Para todos nós que gostamos de arquitetura Mulheres, Casas e Cidades, da arquiteta e urbanista argentina Zaida Muxí Martínez, é um livro que vale a pena conhecer. Nele a autora mergulha de forma crítica e acessível no papel que as mulheres desempenharam e desempenham na construção dos espaços em que vivemos, tanto em casa quanto nas cidades. Ela não apenas revela a invisibilidade histórica das mulheres no campo da arquitetura, mas também nos convida a repensar o desenho dos nossos espaços de um ponto de vista feminino
Arquitetando Ideias
Ideias sobre arquitetura, design, decoração e interiores com arq. Elenara Stein Leitao
Most recent stories in Arquitetando Ideias
As fábulas existem como contação de histórias. Reais ou imaginárias, não importam, porque fruto da imaginação criativa de redescobrir o mundo e a cidade com novos olhares. Além das ruas e dos conceitos arquitetônicos. Além dos índices urbanísticos e dos planejamentos de expertos. Uma fábula recontada por um caminhante que redescobre sua cidade, percorrendo suas rotas.
Refletindo com vocês sobre o significado e a importância de projetar uma casa. Para mim, este ato vai muito além de simples escolhas arquitetônicas e estéticas; é uma expressão profunda de quem somos e de como desejamos viver em comunidade e em harmonia com o mundo ao nosso redor.
Nossa casa deve ser um refúgio, um lugar onde nos sentimos seguros, protegidos e acolhidos. Este é o espaço onde podemos nos reconectar com nossa essência, longe das pressões e do caos do mundo exterior. Cada canto deve refletir a paz interior e o conforto que buscamos, quase como um santuário para recarregar nossas energias.Tradicionalmente dominada por homens, a arquitetura está passando por uma transformação profunda. Hoje nós, as mulheres, já somos maioria na profissão, como mostraram os Censos das Arquitetas e Arquitetos de 2012 e 2020. Com nossa visão única e inovadora, estamos ajudando a redefinir a maneira como se projetam e se constroem nossos espaços, sejam privados ou públicos. No entanto, apesar dos avanços, ainda enfrentamos desafios significativos.
Um artigo absolutamente necessário para ser lido nestes tempos de necessidades de repensar que tipo de cidade queremos construir e reconstruir. "Cidades: convite a outras cosmovisões" do site Outras Palavras discute a necessidade urgente de repensar o planejamento urbano e o desenvolvimento das cidades no Brasil à luz das mudanças climáticas e da degradação ambiental. O texto destaca os eventos catastróficos no Rio Grande do Sul como um exemplo recente do impacto do clima extremo nas áreas urbanas. Critica o modelo atual de desenvolvimento urbano, enfatizando o alto consumo de recursos e o impacto destrutivo nos biomas naturais.
Fiz aqui um pequeno resumo, mas recomendo a leitura do artigo completo:A população está envelhecendo, e com isso, a necessidade de espaços adaptados para essa faixa etária se torna cada vez mais importante. A boa notícia é que a arquitetura pode ser uma grande aliada na promoção do bem-estar dos idosos, proporcionando-lhes mais autonomia, segurança e qualidade de vida.