マヌ

79 Flips | 1 Magazine | 719 Likes | @ClauEmanu | Keep up with マヌ on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “マヌ”

Cientistas encontram lago gigantesco em Marte que poderia abrigar vida

A Agência Espacial Italiana divulgou nesta quarta-feira (25 de julho) uma das mais importantes descobertas sobre Marte nos últimos anos: …

Como sabemos que a Lua está se afastando da Terra?

A Estação Espacial Internacional, ao centro, é vista em frente à lua durante sua órbita terrestre em foto tirada de Salgotarjan, na Hungria (Foto: …

'Irmã' da Via Láctea foi engolida pela galáxia Andrômeda, descobrem cientistas

Galáxia Andrômeda 'engoliu' a M32p, que era uma galáxia de grande porte, há 2 bilhões de anos (Foto: Science Photo Library)<p>A Via Láctea já teve uma …

Robôs devem ter os mesmos direitos que os humanos?

Em setembro de 2017, Samantha foi molestada em um festival de tecnologia na Áustria. Deatlhe: Samantha é um robô sexual, um brinquedo realista e …

A Via Láctea é cheia de gordura tóxica, mostra estudo

O espaço é escuro, gelado e... em sua maior parte, bastante sujo e viscoso.<p>Para além da poeira espacial e da radiação eletromagnética entre as …

Um visitante surpreendente

Oumumua (Foto: Nasa/ESA)<p>Lembra que mais ou menos 8 meses atrás eu falei aqui sobre um visitante interestelar que passou pelo nosso Sistema Solar? A …

Estamos sozinhos no Universo? Três acadêmicos de Oxford concluem que provavelmente sim

Se existem bilhões de possibilidades de existência de outras civilizações inteligentes, por que nenhuma foi detectada? Um novo estudo procura dar …

Astrônomo descobre cinco aglomerados estelares no centro da Via Láctea

Depois de contribuir para a descoberta de sete aglomerados de estrelas no halo da nossa galáxia, o astrônomo brasileiro Denilso Camargo publicou …

Cientistas descobrem moléculas necessárias para a vida em lua de Saturno

Compostos até agora só encontrados na Terra e em meteoritos são identificados em Enceladus, mas ainda é cedo para afirmar que isso seja evidência de …

Pesquisadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, conseguiram controlar reações químicas de um modo inovador. Usaram feixes de laser para promover um esbarrão entre dois átomos e uni-los, criando uma molécula. Utilizando pinças ópticas, feixes de laser altamente focados capazes de aprisionar objetos microscópicos, os pesquisadores empurraram um átomo do elemento químico césio (Cs) contra um átomo de sódio (Na) até que colidissem. Um terceiro laser foi lançado sobre ambos, fornecendo energia extra para criar a molécula NaCs (Science, 12 de abril). Na natureza, as moléculas se formam a partir da interação…

Pesquisadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, conseguiram controlar reações químicas …

Mistério nas galáxias | Brasileiros mostram que teoria que nega matéria escura está errada

Brasileiros mostram que teoria que nega matéria escura está errada

Uma parceria entre especialistas em história, computação e ciências cognitivas está ajudando a mostrar como ideias surgiram e vicejaram logo após a Revolução Francesa (PNAS, 17 de abril). Os pesquisadores, vinculados às universidades de Indiana e Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, usaram técnicas de mineração de dados para analisar transcrições de 40 mil discursos da Assembleia Nacional Constituinte, o primeiro parlamento pós-revolução, que funcionou de 1789 a 1791. Os textos estão disponíveis no Arquivo Digital da Revolução Francesa e foram estudados por meio de um método que combina teoria da informação com estatística para rastrear padrões de uso de palavras…

Uma parceria entre especialistas em história, computação e ciências cognitivas está ajudando a mostrar como ideias surgiram e vicejaram logo após a …

Astrofísicos dos Estados Unidos e do Chile detectaram uma dúzia de buracos negros de massa pequena (algumas vezes superior à do Sol) no centro da Via Láctea, a galáxia que abriga o Sistema Solar (Nature, 5 de abril). Esse pequeno enxame de objetos está orbitando Sagitário A*, um buraco negro com massa equivalente à de 4 milhões de sóis. Os buracos negros não emitem luz, mas a matéria atraída por eles, ao rodopiar antes de ser tragada, libera raios X. Os 12 objetos foram identificados com ajuda do Observatório Chandra de Raios X, um satélite da agência espacial norte-americana (Nasa)…

Imagem do centro da Via Láctea. O Sagitário A* fica na região delimitada pelo quadrado amareloImagem: Nasa / CXC / Stanford / Zhuravleva, I. et al.

Astrônomos observam tipo raro de buraco negro engolindo uma estrela

Existem diversos tipos de buracos negros no universo. Desde os formados por estrelas massivas que, quando ficam sem energia, colapsam e passam a …

Imigrante interestelar

Imagens permitiram concluir que o asteroide 2015 BZ509 (<i>círculo amarelo</i>) compartilha a órbita com Júpiter em sentido contrário ao da maioria do …

Os 5 livros que Bill Gates recomenda ler

Cofundador da Microsoft compartilha em seu blog avaliações entusiasmadas de livros como uma biografia de Leonardo Da Vinci e uma novela com base na …

Ciência se aproxima da descoberta de vida fora da Terra, diz astrônomo

A lua Europa, de Júpiter, é vista por cientistas como um dos locais mais prováveis para a existência de outros seres vivos<p>A ciência está cada vez …

Cientistas criam curativo que pulsa para tratar sequelas de corações infartados

Curativo vivo para o coração? Cientistas estudam alternativas para 'remendar' danos causados por ataque cardíaco (Foto: Getty Images)<p>Os médicos …

Telescópio virado para buraco negro dá um gostinho dos resultados incríveis que vêm por aí

Talvez você se lembre que, cerca de um ano atrás, astrofísicos transformaram todo o planeta Terra em um telescópio para tentar conseguir uma imagem …

Fotos surreais da arquitetura pós-soviética

Este fotógrafo viajou aos confins da antiga União Soviética para documentar uma nova era do design.<p>Na década de 1950, o líder do estado soviético, …

NASA encontra sistema de "estrelas vizinhas" mais rápido do Universo

Um equipamento do tamanho de uma máquina de lavar registrou um recorde dentro do Universo conhecido pela humanidade. O NICER (sigla em inglês para …

O asteroide solitário que ajuda a contar a história do Sistema Solar

Pesquisadores identificaram um objeto espacial inédito: um asteroide rico em carbono no Cinturão de Kuiper. Orbitando em um conjunto de objetos …

O legado de Hawking

O cientista e a representação de um buraco negro, um de seus principais objetos de estudoQuase sempre ofuscado por sua <i>persona</i> midiática, o físico …

Elisa Pereira Reis: Olhar pioneiro sobre a desigualdade social

Em um momento no qual a temática da pobreza mobilizava os pesquisadores de sua área, a socióloga política Elisa Pereira Reis desenvolveu estudos …

O que esperar para o futuro da Inteligência Artificial?

Assistentes virtuais, startups que prometem 'imortalidade' no ciberespaço, o fim do smartphone como conhecemos: AI atravessa inovações que vão mudar …

Por que o meu rosto está mudando de formato conforme envelheço?

Duas décadas de crescimento saudável, seguidas de quatro a oito décadas de colapso físico e mental em câmera lenta — essa é a vida para a maioria de …

Ministério Público alerta para risco de ecocídio na foz do rio Amazonas

A quarta-feira (18) foi de comemoração a bordo do navio Esperanza, do Greenpeace. Conforme a expedição adentra a área em que a empresa francesa Total …

Água subterrânea vista do espaço

Uma das áreas de recarga do aquífero Guarani, a lagoa do Saibra, em Ribeirão Preto, estava parcialmente seca em 2014Neste mês de março, o Falcon-9, …

Vício em tecnologia pode estar ligado a quadros de depressão e ansiedade

Talvez você esteja lendo essa notícia através de seu celular. Ou talvez esteja passeando por essas essas primeiras linhas pensando nas possíveis …

NASA calcula distância e idade de estrelas nascidas logo após Big Bang

12,4 bilhões de anos. Essa é a idade do NGC 6397, um aglomerado de estrelas que nasceu logo após o Big Bang e ajuda a contar parte da origem do …