenvolvimento de competências da leitura e da escrita. Mais um ano de desafios para os alunos e um abrir de novos horizontes