INFORMARBEM cover image
Avatar - Informarbem
Informarbem

INFORMARBEM

6 Stories
Photo: blogger.googleusercontent.com

Most recent stories in INFORMARBEM

  • O troço Porto-Aveiro da futura linha de alta velocidade ferroviária que deverá ligar Vigo a Lisboa custará 1,65 mil milhões de euros, dos quais 500 milhões financiados por fundos europeus, segundo um estudo divulgado esta sexta-feira. https://www.informarbem.com/2023/05/troco-porto-aveiro-da-linha-de-alta.html

    Avatar - Informarbem
    Informarbem
  • As autoridades ucranianas revelaram ter encontrado uma sala de tortura num centro de detenção juvenil, em Kherson, onde dezenas de homens terão sido detidos, eletrocutados, espancados e alguns deles mortos.

    A reconquista da cidade de Kherson significa liberdade para os sobreviventes e deixa a olho nu os horrores cometidos pelas tropas de Moscovo ao longo de oito meses de invasão.

    Segundo as autoridades ucranianas, os soldados russos apoderaram-se de um centro de detenção juvenil, em meados de março, e transformaram-no numa prisão para todos aqueles que se recusaram a colaborar com a Rússia ou que foram acusados de atividade partidária a favor da Ucrânia.

    Alguns ucranianos, que viviam perto das instalações, contaram ao jornal "The Guardian" que começaram a ouvir gritos seis semanas depois de terem visto os soldados russos a tomarem o edifício. As testemunhas disseram ainda que começaram a ver pessoas a chegarem ao local com sacos na cabeça e alguns corpos a serem retirados.

    "Eram espancados, completamente desorientados", disse Ira, dona de um quiosque instalado perto do centro de detenção. "Eles vinham aqui, pediam indicações e nós dávamos-lhes dinheiro para o autocarro", acrescentou.

    As testemunhas afirmaram ainda que nunca viram os rostos dos homens responsáveis pelo centro, porque usavam balaclavas e estavam vestidos de preto da cabeça aos pés.

    Espancados e torturados

    Vitaliy Serdiuk, reformado, foi levado para o centro de detenção em agosto. Foi espancado durante quatro dias porque o filho era soldado ao serviço no exército ucraniano. Até hoje, a sua mulher, Elena, admite nunca mais ter saído de casa com medo de represálias.

    Já Zhenia Dremo, programador, foi levado para o centro de detenção, por não ter cigarros para dar aos soldados russos, ao ser abordado num posto de controlo.

    "Eles só me bateram um pouco, tive sorte, mas os meus companheiros de cela foram fortemente espancados", confessou. De acordo com relatos do ucraniano, os soldados russos "prenderam uma vara elétrica aos testículos [de um colega de cela] e a outra ao pénis". Depois, durante duas horas, Dremo foi obrigado a assistir e a ouvi-lo gritar. "Até hoje tenho pesadelos", acrescentou.

    Durante o tempo que esteve detido, o programador só viu as oito pessoas com quem partilhava cela, apesar de mudarem regularmente. Zhenia Dremo conta ainda que ouviu que havia 23 celas naquele edifício, sugerindo que cerca de 180 pessoas podem ter estado no centro de detenção em algum momento do domínio russo.

    "Havia também mulheres lá", indicou. "Havia pelo menos duas celas femininas. Tínhamos uma amiga, Anna, que estava lá dentro. Ela não foi violada, mas eles raparam-lhe a cabeça", afirmou.


    A retirada das forças russas de Kherson, a única capital regional que as tropas de Moscovo conseguiram controlar, ocorreu seis semanas depois de Vladimir Putin ter anexado a região e três outras províncias ucranianas, prometendo que estas regiões permaneceriam russas para sempre. https://www.informarbem.com/2022/11/espancados-e-eletrocutados-descoberta.html

    Avatar - Informarbem
    Informarbem
  • Portugal registou, entre 25 e 31 de outubro, 5920 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 53 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento dos internamentos, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

    Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, em relação à semana anterior, registaram-se menos 1.736 casos de infeção, verificando-se ainda mais seis mortes na comparação entre os dois períodos.

    Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.

    Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 525 pessoas, mais 47 do que no mesmo dia da semana anterior, com 34 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos um.

    De acordo com o boletim da DGS, a incidência a sete dias estava, na segunda-feira, nos 57 casos por 100 mil habitantes, tendo registado uma redução de 23% em relação à semana anterior, e o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus baixou para 0,87.

    Por regiões, Lisboa e Vale do Tejo registou 2.300 casos entre 25 e 31 de outubro, menos 210 do que no período anterior, e 19 óbitos, menos quatro.

    A região Centro contabilizou 823 casos (menos 1.261) e 13 mortes (mais seis) e o Norte totalizou 1.440 casos de infeção (menos 207) e 12 mortes (menos três).

    No Alentejo foram registados 292 casos positivos (mais 25) e seis óbitos (mais cinco) e no Algarve verificaram-se 220 infeções pelo SARS-CoV-2 (menos 85) e uma morte (mais uma).

    Quanto às regiões autónomas, os Açores tiveram 247 novos contágios nos últimos sete dias (menos dois) e nenhuma morte, enquanto a Madeira registou 598 casos nesse período (mais quatro) e dois óbitos (mais um), de acordo com os dados da DGS.

    Segundo o relatório, a faixa etária entre os 60 e os 69 anos foi a que apresentou maior número de casos a sete dias (1.151), seguindo-se a das pessoas entre os 70 e os 79 anos (912), enquanto os jovens dos 10 aos 19 anos foram o grupo com menos infeções nesta semana (188).

    Dos internamentos totais, 206 foram de idosos com mais de 80 anos, seguindo-se a faixa etária dos 70 aos 79 anos (131) e dos 60 aos 69 anos (82).

    A DGS contabilizou ainda oito internamentos no grupo etário das crianças até aos 9 anos, seis dos 10 aos 19 anos, 12 dos 20 aos 29 anos, 14 dos 30 aos 39 anos, 14 dos 40 aos 49 anos e 34 dos 50 aos 59 anos.

    O boletim refere também que, nestes sete dias, morreram 40 idosos com mais de 80 anos, sete pessoas entre os 70 e 79 anos, três entre os 60 e 69 anos e outras três entre 50 e 59 anos.

    Os dados indicam ainda que 66% dos idosos com mais de 80 anos já recebeu a vacina de reforço sazonal contra a covid-19, percentagem que baixa para os 51% no grupo entre os 65 e 79 anos.

    Quanto à vacina da gripe, a DGS refere que já foi administrada a 70% dos idosos com mais de 80 anos e a 50% das pessoas do grupo etário entre os 65 e 79 anos. https://www.informarbem.com/2022/11/mais-mortes-e-internamentos-por-covid.html

    Avatar - Informarbem
    Informarbem
  • O britânico Derek Blamire, de 82 anos, encontrou um rato com 46 centímetros de tronco no quintal de sua casa em Blackburn, na Inglaterra.

    O animal surpreendeu por seu tamanho próximo da média de um bebê humano recém-nascido (48 centímetros). Nas imagens, Blamire segura o roedor com um catador de lixo.

    Animal do tamanho de um bebê tinha quase dois quilos de peso; britânico tem como hobby eliminar os roedores de seu jardim

    Esse é apenas mais um dos ratos que o britânico capturou. Ele mora nessa residência há sete anos e, desde então, já matou mais de 50 animais. Esse, contudo, é definitivamente o maior roedor que já passou pelas mãos de Derek.

    Balmire adora pássaros e deixa alimentos para os voadores em seu quintal. Obviamente, os ratos acabam passando por ali e querem fazer uma boquinha também.

    “Eu alimento os pássaros que aparecem diariamente no jardim e, obviamente, os ratos vão aparecer também. Eles se reproduzem muito rapidamente. Existem os pequenos, que são jovens, e os mais velhos. Os jovens são muito fáceis de pegar, mas os mais velhos são muito espertos, eles não caem na armadilha com facilidade e não comem o veneno. Mesmo assim, tive sorte de pegar um”, explicou ele ao tabloide britânico Daily Star.

    “Eu paro de alimentar os pássaros por uma semana para que os ratos fiquem com um pouco de fome, então é mais fácil pegá-los. Eu não vejo nenhum há alguns dias, mas eles vão voltar. Eles podem desaparecer por algumas semanas e, então, de repente, voltam”, completou.

    A espécie de ratos com maior comprimento do mundo são os provisoriamente chamados de bosavi woolly. Esses animais, naturais das ilhas de Papua Nova Guiné, chegam a ter 90 centímetros de comprimento e, usualmente, chegam aos 80 cm, ou seja, o dobro do tamanho do que foi capturado pelo britânico. https://www.informarbem.com/2022/10/rato-do-tamanho-de-um-bebe-capturado-em.html

    Avatar - Informarbem
    Informarbem
  • A longa lista de oligarcas russos a morrer em circunstâncias atribuídas pelas autoridades a "suicídio", imediatamente antes e após a invasão da Ucrânia, aumentou hoje com a morte do presidente da petrolífera Lukoil, Ravil Maganov.

    O presidente da Lukoil, petrolífera russa que havia lamentado "os trágicos acontecimentos na Ucrânia", morreu hoje após cair de uma janela do Hospital Clínico Central de Moscovo, onde estava internado, informaram as agências russas Interfax e TASS.

    Sete oligarcas russos, sobretudo da indústria de petróleo e gás, morreram recentemente em circunstâncias duvidosas, que as autoridades classificam como suicídio, de acordo com uma contabilização recente da Deutsche Welle.

    Foi o caso, a 19 de abril, do milionário Sergei Protosenya, em Lloret de Mar (Espanha), que foi encontrado enforcado na sua residência, juntamente com a mulher esfaqueada.

    Na mesma altura, o oligarca Vladislav Avayev, foi encontrado morto no seu apartamento de luxo em Moscovo, juntamente com a sua esposa e filha de 13 anos.

    No final de janeiro, um mês antes de as tropas russas invadirem a Ucrânia, Leonid Schulman, um executivo de topo da Gazprom, também morreu em circunstâncias classificadas como suicídio.

    De forma semelhante, a 24 de março o bilionário Vasily Melnikov, executivo da gigante empresa de equipamentos médicos MedStom, foi encontrado morto ao lado da esposa, Galina, e dos dois filhos menores, no seu apartamento na cidade russa de Ninzhni Novgorod.


    A 25 de fevereiro, Alexander Tyulyakov, outro ex-executivo da Gazprom, foi encontrado morto em casa em São Petersburgo.

    Três dias depois, Mikhail Watford, magnata do petróleo e gás nascido na Ucrânia, também foi encontrado morto na garagem da sua propriedade rural em Surrey, no sul da Inglaterra.


    Andrei Krukovsky, diretor da estância de ski Krasnaya Polyana, localizada perto de Sochi e segundo a imprensa russa frequentada pelo presidente Vladimir Putin e seus convidados, foi encontrado morto após uma queda de um penhasco, de acordo com o jornal russo Kommersant.

    Hoje, disse uma fonte anónima à Interfax, Ravil Maganov "caiu da janela do seu quarto no Hospital Clínico Central e morreu devido aos ferimentos".


    Maganov, de 67 anos, tinha sido hospitalizado devido a um ataque cardíaco e estava a tomar antidepressivos, segundo a mesma fonte.

    A agência TASS indicou, citando fontes policiais, que o incidente foi considerado "morte por suicídio" e ocorreu às 07:00 locais (04:00 GMT).


    Em março, após a invasão da Ucrânia, a Lukoil não expressou apoio a esta decisão do Kremlin, ao contrário de outras empresas públicas e privadas russas, e pelo contrário deu a entender a sua desaprovação.

    Em comunicado aos acionistas, o conselho de administração da petrolífera expressou na altura "as suas mais profundas preocupações com os trágicos eventos na Ucrânia".

    O presidente da Lukoil trabalhou desde 1993 na petrolífera em cargos executivos, tendo sido o primeiro vice-presidente executivo e supervisionado a exploração e produção.


    Em 2020, o ​​​​​​​conselho de administração da Lukoil nomeou Maganov como presidente para o lugar de Valeri Greifer, que faleceu em abril daquele ano. https://www.informarbem.com/2022/09/presidente-da-lukoil-morre-ao-cair-da.html

    Avatar - Informarbem
    Informarbem
  • Em uma visita ao Hospital de Braga esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa alertou que "Temos de ter todos a consciência de que é uma situação muito grave".

    Na Unidade, onde inaugurou 17 salas, o Presidente da República apontou que "estamos já num período só comparável em gravidade na pandemia àquele que foi vivido no início da primavera", significando isso que se trata de um "período muito grave".
    "Já se sabia que o número de casos iria subir para valores superiores a mil", nomeadamente pela "abertura da vida económica e social e pela abertura das escolas", destacou, acrescentando o chefe de Estado que "temos de ter todos a consciência de que é uma situação muito grave".

    "Desejamos que não dure muito tempo e que não suba muito o número de casos, que a pressão sobre os internados e os Cuidados Intensivos não seja muito elevada, mas temos a noção, olhando para outros países à nossa volta, que isto pode ser não um dia, não uma semana, mas semanas e meses", advogou.

    Isto implica, na ótica do Presidente da República, "tomar medidas" e "terminando a situação de contingência, no dia 15, já foi anunciado que o Governo vai reapreciar a situação e as medidas a atuar" para depois desta data, "em função dos números dos próximos dias e previsão das duas semanas seguintes". "É preciso que as pessoas percebam que isto é uma tarefa de todos".

    Assim, "cada qual, por si, [tem de] fazer um esforço". "Se esse esforço é, e eu fi-lo há muitos meses, usar máscara num acesso a determinado tipo de estabelecimentos" ou "pôr máscara na circulação na via pública", as pessoas têm de se defender. "Ou se defendem ou então não estão a contribuir para a sua saúde e a dos outros".

    Marcelo Rebelo de Sousa prosseguiu, avançando que "é preciso que se faça um esforço na convivência entre pessoas. E que as pessoas pensem o que isso significa: É preciso repensar o Natal em família, repensa-se o Natal em família".

    "Não pode ser um Natal com 100 pessoas, com 60 pessoas, com 50 pessoas, divide-se o Natal pelas várias componentes da família", conclui, frisando também que "é preciso repensar programas que se tem com amigos ou convivência social". https://www.informarbem.com/2020/10/se-for-preciso-repensar-o-natal-em.html

    Avatar - Informarbem
    Informarbem
See more stories
INFORMARBEM
Magazine

More Magazines by Informarbem