Bil

54 Flips | 2 Magazines | 15 Likes | 7 Following | 4 Followers | @biopulido | Keep up with Bil on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Bil”

'El abrazo de la serpiente' é um filme violento e psicodélico sobre a colonização da Amazônia

O criticamente aclamado novo filme do diretor colombiano Ciro Guerra conta a história da invasão da selva sagrada por uma perspectiva indígena.<p>No começo do século 20, o etnólogo Theodor Koch-Grünberg chegou a Amazônia pretendendo estudar seus povos indígenas. Algumas dezenas de anos depois, o …

Um Neurocientista Argumenta que Vício não É uma Doença e que Reabilitação É uma Falácia

Marc Lewis viajou pela longa e tenebrosa estrada do vício em opiáceos, mas emergiu disso como um neurocientista, escritor e autor. Seu best-seller <i>Memoirs of an Addicted Brain</i> conta sua queda no abuso de substâncias, emendando a narrativa com lições neurocientíficas sobre as reações do cérebro a …

Reflexões sobre a Arte Latino-Americana

A questão da arte na América Latina parece ter sofrido significantes alterações com as novidades que surgem na arte contemporânea. Para abordarmos o …

Histoire du Flirt

<i>" (...) Pendant un court instant, en flirtant, cette femme est autre, et en aime un autre. Tout à nouveau, est possible, tout peut basculer.</i><p><i>Cet</i> …

Winckelmann, um nostálgico da Arte Antiga.

As reflexões sobre a antiguidade, de J. J. Winckelmann (1717-1768), propõem um comparativo entre a arte clássica e a arte moderna, numa análise em …

A Construção da Mentalidade Clássica na Arte Ocidental

A arte deve ter estado presente em todas as épocas da humanidade, desde que definamos como arte toda atividade humana. Desenvolvida por diferentes …

A Invenção Fotográfica e a Revolução das Artes no século XIX.

Nos anos 1850 e 1860 a fotografia desempenhou papel significativo na construção do que hoje se designa por Arte Moderna. A relação entre os dois …

O expressionismo alemão e a "Neue Sachlichkeit"

Para compreender as motivações do expressionismo alemão, que se deu na Alemanha no início do século XX, importa abordar o contexto histórico em que …

Estética Relacional: As relações humanas como o “lugar” das criações artísticas.

A arte contemporânea suscita debates importantes em torno de suas plataformas, seus registros e modos de produção. Questionada sobre a continuidade …

Impressionismo - Rupturas da Mentalidade Clássica

Para pensar as rupturas na mentalidade clássica da arte ocidental, podemos realizar diversas abordagens, recorrendo a diferentes momentos em que se …

A Identidade Pessoal em D. Hume - uma ilusão.

Esta análise visa analisar as passagens de David Hume em seu Livro I, na seção VI da Parte IV de <i>O Tratado da Natureza Humana</i>, concernentes ao tema da …

Museus de arte: Ritual e experiência estética

Neste capítulo da obra <i>Civilizing rituals inside public art museums</i>, de Carol Duncan, podemos extrair elementos de duas reflexões conjuntas que …

A Fotografia na Belle Époque brasileira: um discurso civilizatório.

A <i>Belle Époque</i> brasileira, também chamada de <i>Belle Époque</i> tropical, designa um período marcado por avanços significativos nos campos artístico, …

A Dimensão Estética, de H. Marcuse.

“<i>A arte protesta contra as relações sociais vigentes na medida em que as transcende. Nesta transcendência, rompe com a consciência dominante e</i> …

Literatura e Pintura - O papel do intelectual e a noção de engajamento em Sartre e Merleau-Ponty.

<b>As rupturas com o pensamento francês</b><p>Para analisarmos a leitura que fazem os contemporâneos Sartre e Merleau-Ponty acerca dos temas investigados - o …

“ Que é a Literatura?”, segundo Sartre (Resenha)

Nesta resenha trataremos de expor as principais ideias do segundo capítulo da obra “Que é a Literatura”, de Jean-Paul Sartre, intitulado como “Por …

Das barricadas aos bulevares: Arte e Política na Paris do século XIX

<p><br>A emergência da modernidade nos remete a um dos períodos mais importantes da história ocidental: seu desenvolvimento significou profundas …

As emoções da Tragédia, segundo D. Hume

Em seu ensaio <i>Da tragédia</i>, publicado originalmente em 1757, D. Hume pontua o curioso entrelaçamento entre a tristeza, o terror e o prazer. Às paixões …

Shakespeare em Herder, uma intuição da Modernidade

Em seu ensaio <i>Shakespeare,</i> J. G. Herdernos permite vislumbrar um debate particular, recorrente no ambiente alemão, suscitado pela estética do <b>drama</b> …

A crítica de C. Baudelaire e o nascimento da Arte Moderna

Em sua obra <i>Escritos sobre Arte</i>, C. Baudelaire declara, com suas críticas, o que serão as premissas de uma arte moderna, uma arte do presente. Com …

O valor da Tropicália.

Você conhece as origens, os propósitos e as conquistas dos Tropicalistas? <br>Ao som de <i>Alegria Alegria</i>, de Caetano Veloso (ouça aqui), te convido a dar …

LOLITA – um romance incômodo de Vladimir Nabokov

O polêmico <i>Lolita</i>, de Vladimir Nabokov, é publicado em inglês, no ano de 1955. Considerado escandaloso, foi rejeitado por diversas editoras até ser …

Yinka Shonibare - um panorama da arte africana

<i>Scramble for Africa, 2003</i><p>Yinka Shonibare nasceu em Londres, no ano de 1962, e mudou-se para Lagos, então capital da Nigéria, aos 3 anos de idade. …

Wifredo Lam - um artista do "VODU".

<i>Maternidad em verde, 1942. W. LAM.</i><p>Para entendermos a relevância deste artista cubano, importante representante de nossa cultura latino-americana, tão …

Artemídia – um diálogo entre arte e técnica

Sabe-se que, com o alvorecer da tecnologia, que propicia ao âmbito das artes novas formas de figuração, a arte começa a se “repensar” (Couchot, …

A magia ao Luar (2014) – mais uma metáfora incompreendida de Woody Allen...

Em algum de seus livros, Nietzsche me contou achar admirável aquele que conseguia dizer as coisas mais fortes com as palavras mais sutis. Woody Allen …

O Anti-cristo, de Lars von Trier (2009) - tentativa de uma crítica.

Em Anti-cristo há diversas plataformas da arte que se reúnem em torno da trama. As cenas do prólogo correm em preto e branco e em câmera lenta, ao …