euronews

6 Magazines | 11,820 Followers | @euronewspt | Todas as notícias internacionais de um ponto de vista europeu

Nacionalismos populistas conduzem "à cegueira e à guerra"

Apreensivo com o momento que se vive no <b>comércio internacional</b>. Surpreendido com a declarações de <b>Donald Trump</b> que põe em causa a amizade da <b>União Europeia</b> para com os <b>Estados Unidos</b>. Preocupado com os <b>nacionalismos emergentes</b>.<p>Assim se mostrou <b>Jean-Claude Juncker</b>, em Madrid, num discurso sobre as"Novas …

Terrorismo promove união de Orban e Netanyahu

Mais uma jogada improvável no mundo da política internacional.<p>O primeiro-ministro húngaro, Victor Orban, um líder populista de direita cujas manifestações antissemitas são sobejamente conhecidas, está em visita oficial a Israel e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, agradeceu a Orban …

Irão diz que Europeus terão de fazer escolhas

Ninguém podia ter imaginado que o terceiro aniversário do acordo nuclear iraniano marcaria também o seu possível fim. Os Estados Unidos retiraram-se do acordo por decisão de Donald Trump. A União Europeia, a China e a Rússia declararam que permaneceriam signatárias do acordo assinado em 2015. Mas …

Avio: uma fábrica europeia de foguetões espaciais

Nesta edição de "Space" temos a oportunidade única de visitar a fábrica de foguetões espaciais Avio, situada no sul de Roma. É aqui que os engenheiros produzem a próxima geração de foguetões europeus, desenvolvidos com fibra de carbono. É muito rara a oportunidade de filmar dentro destas fábricas.<p>A …

Bruxelas acusa Hungria de violar lei do asilo

A Hungria poderá ter de responder junto do Tribunal de Justiça da União Europeia por violação da legislação comunitária sobre asilo. O processo de infração aberto, quinta-feira, pelo executivo comunitário, prende-se com novas medidas para travar o acolhimento de refugiados no país.<p>"A Comissão …

Putin critica as políticas "insensatas" da NATO e pede mais cooperação

Esta quinta-feira, Vladimir Putin falou aos embaixadores e corpo diplomático acreditado em Moscovo.<p>O presidente da Federação Russa referiu a necessidade de mais cooperação na Europa e alertou para o que definiu como a "insentatez das políticas da NATO."<p>A chave para garantir a segurança e a …

Eliseu enfrenta críticas por não despedir colaborador que espancou manifestante

<b>O Palácio do Eliseu enfrenta um rol de críticas depois de dado a conhecer um vídeo em que um dos colaboradores do gabinete da presidência francesa, Alexandre Benalla, espancava um manifestante durante o Dia do Trabalhador, em Paris.</b><p>Durante uma deslocação à região de Nova Aquitânia (sudoeste), o …

Vitória de França no Mundial gera debate sobre diversidade

A vitória da seleção nacional francesa no Mundial gerou debate em torno da questão da identidade nacional.<p>Os novos heróis de França são jovens e famosos mas tiveram que trabalhar muito para aqui chegar.<p>Um bom exemplo é o caso de Kylian Mbappé, uma rapaz de 19 anos filho de emigrantes e que, tal …

Open Arms chega sábado a Palma de Maiorca

A ONG espanhola Pro Activa Open Arms anunciou esta quinta-feira que as duas embarcações que opera no Mediterrâneo chegam este sábado a Palma de Maiorca.<p>O governo de Pedro Sánchez deu luz verde à ONG após uma das embarcações ter salvo a sobrevivente de um naufrágio. A ONG recuperou ainda os …

Mundial, fãs e assédio: o outro lado da festa

<b>É o outro lado da festa. Houve muitas queixas por assédio e abuso durante as celebrações da vitória de França no Mundial de Futebol.</b><p>Mulheres que falam em beijos forçados, abraços contra-vontade toques inapropriados. Estar sem problemas nas chamadas <i>fan-zones</i> não é fácil para todos.<p>Foi assim que …

No Comment: observação de baleias-curcunda

É em Monterrey, no estado norte-americano da Califórnia, que podem ser vistos este mamíferos de grande porte.

Um dos últimos fabricantes de sinos artesanais da Grécia

Quando se ouve um sino de uma igreja a tocar numa aldeia grega, é bem provável que o instrumento tenha sido construído pelos irmãos Galanopoulos. Fazer sinos é o negócio desta família há mais de 200 anos. Christos e Thomas Galanopoulos, na casa dos 50, são dos últimos fabricantes artesanais de …

Princesa do Japão de visita ao Brasil

Ainda pouco à vontade nestas lides das visitas oficiais, a princesa Mako de Akishino do Japão está no Brasil onde existe a maior comunidade nipónica fora do país.<p>A primeira paragem ocorreu no Rio de Janeiro. A filha do segundo príncipe na fila de sucessão ao trono do Japão foi aos locais mais …

Explosão em Nova Iorque corta trânsito

A explosão de uma conduta de vapor, em Nova Iorque, obrigou ao encerramento de várias ruas na zona de Flatiron, inclusive da Sexta Avenida até à Broadway.<p>A conduta explodiu entre a Quinta Avenida e a Rua 21 Este por volta das 6:40 da manhã, locais, quinta-feira.<p>A explosão provocou um grande buraco …

Espanha recusa julgar Puigdemont 'apenas' por peculato

O <b>Supremo Tribunal espanhol</b> rejeita entrega de <b>Carles Puigdemont</b> apenas para ser julgado por crime de <b>peculato</b>.<p>A mais alta instância da Justiça espanhola não reconhece a decisão do <b>Tribunal alemão de Schleswig-Holstein</b>, que recusou extraditar Puigdemont por <b>delito de rebelião</b>. Na semana passada anunciou …

União Europeia prepara resposta a novas taxas dos EUA

A tensão aumenta entre <b>Washington</b> e <b>Bruxelas</b>, sem sinais de entendimento em matéria de <b>comércio externo</b>.<p>Em vésperas do encontro entre <b>Juncker</b> e <b>Trump</b>, o chefe de Estado norte-americano prometeu uma "retribuição tremenda" caso não fique satisfeito com os resultados.<p>A <b>comissária europeia do Comércio</b> diz …

Brexit: UE prepara-se para cenário de não acordo

A possibilidade de um Brexit sem acordo com a União Europeia é cada vez maior, pelo que o executivo comunitário aconselhou, quinta-feira, os governos dos Estados-membros a prepararem-se para esse cenário, que pode ter pesadas consequências em alguns setores.<p>"Sobre a probabilidade de não haver …

Vinho belga "beneficia" do aquecimento global?

O vinho produzido na Bélgica começa a dar cartas no mercado mundial. Num país muito mais conhecido pela reputada produção de cerveja, alguns especialistas do setor dizem que o aquecimento global explica o progresso do ponto de vista da quantidade e da qualidade produzida.<p>Mas há outro factor, …

Suspeitos do ataque a ex-agente serão russos

A polícia britânica acredita ter identificado os suspeitos do ataque contra o ex-agente russo Serguei Skripal e a filha. Segundo a Press Association, a identificação foi feita através de imagens de videovigilância e os autores do envenenamento com Novichok são russos.<p>A família Skripal acabou por …

Tatuagens temporárias são negócio de sucesso

As <b>tatuagens temporárias</b> existem há muitos anos, mas eram populares apenas junto do público infantil. Uma empresa canadiana pegou na ideia, melhorou a qualidade dos materiais, e desenvolveu vários designs, para agradar a um novo público.<p>O best seller é um kit com um decalque pronto a usar que demora …

Nicaraguenses denunciam repressão governamental

Na Nicarágua, um acampamento improvisado foi erigido no exterior da prisão de El Chipote, em Manágua.<p>É aqui que todos os dias se dirigem familiares de manifestantes da oposição detidos nos protestos antigovernamentais dos últimos três meses.<p>Os familiares procuram informações sobre os seus …

Parlamento aprova medidas mais rigorosas para o alojamento local

Em pleno momento de expansão do turismo nas principais cidades portuguesas, a Assembleia da República aprovou novas regras para o arrendamento de curta duração.<p>As câmaras municipais e as assembleias de condóminos vão passar a poder intervir na autorização do alojamento local<p>Diz o texto do diploma …

Colaborador do Eliseu espanca manifestante no Dia 1 de Maio

<b>O Palácio do Eliseu diz que o colaborador filmado enquanto espancava com violência um manifestante durante o Dia do Trabalhador, foi alvo das "mais duras sanções alguma vez aplicadas" a um colaborador da presidência, numa medida alvo de críticas da oposição, que a considera demasiado benevolente.</b><p>O …

Ryanair cancela até 600 voos na Europa devido à greve de tripulantes de cabine

Cerca de 600 voos cancelados, mais de 50 mil passageiros afetados. Este é o impacto previsto da greve do pessoal de cabine da Ryanair dos próximos dias 25 e 26 de junho.<p>Estes números foram revelados pela companhia aérea irlandesa, que adiantou mais detalhes: 27% de voos de ou para Portugal vão ser …

Turquia levanta estado de emergência

Chegou ao fim o estado de emergência na Turquia.<p>Dois anos após o alegado golpe de Estado, o governo turco decidiu alterar as condições extraordinárias em que os país tem vivido. No entanto, prepara um pacote legislativo que prevê a manutenção do regime de "autoridade de exceção" para governadores …

Parlamento israelita aprova legislação controversa

O parlamento israelita aprovou um pacote legislativo controverso que define o país como um estado exclusivamente judaico.<p>Após mais de oito horas de debate agitado, a legislação foi aprovada por 62 votos contra 55.<p>O primeiro-ministro descreveu a nova lei como um momento de definição.<p>"Vamos continuar …

Bombardeamento mata pelo menos 12 civis na Síria

Pelo menos 12 civis morreram num bombardeamento que atingiu a cidade síria de Nawa, na província de Daraa. A ofensiva militar fez ainda mais de uma centena de feridos.<p>O ataque visava destuir posições ocupadas por opositores a Bashar al-Assad e ocorreu depois de as negociações para a rendição da …

Mundo assinala centenário do nascimento de Nelson Mandela

O centenário do nascimento de Nelson Mandela tem sido celebrado por todo o mundo.<p>Na quarta-feira assinalaram-se os cem anos sobre o nascimento do ativista anti-apartheid e primeiro presidente negro na África do Sul.<p>No subúrbio de Alexandra, em Joanesburgo, local onde Mandela viveu, a festa foi o …

Mais de 350 mortos em três meses de sangrenta crise na Nicarágua

Mais de 350 mortos em três meses de sangrenta crise na Nicaragua. A este balanço juntam-se os milhares de feridos e as centenas de detidos.<p>Os confrontos começaram em cidades como Masaya, durante os protestos contra o governo, governo que respondeu colocando o exército e forças de segurança nas ruas.<p>…

Trump admite interferência da Rússia nas presidenciais de 2016

Em Helsínquia, lado a lado, Donald Trump e Vladimir Putin eram as vozes do consenso.<p>Mas chegado a casa, o presidente norte-americano foi obrigado a deixar para trás os dias de paz para responder a críticas internas.<p>Trump é acusado de não condenar a alegada interferência da Rússia nas eleições de …