Ines Pardo Calazans

19 Flips | 2 Magazines | @inezitapardo | Keep up with Ines Pardo Calazans on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Ines Pardo Calazans”

EXAME

São Paulo – O mundo tem hoje mais de 150 milhões de pessoas infectadas com o vírus da <b>hepatite C</b>, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas os …

EXAME

Londres – Cientistas britânicos acreditam ter desvendado o mistério em torno da <b>morte</b> do faraó Tutancâmon, que teria morrido em um acidente de …

'Por que não descentralizamos a formação científica, rompendo com os muros da universidade?'

Cooperação, organização horizontal, conhecimento aberto: Colóquio Internacional reúne acadêmicos para pensar a ciência em uma perspectiva anarquista. …

Agroglifos de Santa Catarina: círculos em plantações ainda não são assunto superado

História se parece demais com um repeteco cansado da farsa britânica da década retrasada<p>Nos meios jornalísticos do Reino Unido, a época entre o fim …

EXAME

Washington – Uma década dedicada às pesquisas para descobrir os efeitos do meio ambiente que afetam o desenvolvimento do <b>câncer</b> de mama, tanto em …

O gaúcho Adenauer Casali, de 35 anos, tem uma carreira acadêmica bastante singular. Graduado em física pela Universidade Federal de Santa Maria, fez mestrado na Universidade de São Paulo na área de cosmologia com modelos da teoria das cordas em 2003, orientado pelo professor Elcio Abdalla, e teve aprovado um projeto de doutorado na mesma linha de pesquisa. “Nesse período já havia publicado alguns artigos, mas fiquei um pouco decepcionado com os rumos da física teórica no Brasil, que era dominada pelo paradigma da teoria das cordas”, relata Adenauer. “É uma área de muita abstração matemática, em que não se…

Imagem: Daniel BuenoO gaúcho Adenauer Casali, de 35 anos, tem uma carreira acadêmica bastante singular. Graduado em física pela Universidade Federal …

Nasa marca voo inaugural da nave Orion para setembro de 2014

WASHINGTON, 12 Nov 2013 (AFP) - O primeiro voo não tripulado da nave espacial americana Orion, sucessora do ônibus espacial e capaz de transportar …

Até agora, 2013 é o sétimo ano mais quente já visto, diz ONU

O ano de 2013 é o sétimo mais quente desde o início dos registros em 1850, com um tendência para episódios climáticos extremos como o tufão Haiyan …

O ano de 2013 foi marcado por fenômenos extremos e nível recorde do mar

O ano de 2013, mesmo não sendo o mais quente, foi marcado por fenômenos naturais extremos, como o recente tufão Haiyan nas Filipinas, e um nível …

Cientistas encontram evidências mais antigas de vida na Terra

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu, no noroeste da Austrália, um complexo ecossistema fossilizado de micróbios com aproximadamente 3,5 …

Um estudo realizado por um grupo de pesquisa sediado na Universidade de Washington, Estados Unidos, indica que a participação de mulheres na publicação de artigos científicos está crescendo em praticamente todas as áreas do conhecimento no mundo, mas o aumento da presença feminina tem menos fôlego quando se analisam em separado os artigos com um único autor, aqueles que resultam do esforço individual de um pesquisador. Também no caso de papers com várias assinaturas, em diversos campos do conhecimento, há menos mulheres na posição de autor principal, o responsável pela contribuição mais destacada entre o conjunto de coautores, do que…

Imagem: Ana Paula CamposUm estudo realizado por um grupo de pesquisa sediado na Universidade de Washington, Estados Unidos, indica que a participação …

Tudo é grandioso na Amazônia, o maior bloco remanescente de floresta tropical do planeta. Com pouco mais de 6,8 milhões de quilômetros quadrados (km2), espalha-se por nove países da América do Sul – a maior parte está no Brasil, que detém 69% da área coberta pela floresta. Estima-se ainda que ela abrigue quase 25% de todas as espécies de seres vivos da Terra, além de 35 milhões de pessoas (20 milhões somente no Brasil). A Amazônia também tem a maior bacia fluvial do mundo, com 6,6 milhões de km2, fundamental para a drenagem de vários países e para a geração…

Léo RamosÁreas alagáveis representam 25% do território da AmazôniaLéo Ramos<p>Tudo é grandioso na Amazônia, o maior bloco remanescente de floresta …

Um jogo para acabar com preconceitos

Qual é a melhor maneira de passar uma informação pra uma pessoa!?<p>Como os comerciais, filmes e canais de televisão estão aí pra comprovar, o …