IREE

By IREE | Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Luiz Fux: decisão da Alerj de soltar deputados é ‘promíscua’, ‘vulgar’ e 'certamente será revista’ pelo STF

"Lamentável", "vulgar" e "promíscua". É assim que o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux classifica a decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro de soltar os deputados estaduais do PMDB Jorge Picciani (presidente da Alerj), Paulo Melo e Edson Albertassi.<p>Suspeitos de formar uma …

Reforma ministerial é base para reeleição

Se há um legado a defender, o próprio Temer pode fazê-lo

Supremo: os destinos políticos do Brasil nas mãos de um tribunal

Órgão máximo do Judiciário tem por função principal resguardar a Constituição Federal, mas por vezes assume papel de destaque em razão das sucessivas …

Uma trama mirabolante tentará dar foro privilegiado a Temer pós-eleições

Você está em: opiniãoUma trama mirabolante tentará dar foro privilegiado a Temer pós-eleições<p>Compartilhe o Poder360<p>Mais populares em Luís Costa Pinto …

“O lobby é ineficiente quando existe crise”

Falta agenda de governo que priorize a discussão e a regulamentação do lobby. Essa é a avaliação da mestre em ciências sociais e co-fundadora do …

‘Nossa velocidade é metade do que poderia’, diz juiz Marcelo Bretas

RIO — Em entrevista exclusiva, concedida antes da operação Cadeia Velha, o juiz à frente da <b>Lava-Jato</b> no Rio, <b>Marcelo Bretas</b>, afirma que a corrupção no …

Cerco a Picciani abre espaço para César Maia no Rio

A operação da Polícia Federal que atingiu a cúpula da Assembleia Legislativa do Rio, na terça-feira, reforçou o cenário no qual o PMDB torna-se uma …

Como interpretar a frase de Temer sobre o ‘autoritarismo’ nacional

Expresso<p>João Paulo Charleaux<p>16 Nov 2017<p>(atualizado 16/Nov 16h30)<p>Estudiosa analisa discurso presidencial no dia da proclamação da República à luz dos …

Democracia e política, por Murillo de Aragão

É tenso, uma vez mais, o momento político que vivemos. A inflação está sob controle, as reformas avançam e a economia volta a crescer. Mas a …

Fiat viu em regime militar aval para fábrica no Brasil

Arquivos da montadora mostram que empresa elogiou o trabalho dos militares no País, mas que via com preocupação concentração de renda

Para entender 2018 convém olhar a luta entre os dois cansaços: com os políticos e com a confusão , por Alon Feuerwerker

É cômodo caracterizar a disputa interna do PSDB como uma luta de éticos contra fisiológicos, puros contra impuros, tucanos originais contra tucanos …

A reforma do Estado , por Paulo Guedes, O Globo

<b>Paulo Guedes</b>, O GloboArgumentava Tocqueville que, apesar da aparência de ruptura, a Revolução Francesa foi continuidade histórica do Antigo Regime.

Empresas envolvidas em corrupção investem agora em políticas de conformidade

Uma terra de extrema desigualdade

O Brasil já era dos países mais desiguais do mundo antes da crise – e os efeitos desse período ainda vão aparecer. Enfrentaremos o …

“Militância fanática vai pesar na eleição”

<b>Kim Kataguiri</b>, coordenador do Movimento Brasil Livre, afirma que a polarização PT x PSDB acabou e que a Eleição de 2018 será marcada por um grande …

A temporada de Piketty

Um grupo de teóricos insiste em observar a desigualdade. Mas o Brasil faria bem em se concentrar no que acontece com a pobreza<p>Thomas Piketty é um …

Governo Temer tenta incentivar venda de ativos de empresas de economia mista

Com um decreto publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (3/11), o governo Michel Temer tenta incentivar a venda de ativos de …

“Os inimigos da esquerda não são a economia e as empresas”

O administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e colunista da Carta Capital <b>Rui Daher</b> defende que os partidos de esquerda se aproximem dos …

Quais os números por trás do aumento e da queda do desemprego

Crise faz mais gente procurar emprego e taxa de desocupação só cai graças ao trabalho informal. Veja o que acontece com o mercado de trabalho em 5 …

DataPoder360: para 74%, Câmara errou ao enterrar a 2ª denúncia contra Temer

Huck não tem habilidade política para tentar Planalto, diz Alberto Almeida

“O impeachment foi feito pela metade”

O impeachment de Dilma Rousseff foi feito pela metade e a oposição é responsável por isso. Essa é a avaliação do senador <b>Álvaro Dias</b> (Podemos/PR), em …

Qual o apreço dos brasileiros pela democracia. Em números e gráficos

Quando o assunto é resistir ao autoritarismo, Brasil lidera negativamente lista de 18 países. Só 1% dos brasileiros dizem viver em ‘democracia plena’

A dança do empresariado local, do neotenentismo e do establishment político para 2018. O PT calcula e age

O governo Dilma Rousseff foi removido quando viu convergir contra ele uma ampla coalizão das principais forças e blocos da economia e da política …

“Consequência da insegurança na leniência é a demolição do capitalismo brasileiro”

“Não há uma leniência celebrada no Brasil.” Quem afirma é o advogado especialista em Direito Empresarial Walfrido Jorge Warde Júnior. O ambiente …

A (não) reforma eleitoral para 2018

Nos prometeram um sistema alemão, mas quase implementamos um sistema russo

“Mau político, e não a política, deve ser combatido”, afirma Rubens Bueno

Paulo Negreiros/Congresso em FocoRubens Bueno: “Não é a política mas os maus políticos que precisam ser combatidos. O melhor remédio é o voto"Apesar …

Cade defende mais sigilo em acordos de leniência

• Vídeos<br>• Jornal<p>Novo superintendente do órgão quer ampliar estímulo para que empresas participem dos acordos<p>Valor …

Negociações para livrar Temer de denúncia envolvem R$ 12 bilhões

BRASÍLIA — As negociações do presidente <b>Michel Temer</b> com os deputados para garantir que a segunda <b>denúncia</b> da Procuradoria-Geral da República seja …