Gláucia Alves

37 Flips | 5 Magazines | 4 Likes | @Glauciaalvees | Keep up with Gláucia Alves on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Gláucia Alves”

Entenda a queda do preço do petróleo e seus efeitos

Preço do petróleo acumula perdas de 60% desde junho de 2014. Países da Opep estariam 'em guerra' contra óleo de xisto de EUA e Canadá.

Barcelona, cidade de estrangeiros

Uma das marcas mais fortes da identidade de Barcelona é seu caráter multiétnico e multicultural. Em 2012, a BTV, a televisão pública da cidade de …

90% dos estudantes não sabem contar e 30% fingem quem sabem

Uma pesquisa deixou professores e o governo em alerta. 90% dos estudantes do ensino médio não sabem contar, outros 30% colam nas provas e o restante …

A verdade é ácida e o kibe é cru

1 hora atrás<p>Corre, que é praticamente a segunda edição do Aniversário Guanabara:<p>comentários<p>3 horas atrás<p>Em tempos de <b>WhatsApp</b> os relacionamentos …

Conheça 13 conselhos do transgressor Chuck Palahniuk sobre escrever

<b>“Escreva os livros que você deseja ler”</b><p>Guilherme Carmona, no Literatortura<p>Nos últimos vinte anos, poucos autores têm dado socos na mente do leitor …

20 dicas para escrever bem

1. Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra …

Como escrever histórias para os 4 cérebros do leitor. | Ficção em Tópicos

Toda vez que você começa a ler uma história, seu cérebro está a procura de razões para continuar investindo tempo nesse texto. Durante esse processo …

Os 5 pecados mortais em narrativas de ficção. | Ficção em Tópicos

<i>Texto do escritor convidado T.K. Pereira.</i><p>O Writer’s Digest é uma excelente fonte de recursos para escritores iniciantes e profissionais. Além de …

Dicas: Parágrafos.

Faz mais de duas décadas que não ponho o pé lá, mas Emily diz (às vezes brincando, às vezes não) que não sabe ao certo se saí mesmo de lá. Certa vez ela me disse que o tempo, para mim, não passa de uma série de marca-livros que uso para saltar para frente e para trás no texto de minha vida, voltando repetidas vezes aos acontecimentos que fizeram de mim, aos olhos dos colegas mais perspicazes, um caso clássico de melancolia.<p>Caso Lehane quisesse, poderia usar todo esse texto em um único …

Dicas: Pontuações.

Para esse tópico, por falta de tempo para reunir exemplos, eu preferi pegar uma explicação já pronta para as pessoas que muitas vezes não aprenderam no colégio como usar a pontuação a seu favor. Essa é uma compilação que encontrei em resposta do Yahoo e do site PCI.<p>Há certos recursos da linguagem - <i>pausa, melodia, entonação</i> e até mesmo, <i>silêncio</i> - que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os <i>sinais de pontuação</i>.<p>Estes são também usados para …

Dicas: Diálogos.

Diálogos são momentos cruciais em um livro. Digo isso porque devem ser usados em momentos certos com o intuito de prender o leitor, acrescentando informações cruciais à história. Diálogos frágeis, desinteressantes, vazios, monótonos, exagerados e sucessivos são um tiro no pé do escritor, fazendo até um bom livro e uma boa história irem por água abaixo. Isso é o que tenho escutado sobre os conselhos dos melhores escritores internacionais e nacionais que pesquisei. Escutei uma vez, alguém dizer, …

Dicas: Detalhes.

Os detalhes se usados com sabedoria enriquecerão a história tornando-a mais convincente. Se for mal usado, tornará a leitura truncada, desorganizada e cansativa.<p>Em se tratando de uma obra de ficção (romance), tudo o que o escritor almeja é ser convincente em sua mentira. Saber mentir é o grau que todos escritores almejam alcançar. Para chegar a esse ponto, você precisará usar dos detalhes para convencer o leitor. Quando o leitor é convencido em ser levado pela história, ele relaxa e se entrega …

Dicas Para Escrever #6

Oi gente, desculpem que ontem não teve nenhuma postagem, mas eu estou meio dodói e não consegui ler a tempo de fazer o “<i>Primeiras Impressões</i>” muito …

Dicas Para Escrever #3

Oi, galera? Hoje é um dia especial, desejo FELIZ DIA DOS PAIS para todos os pais, inclusive o meu, que eu amo muito!<p>Bom, a dica de hoje vai ajudar …

Sejam muito bem-vindos - Análise De Textos

Olá, este é o site Análise de Textos, já conhecido de muitos, referenciado e já firmado como material de apoio de professores e alunos. Depois de um …

Por que leitores abandonam seus textos | Ficção em Tópicos

Durante o processo de seleção dos textos para as consultorias gratuitas, li dezenas de histórias de ficção de diferentes escritores. Algumas delas …

Dicas: Frases e Palavras.

Dicas: Ler para Escrever.

Ler bastante faz um ótimo escritor?<p>Bem, não é uma verdade absoluta.<p>Ler e Escrever são duas coisas bem diferentes, embora ligadas em sua essência.<p>Já disse aqui no blog sobre a importância em saber ler, de forma lenta e atenta é o que faz a diferença. Às vezes uma pessoa leu três livros na vida, mas leu atentamente, absorvendo o máximo da leitura, estudando como o autor encontrou a solução para descrever, ambientar, desenvolver uma cena, um diálogo, um clima na narrativa, o quão foi realista e …

Você conseguiria escrever um livro em um mês?

<b>Novembro traz um desafio curioso para quem deseja se tornar um escritor – ou ler um pouco mais</b><p>Danilo Venticinque na revista Época<p>Publicar um livro no …

100 erros de português frequentes no mundo corporativo

<b>De A a Z, confira os erros de português mais frequentes no universo corporativo, segundo especialistas consultados por EXAME.com</b><p>Camila Pati, na …

Maldito coração.

Feche as cortinas e apague as luzes!<p>Esvazie o salão!<p>Já deu.<p>Não diga uma palavra a mais que possa ecoar na sua mente depois. Mas quando as palavras parecem insuficientes, os sentidos perdem a razão.<p>É aí que o coração se veste de palhaço, sobe no palco, recomeça o show e se joga ao vazio… de cara no chão.<p>- Rodrigo Pires Pereira -

15 curiosidades d’O Pequeno Prícipe e de Antoine De Saint-Exupéry

Caio Raphael Passamani, no Literatortura<p>O Pequeno Príncipe. O mero mencionar da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry enseja questões …

Etapas que você não pode pular para uma maquiagem perfeita

Alguns detalhes fazem toda a diferença no resultado final da sua maquiagem<br>Foto: Getty Images<p>Limpe e tonifique<p>O primeiro passo começa no banho lavando …

8 erros que você não pode cometer na hora de investir seu dinheiro

Fuja de vacilos comuns na hora de investir dinheiro para você e sua conta serem felizes para sempre. Listamos os erros que você não pode cometer se …

8 truques simples e eficazes para desinchar

Que mulher nunca se sentiu inchada e acima do peso, mesmo sem exagerar no prato ou faltar à malhação? Na maioria das vezes, o motivo desse mal-estar …