BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº 10 cover image
Avatar - João Paulo Proença
João Paulo Proença

BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº 10

Este número é dedicado às comemorações do cinquentenário da revolução de 25 de Abril de 1974 e ao trabalho que as Bibliotecas Escolares do concelho promoveram neste âmbito. Data de Publicação: Maio 2024

104 Viewers288 Page flips4 Followers16 Stories
Photo: lh7-us.googleusercontent.com

Most recent stories in BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº 10

  • No AE Professor Ruy Luís Gomes, gaivotas voaram

    nas asas da História e da liberdade



    Leram a “Volta ao mundo na mota do meu pai”

    numa viagem de 50 anos



    Leram, pensaram e ilustraram Abril

    todos juntos nos 10 minutos a ler



    Ouviram e falaram de poesia

    em “Março” já se ouvem as canções, os pássaros da primavera



    Viveram a verdade e a mentira

    a autoridade e a manipulação no exercício teatral



    Construíram as “50 Palavras de Abril”

    todos juntos num dicionário coletivo



    Mostraram “Pessoas, Democracia e Objetos”

    em fotos, filmes, jornais e outras coisas reais



    No AEPRLG aprenderam e cresceram

    não querem voltar atrás

    Avatar - João Paulo Proença
    @50 BE_AEPRLG_2024
    1:40

    @50 BE_AEPRLG_2024

  • Nesta edição, celebramos os 50 anos do 25 de abril, um marco histórico que trouxe liberdade e democracia a Portugal.

    A Biblioteca Escolar da Escola Básica da Trafaria convida-te a percorrer este momento transformador através de livros, histórias e atividades que homenageiam os heróis da Revolução dos Cravos e os valores que ela instaurou.

    "A Biblioteca Escolar: um mundo de conhecimento e aventuras à tua espera!"

    Avatar - João Paulo Proença
    50 anos 25 abril

    50 anos 25 abril

    Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por 🄰🄴 🅃🅁🄰🄵🄰🅁🄸🄰 (@escolas_da_trafaria) Publicada por Professor Bibliotecário à(s)

  • Notícia:

    As BE do AE Caparica, no início do ano letivo, associaram-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas. Nesta revista, destacamos um projeto levado a cabo pela equipa das BE, coordenação dos DT e Cidadania, tendo os alunos sido desafiados a eleger representantes e sugerir propostas de melhoria da escola com vista à construção de um agrupamento melhor. Este projeto integra-se no PAA e na iniciativa “Abril depois de Abril”, proposta pela RBE.

    Após as 𝘈𝘴𝘴𝘦𝘮𝘣𝘭𝘦𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘛𝘶𝘳𝘮𝘢, reuniram-se mais de 67 propostas do 1.ºciclo ao ens. sec. regular e profissional, debatidas nas 𝘈𝘴𝘴𝘦𝘮𝘣𝘭𝘦𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘙𝘦𝘱𝘳𝘦𝘴𝘦𝘯𝘵𝘢𝘯𝘵𝘦𝘴 que tiveram assento em cada uma das 5 BE do agrupamento. Em todos este processo registamos o espírito democrático que se fez sentir no debate de todas as propostas a votação. Na etapa seguinte, os representantes de todos os ciclos tiveram oportunidade de apresentar no Conselho Pedagógico de Abril - um aluno de cada ciclo, num total de 9 alunos, eleitos democraticamente pelos seus pares - a proposta mais votada do seu ciclo. Os representantes eleitos estiveram à altura do desafio e exerceram a sua cidadania em pleno. O CP acolheu esta iniciativa e todos, sem exceção, estiveram muitíssimo bem. As propostas terão eco em todo o agrupamento. Abril depois de Abril, sempre!
    Ver esta notícia completa no blogue:

    https://maislivrosquemares.blogspot.com/2024/05/abril-depois-de-abril_22.html


    Avatar - João Paulo Proença
    Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril
    1:05

    Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril

    As BE do Agrupamento de Escolas da Caparica, no início do ano letivo, associaram-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas...

  • A biblioteca da ES de Cacilhas Tejo juntou-se, mais uma vez, à organização da Semana do Conhecimento, a qual, no presente ano, se fez coincidir com a comemoração dos 50 anos do 25 de abril.

    Assim, salientam-se algumas das atividades desenvolvidas na 4ª edição da Semana do Conhecimento (22 a 29 de abril);

    - a abertura e encerramento contaram com a participação do Coro da ESTC, formado por professores da escola, com o repertório “Canta Abril”, composto por canções de exaltação da liberdade maioritariamente de José Afonso;

    -a conferência “A Liberdade em Aristides de Sousa Mendes”, dinamizada pelo neto, António de Sousa Mendes;

    - a conferência “A Liberdade”, dinamizada pelo professor, colunista e investigador, José Pacheco Pereira;

    - o colóquio “Escritores de Abril- Romeu Correia e Maria Rosa Colaço”, dinamizado pelas professoras da USALMA Edite Condeixa e Ângela Mota;

    - o debate em torno de uma BD “A Conquista do Direito de Voto pelas Mulheres”, elaborada por alunos;

    - o visionamento do documentário “Cartas a Uma Ditadura”, de Inês de Medeiros (PNC).

    Avatar - João Paulo Proença
    Becre-escacilhastejo

    Becre-escacilhastejo

  • No AE Romeu Correia:
    Com o objetivo de manter viva a chama de Abril e de preservar a memória dos acontecimentos que antecederam e deram origem ao 25 de Abril de 1974, bem como aos que nesse dia ocorreram, esta exposição foi concebida com um propósito didático, desenvolvendo-se em dois núcleos distintos. No primeiro núcleo retrata-se como era a vida durante o Estado Novo e, no outro, relatam-se os momentos-chave desse «dia inicial inteiro e limpo». A ligar os dois núcleos, uma cronologia mostra os principais acontecimentos, numa linha do tempo que traduz a história portuguesa entre o início da ditadura e a conquista da democracia.
    Igualmente, a ligar os dois núcleos, pode ler-se um manifesto, escrito por alunos, sobre as conquistas de Abril que queremos continuar a aprofundar.
    A intercalar «as portas que Abril abriu», encontramos cartazes com excertos do poema de Ary dos Santos que dá nome e mote à exposição, numa “cronologia poética” que acompanha os dois núcleos temáticos, assim como excertos de canções-poemas de Sérgio Godinho, que permitem a reflexão sobre importância da liberdade.
    No espírito da pintura de murais que acompanhou a Revolução dos Cravos, um ex-aluno da escola, Diogo Gonçalves, está a produzir uma intervenção plástica numa parede do edifício da escola sede, em jeito de residência artística, e que simultaneamente integra pequenas pinturas de alunos do 8º ano, inspiradas em fotografias de Maria Lamas e de Eduardo Gageiro.

    Avatar - João Paulo Proença
    EXPOSIÇÃO 25 DE ABRIL | 50 ANOS: AS PORTAS QUR ABRIL ABRIU
    1:18

    EXPOSIÇÃO 25 DE ABRIL | 50 ANOS: AS PORTAS QUR ABRIL ABRIU

    EXPOSIÇÃO 25 DE ABRIL | 50 ANOS: AS PORTAS QUR ABRIL ABRIUCom o objetivo de manter viva a chama de Abril e de preservar a memória dos acontecimentos que an...

  • A biblioteca escolar do AE Anselmo de Andrade assinalou os 50 anos do 25 de abril, recordando à comunidade escolar que é sempre tempo de cuidar da democracia.

    Revisitou um painel alusivo ao 25 de abril elaborado por duas turmas do do 4.º ano de escolaridade, em 2017, da EB/JI Feliciano Oleiro, que puderam rever o seu trabalho.

    Divulgou, também, alguns livros que foram objeto de censura e que despertaram o interesse dos alunos.

    Avatar - João Paulo Proença
    2024 - 50 ANOS - 25 DE ABRIL - É SEMPRE TEMPO DE CUIDAR

    2024 - 50 ANOS - 25 DE ABRIL - É SEMPRE TEMPO DE CUIDAR

    50 ANOS - 25 DE ABRIL - É SEMPRE TEMPO DE CUIDAR A biblioteca escolar do AE Anselmo de Andrade assinalou os 50 anos do 25 de abril recordando a …

See more stories
BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ALMADA - REVISTA Nº 10
Magazine

More Magazines by João Paulo Proença