Resgatar a obra e as crônicas do jornalista Archymedes Fortini é o tema central deste livro, escrito por Adeli Sell, professor, escritor, político e profundo conhecedor de Porto Alegre, sua história e suas potencialidades. Adeli, que teve o privilégio de conhecer Fortini pessoalmente e era amigo de suas netas, se encantou ainda mais com a rica trajetória do jornalista ao se deparar com o Largo Archymedes Fortini na cidade. Intrigado pela figura quase esquecida de Fortini, mergulhou em sua história, reconhecendo sua relevância para Porto Alegre e decidindo compilar suas crônicas em um livro que busca resgatar sua memória e apresentar sua obra a um novo público.
Elenara Elegante
Uma maneira de ser. Simples e eficaz.
Most recent stories in Elenara Elegante
Sempre gostei de ter diários. Tenho comigo os da juventude, cadernos bem elaborados, cheios de desenhos e recortes. E sentimentos ingênuos de todo adolescente que se descobre navegando na vida. Retomei o hábito de escrita diária desde 2023, agora em forma digital. Foi depois de ler o livro O Caminho do Artista, em um clube do livro que participo.
Um passeio pela escrita intimista que aborda temas como amadurecimento e a maturidade. Como se alia a arquitetura e o escrever na autora Elenara Stein Leitão. Análise feita pela IA (NotebookLM)
"Tenho receio de desses bichos modernos" me diz um amigo, se referindo ao uso das IAs, como são popularmente chamadas as Inteligências Artificiais. Outros ainda batem o pé e, embora se aventurem, gritam contra. Eu também critico bastante. Mas uso muito. Experimento várias, de várias maneiras.
Acordei na madrugada. Aquela hora em que a mente divaga e, por mais que os olhos se abram, metade da mente permanece em estado de sonhos. Ato contínuo, me conectei na rede e fiquei de dedo flutuante em busca de novidade. Uma notícia chamou minha atenção:
Físicos acreditam ter descoberto a chave para viagens no tempo
Explico. Sempre fui fascinada por todo tipo de literatura e filmes que tratam do tema. Ao mesmo tempo, também sou atraída por história e a pesquisa do passado. E ao mesmo tempo sempre tive olhares para o futuro, as estrelas e a conquista do universo.Coisas da Arca da Velha não é apenas um livro. É uma conversa íntima, uma mão estendida que nos convida a explorar os pequenos grandes tesouros acumulados ao longo de uma vida. Escrito por Regina Freitas Silveira, esta obra é um hino à maturidade feminina, um resgate das memórias, reflexões e histórias que habitam cada mulher que viveu intensamente.