Neste tempo de ficar em casa, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes continua a estar próxima de todos. Com o objetivo de dar apoio ao Plano de Ensino à Distância (E@D) do nosso agrupamento tem um espaço lúdico-pedagógico, um espaço para a divulgação de trabalhos dos alunos no âmbito das várias disciplinas e desenvolve atividades de promoção de leitura e de escrita, em colaboração com os professores, de forma síncrona e assíncrona. A BE disponibiliza o espaço lúdico-pedagógico (Padlet) com o intuito de ajudar os alunos no seu estudo e na ocupação dos tempos livres. São desafiados a aprender, viajar, ler, ver, escutar, jogar, brincar…. a partilhar as leituras e as suas opiniões. Também encontram sugestões de websites com matérias educativos interessantes nas várias disciplinas, tutoriais sobre literacia de informação e ferramentas informáticas. Destacam-se atividades de articulação com os professores no âmbito PNL e PNC, as “Horas do Conto” interativas, jogos de palavras e frases, pesquisas, exploração de curtas metragens, construção de textos individuais e coletivos (projeto Ajudaris e Concurso CoronaKids). Todas estas atividades, de forma síncrona e assíncrona, fazem parte dos planos semanais das turmas. Continuamos a estar presentes nas redes sociais.
Bibliotecas Escolares de Almada - Estamos ON - Revista nº1
Trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Almada em tempos de Pandemia Covid 19 (Abril/Maio 2020) .
Most recent stories in Bibliotecas Escolares de Almada - Estamos ON - Revista nº1
Bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Caparica - E@A
Com o fecho das escolas, as nossas preocupações profissionais focaram-se em dois aspetos: manter a presença das bibliotecas ativa, assegurando à comunidade escolar que, mesmo a distância, estávamos “on”; reequacionar o PAA das bibliotecas, dado o seu tema agregador remeter para o diálogo multicultural, muito caro ao agrupamento, e que gostaríamos de manter, por haver compromissos de trabalho com professores e alunos e pensarmos que, apesar das circunstâncias, era viável.
Nesta ótica, e considerando que, inicialmente, a maioria dos professores do agrupamento começaram a trabalhar através do mail, decidimos elaborar propostas de atividades para todos os níveis de ensino, divulgá-las por todos os professores, solicitando que enviassem aos seus alunos as que considerassem pertinentes. Os trabalhos resultantes dessas propostas, passaram a ser divulgados nas páginas do Facebook e nela postamos também todas as divulgações referentes a recursos educativos, ferramentas digitais, notícias, sugestões de livros e de histórias contadas por narradores profissionais, em suma, toda a (in)formação relevante à comunidade.
Esta iniciativa potenciou a presença de professores, pais e alunos, nesta rede social, que tem, neste momento mil duzentos e cinquenta “amigos”, quando no início deste processo contava apenas com quatrocentos e setenta e dois.
Sentimo-nos em estreita interação com a comunidade educativa, capazes de nos adaptarmos ao novo mundo e de respondermos às suas solicitações, de forma (as)síncrona.AS BE Lorosae (do AE Carlos Gargaté) estão ON !
O atual contexto de pandemia em que se vive trouxe desafios para todos.
As escolas tiveram de se adaptar à nova realidade, em que o presencial deu lugar ao digital.
As bibliotecas escolares tiveram de se reinventar de forma a poderem continuar presentes na vida das comunidades que servem, procurando responder virtualmente às necessidades dos seus utilizadores.
Mais do que nunca, a identidade digital destes espaços deve ser construída, sobretudo porque são relevantes pela missão e pelo papel que lhe estão inerentes: continuar a disponibilizar os seus serviços; contribuir para a formação dos seus utilizadores, agora numa dimensão não física, mas digital; promover as diversas literacias - leitura, informação e dos média; zelar pelo bem-estar dos utilizadores em contexto de confinamento, proporcionando ofertas variadas de cariz cultural.
As BE Lorosae construíram a sua presença digital quer através dos canais digitais, que sempre utilizaram - facebook, Diário de Bordo |Blogue e instagram -, conciliando esforços distribuídos pela equipa e por uma das colaboradoras, quer através do atendimento online diário a alunos /encarregados de educação e professores.
Através do facebook e do Instagram, a biblioteca promoveu a leitura e os livros, mediante publicações regulares de histórias adaptadas a públicos diversos, valorizando a imagem, o som/ música, a narração ou a utilização de sistemas de comunicação diversos (CAA) e através de sugestões de leitura para as diferentes faixas etárias e gostos.
Pretendeu-se envolver as famílias, convidando-as à realização da hora do conto online, em casa, um convite ao "Ler em família", e motivar para a leitura em tempos de confinamento. Este foi o grande mobilizador das publicações diárias no facebook: destacar a leitura como o cerne de toda a nossa ação e a relevância da promoção da mesma pela família, no caso dos mais pequeninos. Quanto ao instagram, este tem tido como público-alvo os mais jovens, propondo leituras adequadas à sua faixa etária.
O Diário de Bordo|blogue das BE Lorosae tem sido atualizado de forma a dar conta da dinamização virtual da BE, centrada nos canais digitais e atendimento online.
Os canais digitais, nomeadamente o facebook, serviram outros propósitos da BE, relacionados com o seu papel pedagógico, cultural e social: disponibilização de recursos digitais por temas e de acordo com os diferentes públicos servidos pela biblioteca; disponibilização de guiões e tutoriais em diferentes áreas (literacias/ apoio a trabalhos escolares/ ferramentas digitais); divulgação de eventos culturais e sociais, ligados direta ou indiretamente à literatura; celebração de efemérides; sugestões de cariz cultural e outro.
O atendimento online da BE é regular e consta do Plano de E@D do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté. Pretendeu-se que fosse um tempo para apoio diverso, esclarecimento de dúvidas sobre itens vários, ferramentas digitais, solicitações sobre estas e recursos digitais, posteriormente publicados no facebook (curadoria de tutoriais).
Tempos de confinamento e de desafio, sem dúvida, quando a dimensão física dá lugar à digital, mas os propósitos e missão das bibliotecas escolares permanecem.Participação das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro na revista “Bibliotecas Escolares de Almada – Estamos On - nº1/2020” com uma revista dedicada ao Plano Nacional de Cinema.
O AE Anselmo de Andrade optou por destacar a atividade "Dia da Escola Azul".
Em resposta ao desafio da Escola Azul (da DGPM-Direção Geral de Política do Mar), os nossos embaixadores do projeto, e alunos em geral, participaram com testemunhos, poemas, desenhos ou objetos nas comemorações do primeiro Dia Escola Azul (19 de maio), sob a coordenação da Prof. Élia Martins.
Como resultado do trabalho colaborativo à distância, nas disciplinas de Ciências Naturais, Ed. Visual, Ed. Tecnológica, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras, e com a participação das famílias, os nossos alunos tornaram azuis as redes sociais.
No âmbito da sua atividade de promoção da leitura e de articulação com projetos em curso no agrupamento, a biblioteca escolar divulga a leitura do poema MAR, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pela aluna Carolina Dias, e de poemas sobre o mar criados pelos alunos Joana Mendes e Pedro Oliveira e lidos por eles.A biblioteca escolar do AE Romeu Correia, construiu uma sala virtual de exposições para continuar a fazer a divulgação de trabalhos e atividades.