João Paulo Proença flipped this story into BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº2•1277d
Agrupamento de Escolas Monte de Caparica
Setembro. A escola abriu, diferente e com normas bem apertadas. E, também abriram as bibliotecas do agrupamento com regras cuidadosamente pensadas e espaços meticulosamente organizados. E chegaram os alunos.
No 1º ciclo, os pequenitos vão à biblioteca em pequenos grupos, o número de alunos que as dimensões da sala permitem. Mas a biblioteca também visita a sala de aula. E, assim, as atividades continuam a realizar-se, as bibliotecas continuam vivas!
Na escola sede, os alunos antigos espreitam pela porta e hesitantes perguntam se podem entrar. Entram aliviados por perceber que a vida, ali, não parou.
Os recém-chegados, os do 5º, entram confiantes, em bandos, saltitantes e ávidos. Ávidos de usufruir dos espaços, de utilizar os equipamentos, de devorar todos os livros das estantes.
Os professores retomam a sua rotina e levam os alunos até à biblioteca para trabalhos de pesquisa, para testes, para apresentações de trabalho. Usam a sala dos livros, a sala dos computadores, os livros, os tablets…
As bibliotecas do agrupamento continuam a ser um espaço educativo, de informação, de experimentação, e também de recreação.
Não queremos que esse aspeto morra e desenvolvemos, no blogue, desde o ano passado, uma atividade lúdica que regista uma grande adesão. São os “Mistérios”. A brincar, os alunos treinam várias competências entre elas a digital.