Luiz Fernando de Oliveira Cordioli

22 Flips | 3 Magazines | 7 Likes | 2 Following | 3 Followers | @LuizFernand4lqe | Keep up with Luiz Fernando de Oliveira Cordioli on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Luiz Fernando de Oliveira Cordioli”

Cientistas investigam possibilidade de Alzheimer ser transmissível

Pesquisadores britânicos dizem ter encontrado evidências de uma possível transmissão da Doença de Alzheimer durante procedimentos médicos, em um padrão semelhante ao observado com outro mal degenerativo cerebral, a Doença de Creutzfeldt-Jakob.<p>Em um estudo publicado na revista científica <i>Nature</i>, …

Cientista, eu? Como cidadãos comuns também podem fazer ciência

As formigas estão entre os animais com organização social mais complexa da natureza. Em suas colônias, cada inseto tem uma função específica, …

Bem-vindos à Zuckernet: os efeitos de conhecer o mundo através de uma única rede social

Outro dia, um jornalista deu a melhor definição que já ouvi sobre o Facebook: a rede social criada por Mark Zuckerberg é como um cachorro gigantesco …

Uma lei pode determinar o que significa família?

Em 2014, quando começou a frequentar uma escola particular em Maricá (Rio de Janeiro), Anthony, de três anos, percebeu que sua família era um pouco …

O capitalismo de Estado 'à brasileira' fracassou?

<b>Alguns especialistas defendem que, assim como o Brasil criou seu próprio 'estilo' no futebol, desde o início dos anos 2000 tentou forjar um modelo de capitalismo próprio, que até poucos anos atrás parecia ser bem-sucedido.</b><p>O sistema econômico capitalista "à brasileira" teria o Estado como forte …

O Brasil virou o país do fanatismo?

O Brasil virou o país do fanatismo?Entenda por que as pessoas deixaram de debater ideias, como a ciência explica esse fenômeno e como essas rixas …

Utilizar aparas de papel para compor a cerâmica monoporosa e fabricar azulejos é a novidade de um estudo realizado na pós-graduação da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta tem duas preocupações ambientais que são o aproveitamento das aparas de papel, material comum na indústria papeleira, e a diminuição do uso do calcário na produção da cerâmica, um ingrediente mineral não renovável. A porcentagem máxima de aparas na composição da cerâmica chegou a 20%. Acima desse nível haveria trincas ou quebras no processo de fabricação dos azulejos. A pesquisa conduzida pelo mestrando Rodrigo Daros…

Imagem: daniel buenoUtilizar aparas de papel para compor a cerâmica monoporosa e fabricar azulejos é a novidade de um estudo realizado na …

Como Manter a Sanidade na Era das Notificações

Sim, os relógios inteligentes podem servir como filtros em um mundo que tenta nos distrair a todo instante.<p>Quando boto meus fones, o burburinho do metrô vira um oásis de calmaria. Essa é a forma como a tecnologia sempre fez sentido para mim: não como uma barreira entre meu ser e o mundo, e sim como …

Como a sua profissão afeta o seu cérebro

O seu trabalho influencia aspectos da sua vida que vão muito além daquelas oito horas que você passa na firma – pode afetar sua saúde, sua vida …

No estúdio da Rádio USP, o químico Etelvino Bechara fala como o pigmento da pele, conhecido como melanina, pode se fragmentar sob a ação da luz solar, gerando compostos reativos que facilitam o aparecimento do câncer de pele. Ao longo do programa, o professor sênior da Universidade de São Paulo (USP) conta sobre sua trajetória com o estudo de radicais livres desde o doutorado com o químico italiano Giuseppe Cilento, uma das referências da excelência científica da USP na década de 1970. Também nesta edição, o engenheiro agrônomo Edson Eiji Matsura, professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de…

No estúdio da Rádio USP, o químico Etelvino Bechara fala como o pigmento da pele, conhecido como melanina, pode se fragmentar sob a ação da luz …

Animação incrível mostra os melhores filmes das últimas décadas em 3 minutos

Realizado de forma muito inusitada pela banda CRUISR, o clipe ‘All Over’ reúne em uma animação incrível alguns dos maiores clássicos do cinema. O …

A construção de um medicamento

26 imagens que lhe farão reavaliar sua existência inteira

O universo, cara... O UNIVERSO.

Instituto Butantan espera aval para testar em humanos remédio que pode curar tipos de câncer

RIO - O Brasil está mais perto de desenvolver sua própria terapia contra o câncer, numa batalha em que o país ainda é coadjuvante, já que ela requer …

É possível estimular o cérebro humano para melhorá-lo?

<i>A aplicação de correntes elétricas leves no cérebro pode aliviar dores, auxiliar os mecanismos de memória e melhorar a atenção – e os militares dos</i> …

QUÍMICOS da MACONHA: indústria farmacêutica investe em pesquisa –...

Cannabis, a <b>planta medicinal mais usada no mundo</b>, ainda é proibida no Brasil; enquanto isso, indústrias farmacêuticas européias e americanas investem …

O QUÍMICO ROBOT: faz qualquer molécula pra você – Canal Fala Química

Imagine a cena: você <b>desenha a molécula</b> no computador e uma <b>máquina a sintetiza</b>, lhe entregando o produto purinho.<p>Este sonho já é quase <b>realidade</b>: …

Cientistas descobrem ‘interruptor’ que atua em envelhecimento celular

Enzima que prolonga capacidade da célula de se dividir 'liga' e 'desliga'. Compreensão pode levar a tratamento de doenças do envelhecimento.

ADRENALINA: a molécula que te deixa TURBINADO! – Canal Fala Química

Quando levamos um susto ou praticamos um <b>esporte radical</b>, milhares de moléculas iguais a esta são liberadas em nossa corrente sanguínea. O nosso …

Até o fim deste ano seis mulheres que passaram por cirurgia ou quimioterapia para combater o câncer de ovário no hospital da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, devem receber um tratamento de reforço com um composto experimental desenvolvido por instituições de pesquisa e uma empresa brasileiras. Será a primeira vez que uma versão produzida especificamente para uso em seres humanos desse composto, um anticorpo monoclonal com alta afinidade por células de tumor de ovário, será utilizada em um teste clínico. O oncologista Ragnar Hultborn e sua equipe em Gotemburgo já obtiveram a aprovação das autoridades de saúde suecas para dar…

Mísseis autoguiados: representação artística de linfócito B, célula do sistema imune que produz anticorpos (<i>moléculas em forma de Y</i>)Imagem: TIM …