obvious

9,148 Added | 1 Magazine | 1 Like | 11,081 Followers | @ObviousMagazine | Um olhar mais demorado

a guerra do fim do mundo, de mario vargas llosa

A Guerra de Canudos nas mãos de um mestre da literatura.<p>Dentre os grandes escritores latino-americanos (talvez com exceção dos argentinos), Mario …

a vida une os corações certos na hora certa

“Algumas coisas, por mais impossíveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas para um dia darem certo.” (Caio Fernando …

nada que começa com um “vamos dar um tempo” pode dar certo

No termo técnico, “stand by” significa deixar um aparelho ser movido com pouca energia, mas não desligá-lo totalmente. Isso permite que, a qualquer …

cinema e psicanálise: a bela da tarde

O filme "A Bela da Tarde", vencedor do Leão de Ouro em Veneza, foi dirigido pelo espanhol Luis Buñuel Portolés (1900-1983), conhecido por sua obra …

o estranho que nós amamos: sexualidade e repressão

O filme de época O Estranho que nós amamos, baseado em um romance de Thomas P. Cullinan, de 20161966, que tinha virado filme em 1971, de mesmo nome, …

não gaste saliva com gente chata

Tentar discutir com quem só sabe contrariar é perda de tempo, perda de saúde mental e de saúde física. Esse tipo de gente não merece que nos …

o último diálogo - primeiro ato

"A superiorização da ciência tecnológica, o escravismo do trabalho, o dinheiro corrompendo a dignidade, as gaiolas do ego e as passarelas da vaidade …

cinema e psicanálise: o alucinado (él)

Em seu livro "O Meu Último Suspiro", Luis Buñuel Portolés, diretor de cinema espanhol, naturalizado mexicano, que trabalhou com Salvador Dalí, de …

por que eu me atinjo tanto com que falam ou pensam de mim?

Por que nos irritamos tanto quando somos criticados indevidamente? Por que nos importamos com o que acham da nossa roupa? Será que é conveniente …

das pessoas perfeitas que nos despertam

Sobre aqueles que passam pela nossa vida anunciando a primavera, são necessários e suficientes para causar mudanças intempestivas e deixam um pouco …

o animal político: nascemos para viver em sociedade?

Aristóteles já esboçara no século IV a.C. o que, apenas no século XVII, Thomas Hobbes e, posteriormente Rousseau e John Locke, iriam chamar, cada um …

não permaneça numa história sem a menor chance de um final feliz

Será essencial afastarmos de nossas vidas tudo aquilo que a torna pesada e nos torna figurantes infelizes de nossa própria jornada.<p>Viver é uma …

estratégias na perseguição a lula

Para a direita brasileira, patrocinada pelo imperialismo ianque, Lula não pode ser candidato; se for, não pode ser eleito; se eleito, não pode tomar …

de machado de assis a luiz inácio, o absolutismo do mérito

Separados pelo tempo, os dois maiores personagens do Brasil compartilham semelhanças que os fizeram ícones capazes de romper todas as fronteiras.<p><b>Tudo</b> …

relações violentas

O amor precisa fazer bem. Não pode deixar cicatrizes no corpo nem na alma.<p>Recentemente me colocaram em um grupo, no facebook, sobre relacionamentos …

fazendo as pazes com o corpo

Lutamos contra o machismo e a violência contra a mulher. Discutimos o papel da mulher na Arte e na Literatura; emancipamo-nos sexualmente e temos …

dualidade perceptiva de julianne nash

Manipulações digitais florais e atemporais que questionam o olhar, a percepção visual e enriquecem o trabalho de Julianne Nash como um todo. A …

meu encontro com nan goldin

O Instituto Tomie Ohtake magicamente proporcionou a aproximação do povo com essa figura quase mítica, distante, alcançável facilmente pelo seu …

o egoísmo por detrás do eu lírico

Muito comenta-se dos desdobramentos, reflexos, bem como benefícios do hábito da leitura. Porém, pouco se menciona a respeito dos reflexos que o ato …

alias grace e o martírio feminino

A Graça como serva à expiação dos pecados dos homens. Como "Alias Grace" resgata Cheherazade, Penélope e Susanna e encena o martírio …

somos epifanias constantes

Somos epifanias constantes. E a cada momento o que está ao nosso redor entra em uma via de mão dupla e nos conectamos. Mudamos o mundo e ele nós. Por …

montaigne: dos canibais

O ensaio Dos Canibais, de Michel de Montaigne, analisa os costumes da tribo dos Tubinambás. Seriam eles inferiores aos europeus?<p>Michel de Montaigne …

as garotas: charles manson e o machismo

As Garotas, de Emma Cline, apresenta um olhar apurado sobre as relações que culminaram no assassinato de Sharon Tate e outras seis pessoas. O caráter …

hipocrisia curta e grossa! (ser ou não pertencer?)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a …

a sobrevivência dos livros e a história de fahrenheit 451

Sobrecarregados de informação, "queimamos" páginas e páginas da História sem perceber. Com o olhar voltado apenas para o que nos interessa, …

o estado das coisas

Será mesmo que sua carreira é um fracasso como você pensa? Será mesmo que todos os seus amigos estão numa boa, muito melhor do que você? Será que …

clash esferográfico contrastante de shohei otomo

Mergulhe de cabeça numa aventura que engloba duas criaturas de culturas diferentes e que se metamorfoseiam em um único personagem. Não se iluda com a …

tirando as máscaras

E na minha presença, ao se olhar ao espelho, quem é aquele que você vê por detrás das suas próprias máscaras?<br>Silêncio (Exposição Entre Olhares - …

fahrenheit 451 e o risco dos livros queimados

Obra de Ray Bradbury alerta sobre perigos de uma sociedade que censura, reprime e combate o conhecimento<p>Fahrenheit 451, clássico escrito por Ray …

infelizmente, algumas pessoas são mais felizes longe de nós

Existirão uniões que não poderemos manter, amizades que não conseguiremos segurar, por mais que nos esforcemos, porque algumas pessoas somente serão …