Arthur Hegermann Ferreira

11 Flips | 1 Magazine | 9 Likes | @ArthurHeger1spt | Keep up with Arthur Hegermann Ferreira on Flipboard, a place to see the stories, photos, and updates that matter to you. Flipboard creates a personalized magazine full of everything, from world news to life’s great moments. Download Flipboard for free and search for “Arthur Hegermann Ferreira”

#Luneta 49: Astrônomos flagram estrela gigante virando buraco negro

Imagine que você fosse uma estrela reluzente toda-poderosa, 25 vezes mais massiva que o nosso Sol, brilhando muito no Universo em uma galáxia a 22 …

Uma campanha de observações envolvendo telescópios terrestres ao redor do mundo e também espaciais, como o Hubble e o Spitzer, da agência espacial norte-americana, a Nasa, confirmou a presença de sete exoplanetas em órbita da estrela Trappist-1, a 40 anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Aquário. Coordenada pelo astrônomo Michael Gillon, da Universidade de Liege, na Bélgica, a iniciativa é a primeira a observar esse número de planetas extrassolares ao redor de uma única estrela, todos com massa e tamanho semelhantes aos da Terra (Nature, 22 de fevereiro). Os exoplanetas foram nomeados apenas por letras em…

Uma campanha de observações envolvendo telescópios terrestres ao redor do mundo e também espaciais, como o Hubble e o Spitzer, da agência espacial …

Congresso americano aprova orçamento para missões tripuladas a Marte

O congresso americano aprovou um projeto de lei que direciona 19,5 bilhões de dólares para investimentos na NASA durante o ano de 2017. O dinheiro …

O químico Gustavo Costa fez sua iniciação científica em 1999 no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, interior de São Paulo. Em 2013 foi contratado como pesquisador pela Nasa, a agência especial norte-americana. Nesses 14 anos, tornou-se um especialista em materiais para conversão e armazenamento de energia. Durante a iniciação científica nos primeiros anos da graduação em química, Costa foi orientado por José Arana Varela (1944-2016), professor titular do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e diretor

Imagem: arquivo pessoalO químico Gustavo Costa fez sua iniciação científica em 1999 no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista …

Hormônios (vídeo)

Por detrás de quase tudo o que fazemos e sentimos, existe muuuita química! Os hormônios são substâncias químicas que cuidam de várias coisas …

Estrela anã pode conter elementos chave para vida

Para alguns cientistas, a Terra nem sempre foi esse parque aquático gigante que é hoje. Algumas teorias afirmam que nosso planeta era seco no início, …

Cientistas comprimem hidrogênio a ponto de virar metal e confirmam teoria de mais de 80 anos

Sequência de imagens feita a partir de vídeo que mostra o hidrogênio em diferentes estágios de compressão (Foto: Isaa Sivera / Handout via …

Átomo mais simples e abundante no Universo, o hidrogênio é feito de um elétron, partícula de carga elétrica negativa, girando em volta de um núcleo composto por um único próton, partícula de carga elétrica positiva. Já os átomos de anti-hidrogênio são extremamente raros no Universo. São feitos de um antielétron, mais conhecido como pósitron – uma partícula igual ao elétron em todos os seus aspectos, mas com sua carga elétrica com sinal trocado –, circulando um antipróton, uma partícula em tudo idêntica ao próton, exceto pelo sinal invertido de sua carga elétrica. Entender por que praticamente toda a matéria do…

Imagem: CHUKMAN SO Medições feitas pela colaboração Alpha, no Cern, indicam que o pósitron do anti-hidrogênio (<i>ilustração</i>) muda de órbita e absorve a …