Marco Antonio Andrade

9 Flips | 1 Magazine | @MarcoAntoni3kl5 | Keep up with Marco Antonio Andrade on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Marco Antonio Andrade”

5 cursos gratuitos que você pode começar a fazer pela internet agora

Uma das maiores transformações trazidas pela internet é a possibilidade de ter acesso a diversas áreas do conhecimento a qualquer hora e em qualquer …

13 cenários que vão te dar vontade de comprar uma passagem para Goiás agora

Vale da Lua, Cachoeira dos Dragões... é cada lugar doido, bicho.

Cadeira é criada com a ajuda de algoritmos

Software cria item de design com 18% menos material e a mesma resitência<p><b>LEIA MAIS</b><p>Um banheiro inspirado nas ondas do mar<br>• Cadeira minimalista é …

A levitação acústica, provocada por ondas sonoras, ganhou um aprimoramento. Três emissores de ultrassom dispostos na forma de um tripé, e trabalhando na frequência de 25 quilohertz (kHz), fizeram flutuar uma esfera de isopor de 5 centímetros de diâmetro (Applied Physics Letters, julho). “Conseguimos demonstrar que é possível utilizar ondas sonoras para levitar objetos bem maiores do que se acreditava”, afirma o físico Marco Aurélio Brizzotti Andrade, da Universidade de São Paulo (USP), autor do estudo (ver edição 228). Segundo Andrade, a levitação acústica com o emprego de ondas de ultrassom tinha conseguido fazer flutuar até agora corpos de no máximo…

A levitação acústica, provocada por ondas sonoras, ganhou um aprimoramento. Três emissores de ultrassom dispostos na forma de um tripé, e trabalhando …

Como surgiu o Império Romano?

<b>ILUSTRAS</b> Eduardo Medeiros<p><b>ASSENTAMENTO DAS BASES</b><p>O maior império da história começou por volta do século 8 a.C., na região do rio Tibre, a partir de …

Perdi o emprego: agora vou ser trader na bolsa de valores! (Parte 2)

Olá leitores do <i>Dinheirama</i>! No artigo anterior, que foi o primeiro desta série sobre profissão trader, mencionei os 2 lados da vida de trader (clique …

A clorpromazina, um medicamento antipsicótico, utilizado no tratamento da esquizofrenia, está sendo testada contra a leucemia, um tipo de câncer que tem início na medula óssea e acomete os glóbulos brancos. Pesquisadores do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, usaram um polímero para encapsular a clorpromazina e, assim, criar um sistema nanoestruturado que facilite a entrada do medicamento nas células. O sistema mostrou-se eficaz no combate a células de leucemia in vitro (Pharmacological Research, setembro). “O efeito contra as células tumorais foi maior quando o fármaco atuou com a nanoestrutura e não…

A clorpromazina, um medicamento antipsicótico, utilizado no tratamento da esquizofrenia, está sendo testada contra a leucemia, um tipo de câncer que …

Em 1971, um professor de engenharia elétrica e ciências da computação da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) publicou um trabalho em que propunha a existência de um novo componente básico da eletrônica. Leon Chua defendeu a ideia de que poderia haver um resistor com memória, o memoristor, com propriedades únicas desde que fosse confeccionado na escala nanométrica. Então um conceito teórico e matemático, esse elemento seria capaz de oscilar, quase instantaneamente, entre o comportamento de um isolante e o de um semicondutor e de “lembrar” seu último nível de resistência elétrica quando deixasse de receber uma corrente. Apenas em…

Ilustração de rede neuronal baseada em memoristores: nanocomponentes funcionariam de forma similar às sinapses<p>Em 1971, um professor de engenharia …