BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº2 cover image
Avatar - João Paulo Proença
João Paulo Proença

BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº2

Trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Almada no início do ano letivo 2020/2021 (Setembro/Outubro 2020) .

390 Viewers447 Page flips5 Followers16 Stories
Photo: i.ytimg.com

Most recent stories in BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº2

  • A BECRE da Escola Secundária Cacilhas-Tejo deu início às suas atividades propondo a criação de diferentes clubes e dando continuidade a atividades realizadas em anos anteriores. A este respeito veja-se a exposição da autoria dos alunos de Mandarim

    Avatar - João Paulo Proença
    Mandarim

    Mandarim

  • A biblioteca escolar da Escola Básica e Secundária Francisco Simões lançou um desafio aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2020 (MIBE) com o tema: Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar.
    Eis a resposta: marcadores feitos de alunos do 6º ano, em Educação Tecnológica, da Profª Paula Oliveira.

    A biblioteca ainda espera receber mais «trabalhos»!

    Avatar - João Paulo Proença
  • Agrupamento de Escolas de Anselmo de Andrade
    O Projeto + Leitura +Sucesso, um projeto que se integra no Plano Municipal de Promoção do Sucesso Educativo, no concelho de Almada, proporcionou a experiência de uma oficina de escrita criativa a alunos do 4º ano
    Do longe se fez perto, nas oficinas de escrita criativa orientadas pela escritora Leonor Tenreiro (via zoom, que estes tempos são de distância física) com a colaboração das coordenadoras das EB/JI Feliciano Oleiro e nº 1 do Pragal, das professoras bibliotecárias e professoras titulares de turma e dirigidas a alunos de uma turma de 4º ano em cada uma das escolas de 1º ciclo do nosso agrupamento.
    Os alunos participaram com muito entusiasmo e solicitaram que se repetisse o ateliê.
    As oficinas enquadram-se no projeto +Leitura + Sucesso promovido pela Câmara Municipal de Almada e no Plano de Atividades da Biblioteca Escolar, com vista a incentivar o envolvimento dos alunos em atividades de escrita num contexto lúdico e facilitador do fluir da imaginação e da criatividade. O que… resultou mesmo. E o tempo passou num ápice

    Avatar - João Paulo Proença
    29 outubro 2020 - O Projeto + Leitura +Sucesso leva oficina de escrita criativa a alunos do 4º ano

    29 outubro 2020 - O Projeto + Leitura +Sucesso leva oficina de escrita criativa a alunos do 4º ano

    O Projeto + Leitura +Sucesso, um projeto que se integra no Plano Municipal de Promoção do Sucesso Educativo, no concelho de Almada, proporcionou a …

  • Este mês a Biblioteca Ruy Luís Gomes visita todas as turmas!
    No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares falamos com os alunos acerca da importância da leitura, dos 10’ aLer e apresentamos sugestões.
    Falamos dos procedimentos para requisitar e devolver os livros. Os alunos (re)aprendem a consultar o catálogo e fazem a primeira requisição.
    Os Livros estão em movimento .... o carrinho da leitura circula por todas as salas para facilitar o empréstimo domiciliário e, assim, iniciarmos a atividade 10' aLer.
    Boas leituras!!! Quem lê nunca está confinado.

    Avatar - João Paulo Proença
    Imagen interactiva by becre on Genially

    Imagen interactiva by becre on Genially

    Imagen interactiva November 2, 2020 October 29, 2020 ...em outubro... O que posso fazer na BE?...LIVROS EM MOVIMENTO... Podes REQUISITAR LIVROSConsulta …

  • Agrupamento de Escolas Monte de Caparica
    Setembro. A escola abriu, diferente e com normas bem apertadas. E, também abriram as bibliotecas do agrupamento com regras cuidadosamente pensadas e espaços meticulosamente organizados. E chegaram os alunos.
    No 1º ciclo, os pequenitos vão à biblioteca em pequenos grupos, o número de alunos que as dimensões da sala permitem. Mas a biblioteca também visita a sala de aula. E, assim, as atividades continuam a realizar-se, as bibliotecas continuam vivas!
    Na escola sede, os alunos antigos espreitam pela porta e hesitantes perguntam se podem entrar. Entram aliviados por perceber que a vida, ali, não parou.
    Os recém-chegados, os do 5º, entram confiantes, em bandos, saltitantes e ávidos. Ávidos de usufruir dos espaços, de utilizar os equipamentos, de devorar todos os livros das estantes.
    Os professores retomam a sua rotina e levam os alunos até à biblioteca para trabalhos de pesquisa, para testes, para apresentações de trabalho. Usam a sala dos livros, a sala dos computadores, os livros, os tablets…
    As bibliotecas do agrupamento continuam a ser um espaço educativo, de informação, de experimentação, e também de recreação.
    Não queremos que esse aspeto morra e desenvolvemos, no blogue, desde o ano passado, uma atividade lúdica que regista uma grande adesão. São os “Mistérios”. A brincar, os alunos treinam várias competências entre elas a digital.

    Avatar - João Paulo Proença
    1.ª PISTA - Mistério de outono

    1.ª PISTA - Mistério de outono

    Olá detetive! Bem-vindo ao primeiro mistério do blogue de 2020/2021!!! Este mistério vai ser feito totalmente online. As respostas também! Se …

  • No Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, as BE Lorosae lançaram um desafio digital de escrita criativa dirigido aos alunos: "Estamos bem, estamos On!"
    Este projeto, nascido durante o confinamento, teve e tem como principal objetivo manter coesa a relação entre os alunos de cada turma, utilizando como meio a escrita criativa.
    É a proposta de uma atividade de articulação BE/ APT a realizar semestralmente por cada turma com a colaboração dos respetivos DT, secretário ou professor titular, embora possa ser alargada a todas as línguas, representando inclusive um elemento de avaliação, se se optar pela redação de histórias individuais.
    Consiste num desafio de escrita de pequenas histórias coletivas e/ou individuais num máximo de 70 palavras, sendo obrigatórias 7.
    As palavras propostas para o segundo desafio são: escola, amigos, bem, segurança, saudades, aventuras, responsabilidade.
    As histórias são publicadas por cada turma até ao final de cada semestre, num padlet - mural digital - criado para o efeito e divulgado pelos canais digitais das BE Lorosae (facebook, instagram e blogue - "Diário de Bordo").
    Algumas das melhores histórias poderão ser publicadas no jornal escolar e/ou divulgadas na página do READ ON, projeto que, citando o CIBE João Paulo Proença, Coordenador do mesmo, tem por ADN "a paixão pela leitura e escrita".

    Avatar - João Paulo Proença
    Estamos bem, estamos ON!

    Estamos bem, estamos ON!

    Este projeto tem como principal objetivo manter coesa a relação entre os alunos de cada turma, utilizando como meio a escrita criativa. É a proposta …

See more stories
BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº2
Magazine

More Magazines by João Paulo Proença